PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Inchaço, desconforto e até dor: são alguns dos problemas mais imediatos provocados pela retenção de líquidos. Vê como te podes prevenir.
A determinada altura já todos sofremos com esta questão, principalmente as mulheres: falamos da retenção de líquidos que podem ser um verdadeiro problema e afetar até a tua qualidade de vida.
Isto acontece visto que nem sempre o corpo consegue eliminar os fluidos em excesso e estes acumulam-se nos tecidos, provocando os tais inchaços, que são mais comuns nas pernas, tornozelos, mãos e abdómen.
Aprender a evitar e como prevenir é fundamental. Queres saber como? Então, fica atento.
POTENCIAIS SINTOMAS PROVOCADOS PELA RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Quem sofre de retenção de líquidos pode aumentar até dois ou três quilos de peso, mas a condição também pode compreender outros sintomas:
* Sensação de pernas pesadas
* Pernas e mãos inchadas
* Distensão abdominal
* Cãibras
* Mal-estar
POR QUE RAZÃO SOFREM MAIS AS MULHERES?
As mulheres são mais propícias a sofrerem de retenção de líquidos devido, essencialmente, a alterações hormonais que favorecem esta problemática.
Algo mais comum no período fértil, o que leva a que muitas vezes os números na balança aumentem sem que outros fatores o justifiquem.
5 DICAS PARA EVITAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Se este é um problema que te assombra ou que pretendes evitar, então, há dicas simples a seguir.
1. Beber Chás Diuréticos
Os chás diuréticos são um excelente complemento para evitar a retenção de líquidos, como por exemplo: cavalinha, hibisco, canela com gengibre, chá verde e ginkgo biloba.
2. Fazer Exercício Físico
Praticar desporto é fundamental para um estilo de vida saudável no geral, mas imprescindível para evitar problemas mais específicos como é o caso da retenção de líquidos. Além disso, também é uma excelente forma natural de desinchar o corpo com efeito rápido, contribuindo para um potencial emagrecimento.
Existem alguns exercícios mais indicados para tal, como é o caso da caminhada rápida, corrida e andar de bicicleta.
Além disso, há pequenos exercícios que todos podemos fazer todos os dias (especialmente à noite) para aliviar os sintomas da retenção de líquidos e até prevenir o seu aparecimento:
* Deita-te e eleva as pernas acima da altura do tronco, colocando-as, por exemplo, em cima de almofadas;
* Com as pernas ligeiramente elevadas, move as pontas e os dedos dos pés para trás e para a frente, repetindo este movimento várias vezes;
* Deita-te e colocar um elástico nas plantas dos pés, puxando a ponta do pé para si e o calcanhar para cima;
* Apoia-te na ponta dos pés e, depois, em calcanhares, em movimentos lentos e repetidos;
* Se o inchaço for mais intenso nas mãos, move os punhos em movimentos circulares com uma bola entre as mãos e o cotovelo bem apoiado.
3. Ter uma Alimentação Cuidada
Se pretendes contornar a questão da retenção de líquidos, então há alguns cuidados com a alimentação. Estes são os principais:
* Beber cerca de 2 litros de água ou chá por dia ou chá;
* Substituir o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como salsinha ou orégano, por exemplo;
* Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como é o caso da melancia, pepino ou tomate;
* Evitar consumir alimentos enlatados ou outros que tenham muito sal;
* Ingerir mais alimentos ricos em água (legumes e fruta);
* Aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio (abacate, laranja ou banana).
4. Fazer Drenagem Linfática
Em situações mais extremas, a drenagem linfática é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo. Pode ser feita apenas através de uma massagem suave e com movimentos bem marcados, para que tenham o efeito esperado, mas também pode ser realizada com equipamentos próprios – a chamada pressoterapia.
Todavia, se optares por estes métodos recomendamos que o faças em clínicas devidamente habilitadas para o efeito e com profissionais reconhecidos.
5. Tomar Remédios Diuréticos
No tratamento para retenção de líquidos grave também podem ser usados medicamentos diuréticos. Porém estes apenas devem ser usados quando prescritos pelo médico.