PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Metabolismo e gestão de peso são dois conceitos indissociáveis. De que forma um afeta o outro? Descobre a resposta.
Muitas das pessoas que se lamentam por não conseguir perder peso não percebem o porquê, mesmo fazendo uma alimentação saudável e praticando exercício físico regular. A dificuldade poderá estar relacionada com o metabolismo.
Assim, chamamos de metabolismo ao processo através do qual a energia (calorias consumidas) se transforma e fica disponível para ser usada pelo organismo. Se algo funcionar mal durante este processo, então, não há queima calórica e, nesse sentido, a perda de peso poderá ser ainda mais difícil.
Até porque, o metabolismo depende de três funções vitais: nutrição, onde se insere a obtenção de energia e nutrientes essenciais; respiração, referindo-se à oxidação desses nutrientes para produção de energia química; e síntese de moléculas estruturais, isto é, o uso da energia produzida.
Desse modo, o metabolismo associado ao gasto calórico diário pode ser classificado de três formas:
* Atividade física praticada: quanto mais fisicamente ativos formos, ou maior a intensidade destas mesmas atividades, maior o gasto calórico;
* Efeito térmico dos alimentos, isto é, qual a energia gasta nos processos de digestão e absorção dos alimentos consumidos, sendo que se sabe que um consumo energético mais elevado leva a um maior gasto calórico devido ao maior efeito térmico associado;
* Taxa metabólica de repouso que se refere à energia gasta para manter as funções vitais do organismo, sendo que é a fatia maior desta relação metabolismo / gestão de peso.
O QUE FAZER PARA AUMENTAR O METABOLISMO?
Há dicas que podemos partilhar contigo para ajudar nesse sentido. Ainda assim alertamos que poderá haver uma componente genética, que, infelizmente, está fora do controlo de qualquer pessoa e que pode influenciar todas as componentes do teu gasto calórico diário, logo, dificultar o teu processo de perda de peso.
De tal forma que se sentires grandes dificuldades neste campo, deves procurar ajuda de um profissional. Ele irá fazer uma avaliação detalhada da tua composição corporal (massa gorda, muscular e água intra e extracelular), do teu perfil fisiológico, do teu sistema endocrinológico, mas também uma avaliação psicológica, bem como tentar perceber qual a relação emocional com a comida e a sua possível influência na gestão do peso. Sem esquecer ainda eventuais preferências e intolerâncias alimentares e o estilo de vida que levas.
Ainda assim deves:
* Aumentar o peso corporal, através do ganho de massa muscular;
* Ter um consumo proteico mais elevado, devido ao efeito térmico associado;
* Praticar exercício e ser sempre ainda mais fisicamente ativo;
* Fazer mais refeições fracionadas ao longo do dia;
* Ingerir alimentos com baixa carga glicémica;
* Rejeitar alimentos processados;
* Ingerir mais alimentos naturais / biológicos;
* Beber mais água;
* Dormir bem.
Já Conheces o Efeito Cafeína?
Mais do que um elemento estimulante, o café potencia o funcionamento das glândulas adrenais, ou seja, quando estas trabalham mais, produzem mais adrenalina e cortisol, que são hormonas importantes para a manutenção do metabolismo.
Porém, quando ingerimos cafeína a mais, podemos estar a cansar as nossas glândulas adrenais, que começam a deixar de produzir a quantidade de hormonas suficiente. Nesse sentido, a dose ideal é a de dois cafés por dia é a quantidade adequada para um bom funcionamento das nossas glândulas.
Um estudo da University of Nottingham, no Reino Unido, intitulado “Caffeine exposure induces browning features in adipose tissue in vitro and in vivo” indica que o café ativa a gordura, o que pode ser uma boa noticia no combate à obesidade ou à diabetes e ajuda nos processos de perda de peso. Pelo que podes continuar a beber café, se não tiveres nenhuma indicação contrária.
QUAIS AS VANTAGENS DE POTENCIAR O METABOLISMO?
Quando potenciamos o metabolismo, gastamos mais calorias diariamente, o que permite uma melhor gestão do peso. Além disso, haverá um mais correto funcionamento do aparelho gástrico e do trânsito intestinal, na medida em que o organismo fará melhor as absorções nutricionais necessárias e eliminará mais facilmente aquilo que não interessa.
Um metabolismo equilibrado permite ainda dormir melhor, controlar melhor os momentos de fome, e viver uma vida mais emocionalmente equilibrada.