PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Não é só nos dias de sol que devemos usar protetor solar. Até nos dias de inverno ou encobertos o seu uso é indispensável para uma pele saudável.
Está na hora de deixar de lado o hábito de apenas usar protetor solar no verão, pela tua própria saúde e para que mantenhas, assim, a pele mais saudável e mais bonita ao longo da tua vida.
Sim, é mesmo verdade: até no inverno ou nos dias em que a presença do sol apenas está no nosso imaginário, devemos aplicar protetor solar no rosto. Só assim conseguirás proteger-te da radiação solar e dos seus efeitos nocivos – e isto é algo que pode acontecer em qualquer dia do ano.
COMO É QUE OS RAIOS SOLARES AFETAM A PELE?
Independentemente de estar o céu limpo, nublado ou chuvoso, e apesar de as nuvens filtrarem parte das radiações ultravioleta, estas acabam por deixar passar até 80% de radiação, nomeadamente UVA e UVB.
Os raios ultravioletas (UV) derivam da luz solar. Uma parte é absorvida pela atmosfera e a outra parte chega à Terra, sendo, claramente, mais forte no verão. Assim sendo, os raios UV estão sempre presentes ao longo de todo o ano, desde que haja claridade.
Por seu lado, os raios UVA mantêm a intensidade ao longo do ano e representam cerca de 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto, mesmo até nos momentos em que o céu está nublado. São estes raios que acabam por penetrar mais profundamente na pele, podendo, a longo prazo, poder causar problemas, como: envelhecimento prematuro da pele, alergias ao sol, manchas de sol e cancro da pele.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM USAR PROTETOR SOLAR DURANTE TODO O ANO
Com a informação que já partilhamos contigo, já percebeste que o uso de protetor solar é fundamental para prevenir os sinais e lesões causadas pelo sol. Mas, além disso, este produto de beleza é o teu melhor amigo no tratamento anti idade, visto que protege a pele dos fortes danos causados pela radiação solar.
Além disso, o protetor solar funciona ainda como escudo protetor de luzes emitidas pelos ecrãs eletrónicos, como televisores, smartphones, computadores e de luzes fluorescentes.
QUANDO E COMO USAR PROTETOR SOLAR?
A resposta ao quando também já percebemos: todos os dias! Em relação ao como, há algumas questões a considerar. Toma nota:
* Para o uso diário, o protetor solar deve ter fator igual ou superior a 30;
* Deves aplicar de manhã no rosto antes de sair de casa, sem esquecer as orelhas, mãos e pés, se ficarem expostos – com o uso de sandálias, por exemplo;
* Em momentos de específica exposição solar, deves aplicar o protetor 30 minutos, de modo a permitir a penetração na camada da pele;
* Deves escolher um produto que contenha proteção contra os raios UV e UVA;
* Se tiveres uma pele de tom claro, deves ainda usar proteção antienvelhecimento ou anti-hiperpigmentação – a maior parte dos produtos de fator igual ou superior a 50 já os contém; se tens a pele em tom mais escuro, então, opta por um protetor solar com fator entre 30 a 50.
COMO ESCOLHER O PROTETOR SOLAR CERTO?
Há que ter em conta uma série de características, até porque todos temos necessidades de diferentes e as peles não são todas iguais. Por isso, além do tom de pele – bem como se tens ou não algum problema dermatológico, deves escolher protetores que contenham na sua composição óxido de zinco, dióxido de titânio, óxido magnésio, talco, cloreto férrico e calamina.
Ademais, atualmente, os protetores solares podem ser apresentados na forma de cremes, géis, loções, sprays ou até espuma, pelo que é muito fácil encontrares uma opção que vá de encontro ao que realmente gostas e ao tipo de produto que mais se ajusta à sua pele.
Alguns Bons Exemplos de Protetor Solar
Aqui encontras quatro protetores solares acessíveis e muito eficientes:
Bioderma: Photoderm Nude Touch
Rituals: Sun Protection Face Cream 50
Protege-te hoje para evitares problemas amanhã!
Fonte: Lusíadas