PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Se estás à procura de perder peso, uma noite bem dormida pode ser a tua melhor aliada. Num mundo em que dormir é considerado quase um luxo, mostramos-te como é que passar oito horas em descanso te pode ajudar a atingir os teus objetivos.
Para além de uma necessidade biológica imperativa, o papel que o sono desempenha na regulação das hormonas que controlam a fome e a saciedade é de extrema importância. É por isso que, quando falamos no ciclo perfeito, falamos em exercício físico, boa alimentação e, claro, descanso apropriado.
Quando dormes menos horas, ocorre no teu corpo um aumento da produção de grelina, a hormona responsável pelo aumento do apetite. Por sua vez, a produção de leptina, a hormona que promove a saciedade, diminui.
É por isso que, uma noite mal dormida é facilmente associada a um maior descontrolo alimentar no dia seguinte. Existem, inclusive, estudos que demonstram que ao dormir mal uma noite estás a aumentar o consumo energético em cerca de 300 calorias por dia.
A verdade é que o problema não fica por aqui. Existem ainda outros dois fatores responsáveis pela acumulação da gordura, quando falamos em noites mal dormidas.
A produção da hormona de crescimento, que ocorre essencialmente durante o período de sono, promove a oxidação lipídica (a chamada “queima gorduras”) e o crescimento muscular. Quando dormes poucas horas, a secreção diminui.
O segundo fator a ter em conta é a melatonina, que é essencial à regulação do ciclo de sono. Estudos demonstram que a deficiência em melatonina pode causar diminuição da energia gasta em repouso, aumento da resistência à insulina e também aumento do apetite.
A qualidade do sono interfere diretamente no processo de emagrecimento, atuando também na prevenção de doenças cardiometabólicas e no risco de obesidade, sendo um pilar essencial para um estilo de vida saudável que não deve ser esquecido.