PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
As necessidades nutricionais e energéticas de um atleta são, naturalmente, superiores às de alguém que não treina. O raciocínio é simples: se gastam mais energia e exercem uma força corporal maior, precisam de comer mais para repor aquilo que perderam e fortalecer os músculos. Resumindo: a qualidade do nosso treino deve ser sempre proporcional à qualidade da nossa alimentação.
Posto isto, os snacks pré-treino deveriam ser obrigatórios no início de qualquer atividade física. Apesar de um corpo saudável estar sempre provido de reservas de energia, é importante fornecer uma carga imediata antes de um treino.
Os nutrientes responsáveis que fornecem energia ao nosso corpo são os hidratos de carbono (digeridos de forma muito rápida e fácil pelo corpo), os lípidos e a proteína que têm processos digestivos mais lentos, na medida em que interferem com a atividade física e podem causar má disposição.
Atenção! Mesmo dentro dos hidratos de carbono há diferenças: os simples, que são disparados muito rapidamente para o sangue, fornecendo um pico de energia forte, mas de curta duração; e os complexos, que fornecem energia de forma gradual e constante. Ambos são benéficos para o pré-treino.
Os hidratos de carbono são, de facto, o nutriente dominante para o snack pré-treino (a proteína vem depois). Mesmo assim, a escolha deve ser cuidada e composta pelos alimentos e junções mais saudáveis. Aqui ficam 5 sugestões:
- Tosta de batata doce com manteiga de amendoim: cortar a batata-doce em fatia, não muito finas, forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar as batatas e levar ao forno até estarem mais estaladiças. Retirar as batatas do forno e barrar com manteiga de amendoim (sem adição de açúcares e gorduras – na lista de ingredientes deve apenas estar referido o amendoim);
- Papas de aveia;
- Banana com nozes ou outro fruto seco;
- Panquecas de banana e aveia: três colheres de sopa de aveia, um ovo inteiro, uma banana. Misturar tudo com a batedeira e numa frigideira antiaderente colocar a massa até ficar dourada dos dois lados.
Saber o que comer e preparar a nossa máquina é uma arte a não descurar. Dos iniciantes aos especialistas, percaução é a palavra de ordem. Bons treinos!