PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
É quase o inimigo número um dos que evitam os hidratos de carbono a todo o custo. É comum dizer-se que quem quer perder peso e gordura deve abster-se de comer pão. Mas será mesmo assim? O pão engorda? Se sim, será que a regra se aplica a todos os tipos de pão?
O Pão Faz Parte da Dieta Mediterrânica
É verdade. Pão, azeite e vinho fazem parte desta dieta que é defendida por muitos nutricionistas e profissionais de saúde. O pão é uma fonte muito importante de hidratos de carbono (que apesar de serem demonizados, são muito importantes para o nosso organismo), proteínas, fibras e vitamina B.
Verdade ou Mito
Como qualquer outro alimento calórico, o pão vai engordar quando consumido em largas quantidades. Caso coma pão de forma moderada não vais sentir o aumento de peso nem da circunferência da barriga – como muitos acreditam.
O pão tem em média até 280 calorias por cada 100g. Assim, uma fatia média de pão (40g) terá cerca de 110 calorias. O truque é escolher pão integral em oposição ao pão branco, mas a quantidade de calorias é semelhante.
Portanto, a ideia de que o pão engorda pode ser considerada um tanto simplista. O ganho de peso está relacionado ao consumo total de calorias ao longo do dia, bem como à qualidade geral da dieta e ao nível de atividade física.
Atenção à Composição do Pão
O pão é, tradicionalmente, uma grande fonte de sal. Procura pães com menos adição de sal, um grande inimigo da nossa saúde, responsável por doenças como a hipertensão. Por outro lado, pode acontecer que certos tipos de pão, especialmente os industrializados e processados, podem ser ricos em calorias e hidratos de carbono refinados, além de conterem quantidades significativas de gorduras adicionadas, açúcar ou outros ingredientes que podem contribuir para o ganho de peso.
Nota: O pão feito à base de trigo deve ser evitado por doentes celíacos.
O Melhor Pão
Independentemente do tipo de cereal com que é feito (trigo, centeio, mistura…) a escolha deve ser o pão caseiro, rústico ou artesanal, preferencialmente mais denso e relativamente elástico à mastigação.