PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Estarás tu verdadeiramente a par do que é o trigo sarraceno, de como o podes consumir e quais os seus benefícios para a saúde?
Este artigo foi escrito para desmistificar qualquer dúvida que tenhas acerca desta semente que traz consigo várias vantagens para quem gosta de praticar desporto (e não só). Vamos descobrir em conjunto o que tem de tão especial.
Em primeiro lugar, vamos começar por perceber o que é em concreto o trigo sarraceno. Também conhecido como trigo mourisco, esta semente apresenta uma casca bastante dura e uma tonalidade cor-de-rosa ou castanha.
Destaca-se por ser muito semelhante à cevada, em sabor, aparência, tamanho e textura, mas com importantes vantagens nutricionais.
Partindo do princípio que o trigo sarraceno não tem na sua composição glúten, ao contrário do trigo dito normal, este é um ótimo substituto à farinha comum que se utiliza para fazer pão, bolos, entre outros alimentos.
Pela sua forte componente nutricional, pode assumir o lugar do arroz na tua dieta e, além disso, pode ainda ser uma alternativa saudável para temperar saladas ou sopas. Haja criatividade!
Esta semente da planta Fagopyrum esculentum é de facto um fenómeno! As suas propriedades são tão bem-vindas ao organismo que cada vez mais pessoas procuram este superalimento! Todavia, nem toda a gente sabe como consumi-lo. Vamos explorar:
- Cozido como grãos inteiros: prepara-o como se fosse arroz ou quinoa, fervendo-o e cozendo-o até que os grãos fiquem macios e a água absorvida.
- Farinha de trigo sarraceno: mói os grãos num multiprocessador de alimentos ou num moedor de café para fazer a farinha. Podes utilizar a farinha para fazer panquecas, waffles, pães, bolos e outros produtos assados sem glúten.
- Flocos de trigo sarraceno: podes encontrá-los em lojas ou mercados de alimentos naturais / biológicos. Semelhantes aos flocos de aveia, servem para fazer cereais matinais, granola ou adicionados a iogurtes e smoothies.
- Saladas: coze os grãos e deixa arrefecer para incluir nas saladas. Mistura com legumes, ervas frescas e um molho à tua escolha para uma salada saudável.
- Acompanhamento: serve-o como acompanhamento para pratos principais, como guisados, curry ou legumes grelhados.
- Sopas: à imagem do que acontece com as saladas, o processo passa pela cozedura de forma a dar textura e maior bagagem nutricional às sopas.
Tem em atenção ao seu sabor característico, levemente a noz-moscada, que combina bem com uma variedade de sabores. Certifica-te de enxaguar os grãos antes de cozinhá-los para remover qualquer amargor residual.
Se és atleta e ainda não estás a par do contributo que o trigo sarraceno pode ter na melhoria da tua performance física, temos que partilhar isto contigo.
Aqui estão algumas das vantagens do seu consumo para quem se exercita regularmente:
- Fonte de Energia Sustentável: fornece uma fonte de energia de libertação lenta. Isto significa que oferece energia de forma constante ao longo do tempo, o que pode ser benéfico para treinos de resistência e atividades físicas de longa duração.
- Rico em Proteínas de Alta Qualidade: contém proteínas de alta qualidade, incluindo todos os aminoácidos essenciais, que conferem uma otimização na recuperação muscular e reestruturação dos tecidos após o exercício.
- Fácil Digestão: é naturalmente sem glúten e, portanto, mais fácil de digerir para pessoas com sensibilidade ao glúten ou doença celíaca. A digestão mais suave pode ajudar a evitar desconfortos durante o exercício.
- Rico em Nutrientes: é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, incluindo ferro, magnésio, fósforo e vitamina B. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na função muscular, na saúde óssea e na produção de energia.
- Fibra Dietética: é rico em fibras, portanto ajuda na digestão, na regulação do açúcar no sangue e na sensação de saciedade. Este fator beneficia a manutenção de um peso saudável e fornece energia durante o exercício.
- Anti-Inflamatório: alguns dos seus compostos têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando assim na recuperação após exercícios intensos, reduzindo a inflamação e a dor muscular.
- Controlo do Colesterol: estudos sugerem que o seu consumo pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol mau), facto que promove a saúde cardiovascular, permitindo um melhor fluxo sanguíneo durante o desporto.
Posto isto, facilmente concluímos que o seu consumo pode ser benéfico para todas as pessoas, uma vez que, na sua generalidade, melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e o sistema imunológico, previne doenças e o envelhecimento precoce, melhora o trânsito intestinal e ajuda a combater depressões, ansiedades e dores de cabeça.
Nunca é demais sublinhar que a ausência de glúten torna adequado o consumo para pessoas intolerantes ao glúten ou com doença celíaca e a sua composição em flavonoides - substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias – é muito benéfica para o bom funcionamento do organismo.
Ao aprofundarmos os benefícios que este alimento tem, obrigatoriamente deparamo-nos com a sua riqueza nutricional.
O trigo sarraceno promove a saciedade, o que quer dizer que pode ser muito útil no dia a dia na hora de controlar o apetite, “evitando assim que se vá comer em demasia”. Consequentemente, poderá ajudar-te a perder peso.
Para além disso, tendo por base a pesquisa do U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE (2029), é muito rico em ferro, magnésio, cobre, zinco, fósforo, manganês, vitaminas do complexo B, antioxidantes e fibra - o que ajuda a regular o trânsito intestinal. Parece-te maravilhoso, certo? Mas ainda há mais… Este alimento de origem vegetal também possui uma quantidade invejável de proteína, nutriente fundamental para qualquer atleta.
Desta forma, o trigo sarraceno apresenta-se como uma opção equilibrada e versátil em relação aos cereais, perfeitamente válida para atletas e não praticantes de desporto.
Lembra-te que a resposta às dietas varia de pessoa para pessoa e é importante considerar as tuas necessidades específicas, objetivos e restrições individuais ao incorporá-lo na tua alimentação.
Consulta sempre um profissional de saúde ou um nutricionista antes de fazeres alterações significativas, especialmente se tiveres condições médicas especiais ou se procurares melhorar significativamente o desempenho atlético.
No Fitness UP contamos com uma equipa de nutricionistas especializada e focada em converter com sucesso os teus objetivos. Marca já a tua avaliação nutricional e tira todas as tuas dúvidas connosco.
Artigo escrito por Maria Luísa Franco - Nutricionista do Fitness UP, formada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto, especialista em Nutrição Desportiva e com 9 anos de experiência na área.