PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
É refrescante, tem inúmeros benefícios e pode ser uma boa forma de ingerir a quantidade diária de líquidos necessários. Descobre mais coisas sobre o chá verde.
O chá verde é proveniente da planta camellia sinensis, que é exatamente a mesma que origina o chá preto e o chá branco. Então em que diferem? O processo de tratamento e o grau de fermentação é o que permite obter todas estas folhas diferentes para fazer bebidas deliciosas.
Este tipo de chá é uma das bebidas mais antigas, populares e consumidas em todo o mundo. Tal deve-se, de facto, a estar cheio de antioxidantes e nutrientes que têm efeitos muito positivos e poderosos no nosso corpo.
CHÁ VERDE: TRÊS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O chá verde tem três fortes ações no nosso organismo, que fazem dele uma bebida muito apreciada, tanto quente, como fria.
Ação Termogénica
Isto significa que, visto que não tem calorias, o chá verde ajuda a acelerar o metabolismo. Tal acontece devido à presença de aminoácidos, que estimulam o organismo a queimar gordura.
Ação Antioxidante
O chá verde é também muito conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e energizantes.
Além disso, contém flavonoides, catequinas, polifenóis, alcaloides, vitaminas e sais minerais, elementos fundamentais para a manutenção da saúde.
Ação Diurética
O chá verde possui uma ação hidratante e diurética, o que significa que ajuda o organismo a expelir o excesso de líquidos e, portanto, a desinchar.
BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE A CONSIDERAR
Se achas que beber chá não tem muito a ver contigo, talvez mudes de ideias depois de perceber as vantagens que a bebida traz ao nosso organismo.
1. Ajuda na Perda de Peso
Dado que tem uma função diurética, o chá verde pode ser um elemento importante num processo de perda de peso.
Além disso, devido à ação termogénica, o metabolismo gasta mais energia, logo queima mais calorias.
2. Atrasa o Envelhecimento das Células
A existência de uma grande quantidade de oxidantes faz com que o consumo regular de chá verde ajude a prevenir o envelhecimento das células, na medida em que combatem os radicais livres.
3. Pode Prevenir Doenças do Coração
Esse poder oxidante é também importante para ajudar a regular os níveis de colesterol, o que, por sua vez, inibe a formação de coágulos no sangue, logo diminui o risco de problemas cardiovasculares.
4. Previne Infeções
A planta de onde é extraído o chá verde tem características antimicrobianas que ajudam a fortalecer o organismo, ajudando a combater em casos de infeção por bactérias ou viroses.
5. Ajuda a Regular os Níveis de Açúcar
Devido à ação antioxidante das catequinas, é possível melhorar a resistência à insulina e, consequentemente, regular os níveis de açúcar. Por isso, pode ser útil tanto na prevenção da doença como no tratamento – mas sempre com o devido acompanhamento médico.
6. Ajuda no Controlo da Pressão Arterial
Mais uma vez realçamos a importância das catequinas, visto que este composto bioativo também permite ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e, como tal, a regular a pressão arterial.
7. Permite Melhorar a Performance Desportiva
Alguns estudos referem que o consumo regular de chá verde aumenta o rendimento nos exercícios de resistência; assim como pode estimular a utilização da gordura pelo organismo para criar energia e, consequentemente, aumentar o gasto calórico.
Contraindicações: quem não deve tomar chá verde?
Todos estes benefícios devem também ser encarados de forma cautelosa, principalmente junto de determinadas pessoas.
Assim, quem possui problemas na tiroide não deve consumir esta bebida. De igual modo, quem tem dificuldades em dormir também deve evitar, principalmente mais próximo da hora de deitar, visto que o chá verde funciona como um estimulante e pode interferir negativamente com o sono.
Esta bebida também deve ser evitada por pessoas com insuficiência renal, anemia, úlceras gástricas e gastrite; bem como por quem toma remédios anticoagulantes; quem está a tomar diuréticos ou drenantes; grávidas e lactentes; e quem está a recuperar de uma cirurgia.