PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Falar no período de verão é quase inevitável falar nas picadas de mosquito. Por isso, para que não haja sobressaltos, aprende a evitar e a tratá-las.
O mosquito é um inseto voador que se alimenta de sangue de animais vertebrados, incluindo o ser humano. Por isso é que as picadas de insetos são tão comuns, especialmente em determinadas épocas do ano.
Além de incómodas, podem, de facto, transmitir algumas doenças e até lesões cutâneas, devido ao facto de haver a tendência de coçar durante muito tempo.
Deves ainda saber que a maioria dos mosquitos é mais ativa nos períodos da manhã e no final da tarde, quando há menos calor, pelo que são mesmo estes horários em que os malditos ataques de mosquito podem ocorrer.
COMO EVITAR AS PICADAS DE MOSQUITO?
Em primeiro lugar, é essencial reduzir a população e mosquitos ao teu redor. E para tal, deves ter cuidados com zonas de águas paradas, que são verdadeiros reservatórios para os ovos de mosquitos.
Além, disso, deves também evitar deixar as janelas abertas no início da manhã e no final da tarde. Porém, se estiver muito calor, abre as janelas e corre as persianas ou estores. E claro, aplicar sempre repelentes que ajudem a diminuir a atração do mosquito pela tua pele.
No caso de planeares atividades ao ar livre, pondera fazê-las em momentos menos propícios aos ataques deste inseto. Deves ainda evitar cremes, desodorizantes ou perfumes de aromas intensos, visto que estes atraem fortemente os mosquitos.
E tem cuidado com os alimentos estragados que tens na cozinha, porque são também uma fonte de problemas.
TRATAMENTOS MAIS INDICADOS PARA AS PICADAS DE MOSQUITO
Em Portugal, é raro os mosquitos ou insetos picadores transmitirem doenças, como tal, o maior risco é mesmo as lesões na pele e as potenciais consequências que este tipo de irritações pode espoletar.
Além disso, a reação às picadas varia de pessoa para pessoa. Mas há sempre conselhos úteis a reter:
* Limpar e desinfetar a ferida, com cuidado;
* Usar uma compressa fria, visto que o inchaço pode ser reduzido imediatamente depois de uma picada;
* Se os sintomas forem graves, então, poderá ser necessário a toma de anti-histamínicos, que irão ajudar a aliviar tanto o prurido como o inchaço, seja em forma de comprimidos, seja em forma de pomadas;
* E, o conselho mais difícil de todos: não coçar a zona da picada, porque, em exagero pode levar a uma infeção.
QUANDO É QUE AS PICADAS DE MOSQUITO PODEM SER GRAVES?
As pessoas com várias picadas são mais suscetíveis de desenvolver uma reação grave.
Nesse sentido, deve-se consultar um médico se:
* O inchaço ou dor for tão grave que não consegues dormir nem te movimentar bem;
* O inchaço continuar a piorar ao longo dos dias;
* A zona picada está muito quente ou vermelha, porque pode ser sinal de infeção;
* Queda rápida da pressão arterial;
* Sensação de desmaio;
* Tonturas ou confusão;
* Inchaço do rosto e da boca;
* Extrema dificuldade em respirar.
Poderá estar a ocorrer um choque anafilático, pelo que deve-se chamar imediatamente uma ambulância se a picada de mosquito provocar inchaço na garganta, boca ou língua, dificultando a respiração.