PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
A sensibilidade dentária pode trazer alguns desconfortos ao teu dia a dia. Mas perceber por que acontece pode mudar isso. Vê como.
Quem sofre de sensibilidade dentária é natural que evite o consumo de bebidas quentes ou frias, ou até mesmo escovar os dentes, pelo desconforto e dor que esta questão pode provocar.
Tal acontece quando a dentina, um tecido poroso nos dentes, fica exposta, visto que os seus canais microscópicos, chamados túbulos, são os caminhos para o nervo e é isso que provoca a sensibilidade a determinados estímulos.
O QUE CAUSA SENSIBILIDADE NOS DENTES?
Os principais motivos para a sensibilidade dentária são:
* Cárie dentária, principalmente as que se localizam na raiz do dente, ou em zonas onde a espessura de esmalte é mais fina (colo do dente);
* Dentes partidos, sejam fraturados ou lascados;
* Restaurações dentárias fraturadas, mal executadas ou com infiltrações;
* Doença nas gengivas;
* Raiz do dente exposta devido a recessão da gengiva;
* Erosão ácida;
* Consumo frequente de bebidas gaseificadas ou de alimentos com acidez;
* Refluxo gastro esofágico recorrente;
* Esmalte dentário desgastado;
* Bruxismo;
* Maloclusão;
* Uso de pasta dentífrica abrasiva;
* Técnica de escovagem incorreta, seja através de movimentos incorretos, seja através da força excessiva;
* Sensibilidade nos dentes após restauração;
* Sensibilidade nos dentes após clareamento ou branqueamento dentário;
* Sensibilidade nos dentes após destartarização.
COMO RECONHECER A DOR ASSOCIADA À SENSABILIDADE DENTÁRIA?
A dor provocada por esta questão é habitualmente aguda e de curta duração, mas pode evoluir tanto na intensidade como na duração, na presença de vários fatores de risco, que já enumeramos e para os quais deves estar atento.
A sensibilidade dentária manifesta-se com uma dor maior perante uma cárie muito profunda, que se atingir a polpa do dente (nervo), normalmente provoca uma dor aguda ao quente e ao frio muito mais intensa e constante.
Porém, os sintomas podem ir muito além da boca, visto que podem provocar, em consequência, outros sintomas como dor de cabeça ou outras dores igualmente reflexas.
Quando surge uma dor persistente, a tal “uma dor que não passa”, então, já poderemos estar perante um problema mais grave, pelo que se aconselha a consulta no dentista com maior urgência.
COMO TRATAR A SENSABILIDADE DENTÁRIA?
Um cenário de sensibilidade dentária não implica, necessariamente, um tratamento desconfortável e complicado. Na verdade, se o caso não for muito grave, e for tratado numa fase inicial, então, o uso de uma pasta dentífrica adequada pode ajudar bastante a resolver o problema.
Além disso, deves saber que, nos casos mais ligeiros, os constituintes da saliva também ajudem a remineralizar o esmalte.
Por fim, atualmente, existem vários tratamentos disponíveis que, dependendo do caso, permitem aliviar ou resolver definitivamente a sensibilidade dentária. Falamos, por exemplo, dos vernizes de flúor, restaurações e desvitalizações.
QUE CUIDADOS DEVES TER?
Para combater a sensibilidade dentária, o melhor mesmo é prevenir ativamente o seu aparecimento. Para tal, além de teres em atenção as causas enumeradas acima, deves visitar regularmente o teu dentista – uma vez por ano se não tiveres nenhum problema extra, para fazer um check up, e fazer uma higiene oral correta.
Além disso, sempre que sentires algum tipo de desconforto, consulta imediatamente o teu dentista. Apenas um profissional poderá descobrir a real causa e ajudar resolver o problema de forma adequada, antes que este se agrave, corrigindo eventuais maus hábitos que possam estar na origem da dor.