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Lifestyle
22/07/2022

E SE EU PERDER A CARTEIRA: O QUE DEVO FAZER?

Imagem - E SE EU PERDER A CARTEIRA: O QUE DEVO FAZER?

Perder a carteira poder ser uma verdadeira dor de cabeça. E esperamos que nunca te aconteça. Mas como mais vale prevenir, descobre o que fazer.

É algo que pode realmente acontecer a qualquer um: perder a carteira. E com isso, levantam-se uma série de dúvidas e preocupações quanto ao que fazer, quem contactar...

A primeira dica é mesmo não entrar em desespero e tentares refazer os teus passos, para te tentares recordar de locais onde estiveste e onde a mesma possa estar. Se ainda assim não fores bem-sucedido, então, toma nota de todo o passo a passo a considerar.


PERDER A CARTEIRA: ISTO É O QUE TENS DE FAZER

Foco e organização num momento que pode ser de pânico é fundamental para conseguir tratar de tudo o mais rapidamente possível e, consequentemente, evitar surpresas desagradáveis. Vê como.

1. Faz uma Lista

Para teres uma perceção mais apurada de tudo o que perdeste, elabora uma lista de todos os documentos, papeis, cartões... Dá prioridade a questões mais sensíveis, como os documentos de identificação e os cartões do banco.

2. Notificar as Autoridades

Seja à PSP ou à GNR, deves comunicar a perda da carteira, no sentido de prevenir o uso indevido de alguns dos teus documentos e cartões importantes. Atualmente, é muito fácil fazer uso indevido da identidade de outra pessoa. 

3. Contacta as Instituições Bancárias

Em seguida, deves notificar o banco (ou bancos) acerca da perda da carteira, de modo que os cartões sejam cancelados o mais rapidamente possível e até para bloquear provisoriamente o acesso à respetiva conta bancária, se tal for necessário. Além disso, este passo é extremamente importante, visto que irá fazer com que todas as operações ilícitas com os teus dados pessoais e instrumentos de pagamento passem a ser da responsabilidade da instituição bancária.

Nesse sentido, é também útil informar o Banco de Portugal em caso de perda de carteira.

4. Procura nos Perdidos e Achados

Sabias que existe uma plataforma do Ministério da Administração Interna onde é possível procurar objetos perdidos? Na área de pesquisa do portal, consegues selecionar o tipo de documento de identificação em causa, a descrição e a data e local da perda. Se algum desses objetos tiver sido encontrado pela PSP ou GNR, então, estarão por lá, seguramente.

5. Cancela o Cartão de Cidadão

Sabias que deves cancelar o Cartão de Cidadão em caso de perda ou roubo? O pedido de cancelamento deve ser efetuado no prazo de 10 dias após teres dado conta do facto. Se não o fizeres, podes ter de pagar uma coima entre 100 a 500 euros (Lei n.º 7/2007). O cancelamento pode ser feito através da internet, num posto de atendimento do Cartão de Cidadão ou pelo do número 211 950 500.

6. Visita o Balcão “Perdi a carteira”

Quem vive em Lisboa e arredores encontra aqui uma grande vantagem se perder a carteira. Poderás ir ao balcão “Perdi a Carteira”, na Loja de Cidadão das Laranjeiras e tratar de tudo: pedir a substituição de documentos, devido a perda, roubo, furto ou alteração de dados pessoais. 


OS CUSTOS DE PERDER A CARTEIRA

Além de ser um verdadeiro transtorno e de já imaginar a quantidade de tempo perdido a tratar de toda a burocracia, também terás custos... Isto porque a renovação e a emissão de segundas vias dos documentos oficiais acarretam sempre um gasto adicional.  Toma nota:

* Cartão de Cidadão: menores de 25 anos: 15€ / maiores de 25 anos: 18€

* Documento único automóvel: 30€

* Carta de condução: menores de 70 anos: 30€ / maiores de 70 anos: 15€

* Cartão de beneficiário da ADSE: 1,25€

* Cartão de sócio do ACP: 4,30€

A estes valores podem acrescer muitos outros, como é o caso da emissão de segunda via de cartão bancário. 

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A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

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Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

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