PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
6 lugares encantados no interior de Portugal para aproveitar uns merecidos dias de férias. Descobre quais são.
Por muitos lugares bonitos no mundo, poucos se comparam ao que o nosso país tem para oferecer, nomeadamente no interior de Portugal.
Mostramos-te alguns dos mais bonitos – mas há tantos outros, basta haver tempo e vontade para partir à aventura. E não há melhor altura do que esta para o fazer, visto que finalmente os dias estão mais longos e o sol e o calor começam a ser uma presença habitual.
Vamos partir numa bonita aventura por este incrível país?
6 LUGARES NO INTERIOR DE PORTUGAL PARA CONHECERES
Depois de tanto tempo fechados em casa, está na altura de sair, sempre em segurança, e começar a sentir novamente a liberdade de que fomos privados. E nada melhor do que ajudar a nossa própria economia, descobrindo lugares mágicos, rodeados de Natureza e longe da confusão das grandes cidades.
Figueira de Castelo Rodrigo
A aldeia histórica de Figueira de Castelo Rodrigo permite-te viver com calma, sem horas marcadas e na maior das tranquilidades. Toda a região está inserida num ambiente natural de grande beleza, onde não faltam imensos pontos de interesse cultural e histórico.
Um grande exemplo disso mesmo é o facto de a aldeia se encontrar rodeada de uma antiga muralha de estilo medieval, como se tivesses feito uma viagem no tempo.
Além disto, deves visitar a igreja, o pelourinho e os museus que permitem conhecer ainda melhor as origens e tradições da região.
E, por falar em tradições, claro que não nos podemos esquecer da gastronomia local, onde os fumeiros, queijos e azeites compõem pratos e petiscos verdadeiramente deliciosos.
Lamego
É certo que o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é a parte mais conhecida desta cidade. E, ainda por cima, permite-te fazer um excelente exercício físico, pois para subir os 686 degraus é preciso até ter alguma preparação e disposição, pois claro – muitos dizem até serem guiados pela fé, visto este ser um momento religioso.
Independentemente do motivo que te leve até lá, aproveita para, ao longo do percurso, apreciares a paisagem em redor que vai aparecendo pouco a pouco e que te vai sugando a respiração.
Depois, tira também algum tempo para visitar o Parque de Santo Estevão, o Museu de Lamego (Antigo Paço do Bispo) e o núcleo arqueológico da Porta dos Figos.
Para aconchegar o estômago por lá também não faltam coisas boas: cabrito assado, as bolas de carne, os enchidos de porco e o doce típico da região, o biscoito da Teixeira.
Montalegre
Os amantes da Natureza vão gostar especialmente desta região em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, porque Montalegre tem paisagens deslumbrantes.
Bem no topo e como ponto de interesse principal encontramos um castelo do séc. XIII, que é considerado como a fortificação mais antiga do país – e só por aqui se vê a importância deste local como ponto estratégico de defesa do território.
Deverás também visitar a aldeia comunitária de Pitões das Júnias, com o seu pequeno e curioso Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Apesar de estar em ruínas, vale muito a pena.
Para não variar, os enchidos e o presunto são o ponto forte da gastronomia desta região, sendo, inclusivamente, muito conhecida a Feira do Fumeiro, que não se tem realizado devido à pandemia.
Piódão
Portugal está cheio de pequenas e encantadoras aldeias, que não parecem ter avançado no tempo, mantendo o encanto de antigamente e proporcionando sensações de acolhimento e conforto como acontece em poucos lugares.
Piódão é um desses exemplos. De tal forma que se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público.
Encontra-se localizada em plena Serra do Açôr, onde também não falta trilhos para os espíritos mais aventureiros.
Sertã
Em Castelo Branco, encontramos a vila da Sertã: pequena em tamanho, mas grande em pontos de interesse. A começar pela Ribeira da Sertã e pela Ribeira do Amioso, ambas rodeadas de uma zona florestal, onde poderás dar uns merecidos e refrescantes mergulhos.
Por lá também não faltam exemplos de atividades culturais, onde é possível encontrar vestígios de arte rupestre, explorar o Castelo da Sertã e as inúmeras pontes que se destacam na vila.
Vila Velha de Ródão
No centro do país, e bem junto ao Tejo, a especial Vila Velha de Ródão é especialmente indicada para quem tem curiosidade em explorar o meio natural e as potencialidades que este oferece.
Poderás observar espécies únicas de fauna e flora, visitar o castelo no qual se passaram mil e uma histórias e lendas – qualquer habitante local poderá contar-te isso mesmo. Sem esquecer ainda que deves fazer uma visita ao Centro de interpretação de arte rupestre.
Boas viagens!