PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Numa altura em que Portugal regressa a um novo período de confinamento, as esperanças na vacina para a COVID-19 aumentam mais do que nunca. Sabe mais sobre o assunto.
O final de 2020 trouxe grandes avanços quanto ao tema da vacina para a COVID-19, o que nos fez sentir mais esperançosos no regresso à normalidade. Mas quando todo um planeta depende do mesmo, os resultados pretendidos poderão não corresponder às expetativas.
Além disso, e à semelhança do que tem acontecido com todos os outros momentos desta pandemia, há muita desinformação. Por isso, vamos esclarecer as tuas dúvidas sobre o tema.
A IMPORTÂNCIA DA IMUNIDADE DE GRUPO
Só chegaremos a um ponto de normalidade, de acordo com os especialistas, quando 60% a 70% da população apresentar imunidade contra a doença. Isto pode ser feito de duas formas: por teres ficado doente ou através de uma vacina que te forneça anticorpos.
O Governo português assegurou a compra de vacinas para a população a diferentes laboratórios, mais propriamente a seis farmacêuticas, entre os quais se incluem as conhecidas vacinas da Astrazeneca (6,9 milhões), Pfizer (4,5 milhões) e a Moderna (1,8 milhões).
O processo de vacinação começou em dezembro, mais cedo do que o esperado, visto que a Pfizer conseguiu entregar lotes no final do ano, dando início a uma vacinação em massa um pouco por toda a Europa. Todas as semanas, Portugal irá receber novos lotes para dar seguimento ao plano de vacinação.
Plano de Vacinação COVID-19 Decorre em Três Fases
Na primeira fase são vacinados os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados e demais profissionais das forças armadas e de segurança; pessoas com 50 ou mais anos, com comorbidades preexistentes; e residentes em lares e internados em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais.
Na segunda fase, que se prevê começar em abril, serão vacinados os cidadãos com 65 ou mais anos; assim como os cidadãos dos 50 aos 64 anos com determinadas patologias crónicas que não se enquadrem nas comorbidades preexistentes do primeiro grupo, como diabetes, cancro, hipertensão, entre outras.
Após o término dessa etapa, irá iniciar-se a terceira fase do plano de vacinação para o resto da população.
Onde Podes Tomar a Vacina?
A vacina é distribuída pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma totalmente gratuita e voluntária. Dessa forma, foram estipulados 1.200 pontos de vacinação nos centros de saúde e hospitais, sendo os próprios enfermeiros a administrar a vacina ou equipas próprias para o efeito, sempre que necessário. Nos lares e centros de cuidados, a administração será feita no nas próprias instituições.
A Vacina Dá-te Proteção?
Sim, como referimos, a vacina é uma das formas de conseguir imunidade contra a COVID-19 e suas complicações. Ao tomá-la estamos também a zelar pelos grupos de risco e pessoas mais vulneráveis que poderão desenvolver doença grave e até falecer.
Os melhores resultados foram conseguidos com duas doses das vacinas já disponíveis, daí que cada pessoa tenha direito a duas tomas, com cerca de três semanas de intervalo.
Apesar de eficazes, a vacina pode não evitar completamente o risco de infeção. Todavia, os estudos já concluídos revelam que mesmo em caso de infeção, a pessoa tem apenas sintomas ligeiros.
Nesse sentido, depois de tomar a vacina deves continuar a respeitar as regras impostas, como o uso de máscara, manter o distanciamento social e cumprir com as regras de etiqueta respiratória.
Isto deve-se, por um lado, devido ao facto de alguém vacinado só se considerar protegido de doença cerca de sete dias depois da toma da segunda dose da vacina - o período que dá garantia de uma resposta robusta por parte do teu sistema imunitário. Por outro lado, desconhece-se ainda se estar vacinado impede infeção assintomática, logo, a possibilidade de estar a transmitir o vírus sem se saber.
A Vacina tem Efeitos Secundários?
A vacina para a COVID-19 não deixa de ser um medicamento que, como todos os outros, pode espoletar algumas reações adversas. Pelo que se sabe, não aparecem a todas as pessoas e, em caso afirmativo, são reações ligeiras e de curta duração.
Estas são as mais comuns: dor no local de injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, dor nas articulações, febre ligeira, vermelhidão no local da injeção e náuseas.
Se, porventura, os sintomas persistirem ou tiveres outra reação, deves contactar de imediato o teu médico assistente ou a Linha SNS24 (808 24 24 24).
A Vacina Pode Transmitir o Vírus?
Não, porque as vacinas não contêm o vírus que causam a doença COVID-19. No entanto, é possível teres contraído COVID-19 nos dias antes ou imediatamente após a vacinação e, por isso, podem surgir sinais da doença poucos dias depois da vacinação.
Podes Tomar a Vacina Se Já Estiveste Doente?
Após uma infeção por COVID-19, ficamos com proteção contra a doença que pode durar, pelo que se sabe até ao momento, cerca de três a quatro meses. Como tal, a maioria dos especialistas considera ser seguro que quem já teve a doença tome a vacina.
Quando Vais Ser Vacinado?
Se fizeres parte dos grupos prioritários, então, podes até já ter sido vacinado ou estar prestes a ser. De todas as formas, serás sempre contacto pelo SNS para esse efeito. Para uma previsão de quando poderás ser vacinado, podes consultar a simulação disponível online.
Mantém-te em segurança. Por ti, por todos.