PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Ter uma alimentação saudável e equilibrada não tem que ser um sacrifício. Pelo contrário: a chave para uma alimentação “de ouro” é ingerir a quantidade correta de calorias. E isso, é possível fazer com prazer. Ou seja, a energia que consomes não deve ser superior à energia que gastas durante o dia. Mas como fazer isso? Nós ajudamos.
1. USA (MAS NÃO ABUSES) DA DIETA MEDITERRÂNICA
É uma vantagem que quem vive neste cantinho à beira-mar plantado tem. As gorduras saudáveis, minerais e antioxidantes presentes na dieta mediterrânica como hummus, azeite, o (delicioso) queijo feta, peixe grelhado e vegetais frescos, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.
2. LÊ O RÓTULO ANTES DE COMPRAR
Todas as informações que precisas estão presentes no rótulo dos alimentos que compras. Quantos mais ingredientes, maior a probabilidade de ser um alimento processado com algo artificial. Ler rótulos é uma ótima maneira de descobrir se o alimento, que até parece ser saudável, tem ingredientes desnecessários. Porque nenhum pão precisa de açúcares adicionados, por exemplo.
3. COME ALIMENTOS QUE TU PUDESSES CULTIVAR
Os alimentos não processados são os que te trarão maiores benefícios. O processamento de alimento retira-lhes nutrientes como antioxidantes e fibras, importantes para o organismo. Não há nenhum problema em “trair” a dieta, de vez em quando - até porque, resistir a um pacote de batatas fritas, às vezes, é demasiado difícil. Mas se o objetivo é comer de forma mais saudável, o ideal é procurar produtos que não tenham sido processados.
4. BEBE MAIS ÁGUA
Manteres-te hidratado ajuda ao normal funcionamento do teu corpo - e a assegurar de que não estás a comer em demasia. Mas os benefícios de beber água não acabam aqui. Especialistas acreditam que, por vezes, quando julgamos estar com fome, estamos, na realidade, com sede. Por isso, que mal pode fazer beber mais um copo de água?
5. NÃO AVANCES REFEIÇÕES
Tal como na prática da atividade física, o segredo é a consistência. Comer regularmente durante o dia mantém o teu metabolismo em funcionamento a máxima velocidade, prevenindo picos de energia, mantendo-te alerta e focado e ajuda-te a não comer em demasia nas refeições mais tardias. O que os especialistas aconselham é a não fazer jejum por períodos superior a 3 horas.
+1. CONSULTA UM NUTRICIONISTA
Se realmente estás a apostar num estilo de vida mais saudável, que passa, em muito, por uma alimentação mais equilibrada, o ideal é apostar num especialista. Ao consultares um nutricionista, vais ter acesso a um plano individual e personalizado. Além disso, vais aprender quais os alimentos mais adequados para a tua dieta, assim como novas receitas. Se tens dúvidas, tira-as com a nossa equipa de nutrição. Marca já a tua avaliação nutricional!