PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Combater o desperdício alimentar é algo que devemos fazer atualmente. Por isso, atenta às nossas dicas para conservar alimentos durante mais tempo.
Sabias que um terço dos alimentos é desperdiçado diariamente em todo o mundo? E todos contribuímos para estes números avultados, ainda que sem intenção e, muitas vezes, sem consciência de que o estamos a fazer. Assim sendo, vamos partilhar contigo algumas dicas para conservar alimentos durante mais tempo, ajudando a evitar, assim, o desperdício alimentar.
Além de nos permitir poupar dinheiro, esta prática é um comportamento saudável e benéfico para a nossa rotina alimentar. Assim, tiramos o máximo de proveito de todos os benefícios que cada produto tem para oferecer, seja ao nível do sabor, dos nutrientes, o que, inevitavelmente resulta numa melhor saúde.
6 DICAS ÚTEIS PARA CONSERVAR ALIMENTOS
Toma nota, porque isto vai ajudar a mudar a tua vida, aos poucos.
1. O Que entra Primeiro, Sai Primeiro
Esta é uma regra para saberes quais os produtos que tens há mais tempo em casa. Podes colocar dentro de sacos ou embalagens herméticas e colocar um papel com a data, por exemplo.
2. Agrupar os Alimentos Certos
Por muito que achemos que não faz mal nenhum, a verdade é que determinados alimentos juntos podem acelerar a decomposição uns dos outros, fazendo com que se tornem impróprios para consumo mais rapidamente. O exemplo mais flagrante disso mesmo é misturar bananas com maçãs, porque isso fará com que as primeiras se deteriorem mais rapidamente.
3. Conservar Ervas Aromáticas em Água
Para conseguir manter as ervas aromáticas frescas durante mais tempo, então, corta um pouco a raiz e coloca-as dentro de um frasco com água no frigorífico.
4. Preservar Legumes e Vegetais
A regra é mantê-los humedecidos, visto que assim se torna possível prolongar a sua vida útil.
5. Congelar Alguns Alimentos
A congelação é uma das melhores formas de preservar determinados alimentos durante mais tempo e pode ser aplicado praticamente com qualquer produto. Frutas, legumes, sobras de refeições, sopas… O ideal será sempre dividir em doses únicas, de modo a descongelares apenas o que precisas no futuro.
6. Cuidar dos Grãos e Cereais
Se já encontraste pequenos bichinhos nos grãos e cereais, então, é um sinal de que os mesmos não se encontram devidamente conservados. Estes devem ser mantidos em potes, preferencialmente de vidro, bem vedados.
E COMO ARMAZENAS OS ALIMENTOS CORRETAMENTE NO FRIGORÍFICO?
Também aqui existem algumas regras a cumprir que vão ajudar a preservar os alimentos durante mais tempo, evitando-se o desperdício.
Temperatura
Esta deve estar, habitualmente, entre zero e quatro graus centígrados, de modo a prevenir o desenvolvimento de bactérias e o apodrecimento precoce dos alimentos. No verão, a temperatura poderá ser mais baixa ainda.
Prateleiras Superiores
É nesta zona que as temperaturas são mais consistentes, por isso, é lá que devem ficar as refeições pré-cozinhadas, os restos de comida, bebidas e ervas aromáticas. No fundo, são aqueles produtos que não precisem de ser cozinhados.
Prateleiras Inferiores
Dado que esta zona é a mais fria, é aqui que deves colocar os produtos lácteos mais perecíveis, os ovos, a carne crua e o peixe. Idealmente fechados hermeticamente, de modo a preservarem a sua frescura, mas também para que as bactérias não se espalhem para os outros alimentos.
Porta do Frigorífico
É algo que praticamente toda a gente faz, mas que pode levar a que muitos ovos sejam partidos com a abertura e fecho de porta. Por isso, a não ser que coloques num recipiente adequado, evitar colocar ovos na porta. Além disso, dado que a temperatura nesta parte do eletrodoméstico é mais instável, a porta do frigorífico deve ser reservada para alimentos menos sensíveis ao calor, como sumos e outras bebidas.
Estas são algumas dicas simples para seguir no dia a dia, que rapidamente poderás integrar na tua rotina e que só vão trazer vantagens: à tua carteira, à tua saúde e ao ambiente.