PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Para muitos, este é um dia muito esperado. A Black Friday chega sempre com a promessa de grandes descontos, mas será mesmo assim?
Todos gostamos de um desconto, principalmente a poucas semanas do Natal. A Black Friday traz, então, a possibilidade de comprar os presentes ou aquele equipamento ou eletrodoméstico a um preço bem mais simpático.
Mas será que estás mesmo a poupar? Ou a cair numa compra impulsiva que não é assim tão vantajosa? Temos dicas importantes para te precaveres e conseguires realmente poupar dinheiro.
O QUE É A BLACK FRIDAY?
Trata-se de um evento anual, que oferece descontos em vendas online e nas lojas físicas de diversos segmentos e categorias, que vão desde a eletrónica, a áreas de vestuário, passando até pelo setor alimentício. As promoções costumam ser bastante atrativas e isso faz com que muitos aproveitem para antecipar as compras de Natal ou comprar produtos que noutra altura seriam, tradicionalmente, mais dispendiosos.
Acontece sempre na última sexta-feira de novembro, logo após a quinta-feira em que se assinala o Dia de Ação de Graças, e é uma tradição norte-americana que, rapidamente, se espalhou um pouco por todo o mundo.
Em Portugal, não celebramos esta festividade, mas quando o assunto é promoções, então, a conversa passa a ter todo um novo nível de interesse.
7 DICAS PARA POUPAR NA BLACK FRIDAY
Não te deixes levar pelos descontos aparentemente astronómicos e presta atenção às dicas que temos para partilhar contigo.
1. Monitoriza os Preços com Antecedência
Se já tens uma ideia do que vais querer comprar na Black Friday, então, faz uma lista e vai estando atento ao preço do produto, ou produtos, nos dias anteriores. O objetivo é verificar se existe alguma oscilação de preço, para que, no dia D, saibas se estás mesmo a poupar.
Se não tens tempo, ou paciência, para esta tarefa, não te preocupes, porque há solução: a DECO disponibiliza de forma totalmente gratuita a ferramenta Comparar Preços, que te ajuda a perceber se estás ou não perante uma boa oportunidade de compra.
A plataforma regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online de diferentes operadores, para poder fazer a comparação. Podes pesquisar pelo nome da loja e do produto, ou, ainda mais simples, inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto. Verás, em seguida, a evolução do preço daquele produto nos últimos 7, 30 ou 90 dias.
Além disso, é ainda apresentado uma espécie de semáforo, cujas cores significam o seguinte:
* Verde: se estiveres perante um bom negócio;
* Amarelo: se o produto tiver um preço semelhante em relação aos 30 dias precedentes;
* Vermelho: se o produto estiver com um preço mais alto do que anteriormente.
2. Não Compres por Impulso
É fácil ver em letras garrafais “50% desconto” ou valores parecidos, sem questionarmos mais informações e sem investigar. Isto pode levar a que compres impulsivamente algo que pode não ser um bom negócio e que não seja adequado aos teus gostos e necessidades.
3. Desconfia dos Preços Demasiado Baixos
Na verdade, há produtos que durante a Black Friday podem apresentar preços invulgarmente baixos. Certifica-te que não se trata de produtos com defeito ou recondicionados.
4. Lê as Letras Pequeninas
Ninguém gosta de o fazer, mas tal como em qualquer contrato, é mesmo importante ler tudo, do princípio ao fim, para não te deparares com surpresas desagradáveis.
Por exemplo: há lojas que não fazem devolução do dinheiro nem trocas de produtos com desconto.
5. Atenção aos Produtos Descontinuados
A Black Friday é também aproveitada pelos operadores logísticos para “despacharem” alguns produtos que não tiveram muito sucesso ou que serão brevemente descontinuados, o que pode ser problemático no caso de eletrodomésticos ou em produtos tecnológicos.
6. Segurança Máxima nas Compras Online
As compras online têm vindo a aumentar, fruto dos períodos de confinamento a que temos vindo a ser sujeitos, bem como à estipulação do limite de pessoas nas diferentes superfícies comerciais. Por isso, comprar a partir do conforto de casa é bem mais simples, mas isso não significa que possa ser totalmente seguro.
Com o aumento do número de transações online, poderão, igualmente, aumentar as situações de fraude. Deves, então, evitar colocar os dados pessoais quando estás ligado a uma rede wi-fi pública, bem como evitar responder a emails de origem duvidosa. Também presta atenção ao site onde vais fazer a compra. Para saber se estás a navegar num site confiável e com proteção de dados, verifica se na barra de endereços constam as letras HTTPS, bem como um símbolo de cadeado. Se sim, boas compras!
7. Atenção aos Portes de Envio
Há muitas lojas a oferecer os portes de envio, no entanto, outras colocam-nos muito elevados, como forma de minimizar o impacto provocado pelos descontos efetuados. Será que estás a fazer um bom negócio?
BLACK FRIDAY, OU MELHOR, BLACK MONTH NO FITNESS UP
Esta sim é a promoção que importa conhecer! É melhor sentares-te, porque a notícia é mesmo boa: estamos a oferecer 1 MÊS POR 1€ a quem se inscrever até ao final do mês. A campanha é válida em todos os ginásios (excepto Constituição), pelo que, poderás também frequentar qualquer um dos nossos 31 clubes. E prometemos: aqui não há letras pequeninas.
Contamos contigo? Clica aqui.