PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
O Dia Mundial do Enfermeiro assinala-se a 12 de maio e, por isso, deixamos uma pequena homenagem aos profissionais que abdicam de si para cuidar dos outros.
Estão sempre presentes e com uma palavra amiga, fundamental em momentos difíceis. Ser enfermeiro é isto mesmo: dar tudo de si para ajudar quem precisa.
E a pandemia mostrou-nos isso mesmo. Foi a sua entrega, o seu amor ao próximo e à profissão que os levou a ficar afastados dos entes queridos, para os proteger, enquanto encaravam uma missão com a maior das seriedades.
Por eles, batemos palmas à janela e ficamos eternamente gratos, principalmente, aqueles que ficaram internados e que tiveram na equipa de enfermagem a família que não podia estar presente.
O QUE CARACTERIZA UM BOM ENFERMEIRO?
Nem todos podem ser bons enfermeiros. É preciso ter uma grande capacidade de empatia e de entrega.
1. Ser Carinhoso e Afável
Os melhores enfermeiros são aqueles que, de forma espontânea, se mostram carinhosos para com os pacientes, tratando-os como se fossem da própria família. Afinal, os doentes estão numa posição vulnerável e, como tal, o enfermeiro assume-se como uma rede de apoio em momentos difíceis.
2. Demonstrar Empatia
A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, sem julgar e mostrando-se mais compreensivos. Isto é fundamental num enfermeiro, até porque, dependendo dos casos, uma estadia no hospital pode ser uma experiência muito traumática, quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista emocional.
3. Ser Bom Ouvinte
A capacidade de ouvir o outro, mesmo as queixas e os lamentos, é fundamental, não só pelo apoio emocional, mas até porque nessas conversas próximas e honestas poderão ser detetados detalhes importantes para o diagnóstico.
4. Ser Paciente
Ainda que muito completo, o nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS) é bastante complexo e cheio de burocracias, pelo que há que ter paciência para lidar com tudo isto.
5. Ter Capacidade de Adaptação
Não há dias iguais no mundo da medicina – e o contacto com uma pandemia a nível mundial, em que se lidou com um vírus desconhecido é o melhor exemplo disso mesmo. Nesse sentido, um enfermeiro deve ser flexível e ter grande capacidade de adaptação a diferentes situações, mas também a diferentes pessoais.
Assim poderá reagir perante qualquer eventualidade com rapidez e assertividade.
6. Ter Resistência Física
Turnos longos, de várias horas, muitas horas de pé, a lidar com pacientes acamados: são ações que exigem algum aporte físico.
7. Atualizar Conhecimentos
A medicina não é uma área estática. Muito pelo contrário, os procedimentos, os tratamentos e os cuidados estão em constante evolução e há que estar a par dos mesmos. Isto implica acompanhar as mudanças, até para conseguir ir evoluindo também na carreira.
8. Ser um Bom Colega
Um bom enfermeiro deve manter uma relação de proximidade com os colegas e apoiá-los sempre que necessário, até porque passam muitas horas juntos. Além disso, há tarefas que só podem ser bem-sucedidas quando todos trabalham em equipa.
2020 FOI O ANO INTERNACIONAL DOS ENFERMEIROS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que 2020 seria o Ano Internacional dos Enfermeiros, estando longe de imaginar que o seu papel no ano passado seria tão fundamental em todo o mundo. A pandemia assim o obrigou.
Este destaque deve-se ao facto de os enfermeiros desempenharem “um papel vital na prestação de serviços de saúde, dedicando a sua vida à prestação de cuidados ao longo de todo o ciclo de vida dos indivíduos, indo ao encontro das necessidades em saúde diárias essenciais. Eles são com frequência o primeiro, e único, ponto de cuidado nas suas comunidades."
E 2020 foi o momento ideal para homenagear estes heróis da saúde, até porque se assinalou o 200º aniversário de Florence Nightingale e foi lançado o primeiro Relatório sobre o Estado da Enfermagem no mundo. Assim se percebeu que os enfermeiros constituem a maioria da força mundial de saúde, ainda que exista um grande défice de enfermeiros em muitos países.
A ti, que és enfermeiro, o Fitness UP diz OBRIGADO!