PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Consumir produtos de época é bom para a tua saúde e carteira. Por isso, quais são os alimentos que cheiram a outono? Toma nota do que deves comprar na próxima ida ao supermercado.
Com a chegada do outono, surgem os alimentos típicos desta época, as folhas caídas e os dias pintados de laranja e castanho. Estes são os alimentos que podes apostar e que tão bem fazem à tua saúde…
Esta estação do ano é marcada pela presença forte de frutas e hortícolas, perfeitas para ajudar a repor energias e até para reforçar o nosso sistema imunitário – afinal o inverno não tarda e há que evitar constipações e gripes.
É como se o ciclo da natureza e das nossas necessidades de alimentação entrassem em sintonia. Isto é, os alimentos da época são constituídos por nutrientes que ajudam a preparar o organismo para as temperaturas mais baixas, dando-nos, então, o que precisamos para enfrentar a estação da melhor maneira possível.
BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS DE OUTONO
No outono, as principais necessidades do nosso corpo são simples, mas extremamente importantes.
1. Ter Mais Energia
No tempo mais frio, precisamos de mais energia, daí que, tradicionalmente, tenhamos até mais apetite – é como se o nosso corpo pedisse alimentos mais calóricos para colmatar esta necessidade extra e os alimentos que cheiram a outono são bem representativos disso mesmo.
2. Reforçar o Sistema Imunitário
Não é à toa que no outono começa a malfadada época de gripes e constipações. Este ano existe ainda uma preocupação acrescida que é a pandemia por COVID-19. Pelo que o reforço das nossas defesas deve ser uma preocupação de todos e não apenas de pessoas que pertençam a grupos de risco.
Afinal, com a mudança de estação, acabam por ser comuns as depressões imunitárias, o que nos deixa mais suscetíveis a doenças, sobretudo do foro respiratório. Além da ingestão dos alimentos que te iremos indicar, deves praticar regularmente exercício físico e seguir um regime alimentar equilibrado.
3. Beber Bastantes Líquidos
Nos dias mais frios é natural que não tenhamos tanta sede e, por isso mesmo, torna-se ainda mais importante que não te esqueças da hidratação. Aproveita para beber bebidas quentes e reconfortantes, como chás.
6 ALIMENTOS DE OUTONO CHEIOS DE SABOR
Abóbora
Rica em vitaminas A, C , E e fibra: a abóbora é um legume completo e bastante versátil. E ainda por cima tem poucas calorias. Repara: 100 gramas de abóbora contêm cerca de 40 kcal, o que é perfeito mesmo para quem se encontra num regime alimentar mais controlado.
O consumo de abóbora é também vantajoso para a saúde dos olhos, em caso de doenças coronárias e na presença de colesterol alto.
Agrião
O agrião é um superalimento, porque possui mais de 15 vitaminas e minerais e em quantidades surpreendentes: tem mais ferro do que os espinafres, mais cálcio do que o leite e tanta vitamina C como a laranja.
Por isso, é excelente para os ossos, sangue e sistema imunitário, além de ajudar a reduzir o risco de doenças oculares.
O que o torna tão especial nesta altura é que apresenta grandes benefícios no tratamento de doenças respiratórias, pelas suas propriedades expetorante e descongestionante.
Batata-doce
Reza a lenda que os cavaleiros de Santiago, antes de cada batalha, bebiam uma poção especial feita à base de batata-doce. Por isso, se era revigorante para os tempos de guerra, também o será, seguramente, para as tuas lutas diárias.
A presença de carotenoides, bem como de antocianinas, dão-lhe aquele tom laranja e púrpura – dependendo do tipo de batata-doce – e tornam-na num importante alimento rico em antioxidantes com elevado potencial anti-inflamatório.
Brócolos
Mais um superalimento. Confere: o brócolo é rico em vitamina B1, B3, B5, B6, C, e, K, betacaroteno, biotina, folato, cálcio, iodo, ferro, magnésio, manganés, fósforo, potássio, zinco e fibra. Só nutrientes do bem, verdade?
Por isso, o brócolo é anticancerígeno e o seu consumo ajuda a reduzir o risco de doenças oculares, a fortalecer o sistema imunitário, a combater infeções e a melhorar a estrutura óssea.
Dióspiro
Falar de alimentos de outono é falar de dióspiro obrigatoriamente. Entre os benefícios deste fruto incluem-se o favorecimento da regulação do funcionamento intestinal e das glicemias graças à fibra existente na sua composição.
É um alimento que ajuda a promover a saciedade e também a diminuir os níveis de colesterol.
A sua cor de laranja, à semelhança do que acontece com a batata-doce deve-se, essencialmente, à presença de carotenoides, logo, o dióspiro também é um excelente antioxidante.
Romã
Romã também rima com outono, por isso, deves mesmo aproveitar ao máximo as qualidades deste fruto imponente e cheio de personalidade. É rica em substâncias com capacidade antioxidante, pelo que a romã poderá ter um papel protetor na saúde cardiovascular, bem como na prevenção de alguns tipos de cancro. Além disso, tem ainda consideráveis níveis de fibra e de outras vitaminas e minerais, nomeadamente, carotenos, vitamina C, potássio e ferro.