PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Faz-nos sentir mais felizes, mais livres, mais desinibidos e ajuda a afastar más energias: os benefícios da música são muitos e podem influenciar o teu bem-estar.
Não há festa sem música, não há tristeza que não possa transformar-se em sorriso sem música, não há momentos felizes sem música. Esta arte é, de facto, muito especial e não deixa ninguém indiferente. Como tal, os benefícios da música, cujo dia mundial se assinalou a 21 de junho, são há muito reconhecidos e a vários níveis: mental, físico e emocional.
Aliás, esta ideia de que a música contribui para o bem-estar da humanidade já foi descrita por grandes nomes da filosofia grega. Platão afirmava que “a música é o grande remédio da alma”. Por seu lado, Aristóteles referia que “as pessoas que sofrem de emoções descontroladas, depois de ouvirem melodias que elevam a alma ao êxtase, regressam ao seu estado normal, como se tivessem experimentado um tratamento médico”.
TANTOS BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA CONHECER
Mente, corpo, alma, emoções… Há tanto de nós para trabalhar e, por isso, tudo o que puder ajudar a descontrair, relaxar e a viver uma vida mais plena é sempre bem-vinda. A música tem mesmo esse poder.
Afinal, ouvir música pode ajudar a reduzir o stress e até diminuir sintomas de depressão, deixando-nos, por conseguinte, mais bem-dispostos, mais felizes e até com uma perspetiva da vida mais positiva.
Isto acontece desde cedo. A música é considerada como criadora de vínculos: quando uma mãe canta para o seu filho, mesmo enquanto ele ainda está na barriga, estreitam-se os laços de proximidade e ajuda a que o bebé comece a identificar e a memorizar a voz da mãe.
No dia a dia, enquanto nos encontramos presos no trânsito ou a percorrer longos caminhos de transportes públicos, a música pode ser a companhia perfeita para esses momentos mais stressantes.
E até as músicas mais melancólicas e tristes podem ajudar. Isto acontece visto que quando as pessoas ouvem canções melancólicas, interiorizam aquelas palavras e sentem mais empatia.
Nesta perspetiva, diferentes tipos de música têm um impacto diferente no nosso organismo:
* A música clássica ajuda a aliviar sintomas de insónia, visto que nos deixar mais relaxados;
* A música suave pode ajudar na perda de peso, dado que ajuda a comer mais devagar e a consumir menos calorias, permitindo até desfrutar mais das refeições;
* Já as músicas mais mexidas e ritmadas podem ser perfeitas para acompanhar a prática de exercício físico, dando aquele boost de energia que estamos a precisar. Além disso, este tipo de música é ainda útil para estimular a criatividade;
* Ouvir música de fundo pode ajudar a impulsionar o desempenho cognitivo das pessoas durante o estudo e os momentos de trabalho.
No mundo da medicina, sabe-se que a música ajuda a relaxar os pacientes antes de uma cirurgia e diminui o stress e a ansiedade depois do procedimento, ajudando, como tal, a acelerar e a facilitar a recuperação.
MÚSICA USADA COMO TERAPIA
A musicoterapia é a utilização da música e de todos os seus elementos, isto é, a melodia, o ritmo e a harmonia para fins terapêuticos, com o objetivo de auxiliar na reabilitação e melhoria da saúde física e mental. Permite, assim:
* Melhorar a comunicação, atenção e interação social;
* Ajudar e facilitar a expressão corporal e de sentimentos;
* Estimular a coordenação motora.
Por isso, estás a ter um dia menos bom? O remédio é simples, acessível e gratuito: veste uma roupa confortável, coloca uma playlist da tua preferência e deixa-te simplesmente levar por esse momento. Garantimos que tudo vai ficar mesmo melhor!