PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
As bebidas energéticas ajudam a estimular o metabolismo e têm como finalidade dar mais energia – tal como o próprio nome indica.
A união de componente diferentes, mas devidamente escolhidos e conjugados, compõem as bebidas energizantes, que são especialmente famosas junto dos adeptos da prática regular de exercício físico.
Como resultado, temos uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia, o que permite afastar o sono e o cansaço e a dar aquele boost de motivação e empenho por vezes tão necessário.
Podem ser usadas em momentos muito específicos, além do caso já referido no mundo do desporto, mas também em horas estudo intenso ou perante um período mais exigente no trabalho.
Ainda assim, há vários cuidados a ter e, para isso, nada melhor do que saber como funcionam estas bebidas.
PRINCIPAIS COMPONENTES DAS BEBIDAS ENERGÉTICAS
Na generalidade dos casos, estes são os principais componentes das bebidas energizantes. Descobre quais são e para que servem.
Taurina
Trata-se de um aminoácido sintetizado em laboratório. O seu objetivo é ter um impacto significativo no sistema cardiovascular, prevendo-se um reforço dos músculos cardíacos.
Cafeína
É este o ingrediente que garante todo o potencial energético da bebida, e que fornece mais concentração e energia a quem a bebe, visto que tem, de facto, um efeito muito estimulante.
Inusitol
É uma espécie de adoçante que permite dar mais sabor à bebida.
Citrato de Sódio
Com este ingrediente químico sintético, é possível proporcionar à bebida um leve sabor cítrico. Na sua forma natural, o citrato é encontrado em frutas ácidas, como o caso do limão, lima e laranja.
Gás Carbónico
É o ingrediente que diferencia as bebidas energizantes de outras semelhantes e, tal como podes imaginar, é o que o torna gaseificado.
QUALQUER PESSOA PODE CONSUMIR BEBIDAS ENERGIZANTES?
As bebidas energizantes têm alguns efeitos secundários, que as podem tornar desadequadas para determinados perfis. Pelo que se é algo que pensas em fazer, nos nossos clubes poderás ser devidamente aconselhado tantos pelos profissionais de desporto, como pelos profissionais de nutrição.
São eles que farão a devida avaliação do teu perfil, objetivos e necessidades e poderão perceber se há alguma contraindicação em tomar este tipo de bebidas.
Que Efeitos Provocam nos Consumidores?
Um estudo publicado pelo Journal of American Heart Association concluiu que as bebidas energizantes podem, de facto, alterar a atividade cardiovascular e a aumentar a pressão arterial. Ainda que sejam alterações leves do batimento cardíaco podem, em casos de consumo exagerado ou em pessoas com problemas cardíacos, pode resultar numa arritmia ou em batimentos cardíacos irregulares.
Também a Organização Mundial de Saúde alertou para o facto deste tipo de bebidas poderem provocar convulsões e vómitos.
Num estudo de 2017, a Sociedade Portuguesa de Pediatria concluiu que os jovens portugueses bebem demasiadas bebidas energéticas, apesar dos riscos. Além disso, foram apurados vários efeitos adversos, alguns até já referidos por outras entidades de referência: “taquicardia, agitação, cefaleia, insónia, desidratação, tonturas, ansiedade, irritabilidade, tremores, aumento da tensão arterial e distúrbios gastrointestinais.
Para teres uma noção mais concreta sobre os efeitos mais nefastos, então, presta atenção: este tipo de bebidas pode conter até 35mg de cafeína por cada 100ml. Nesse sentido, só a ingestão de 2mg de cafeína por quilo corporal pode provocar:
* Estado de vigília;
* Diminuição do sono;
* Alívio da fadiga;
* Aumento da frequência cardiorrespiratória;
* Aumento da produção de urina.
A ingestão de mais de 15mg de cafeína pode provocar:
* Insónias;
* Tremores;
* Desidratação;
* Nervosismo.
As bebidas energéticas podem trazer benefícios quando consumidas com moderação. Por isso, se tiveres mais alguma dúvida, conta com as equipas Fitness UP para te aconselharem devidamente.