PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
O mundo nunca mais será o mesmo depois da pandemia provocada pela COVID-19, mas o que nos espera o futuro?
Os últimos dois anos foram como viver num livro de História, em que nos tiraram a liberdade e nos pediam que nos afastássemos para salvar vidas. Como a distância fosse o melhor remédio e antídoto de um vírus que apareceu sem sabermos bem como nem porquê. Mas tudo isso começa, aos poucos, a fazer parte do passado e o “depois da pandemia” parece um presente cada vez mais próximo. Entretanto e muito infelizmente, deparamo-nos com uma guerra que parece fazer esquecer este tempos. O foco volta-se agora para a Ucrânia e para o povo que sofre injustamente. Contudo, estamos aqui para falar do futuro e da forma como vamos lidar com o mesmo aquando da estabilização da pandemia.
Mas ficaremos completamente livres deste momento negro? Estaremos próximos da tão desejada normalidade?
MEDIDAS ATUALMENTE EM VIGOR
A resposta parece mesmo ser sim: depois de meses em que diariamente assistimos a um escalar dos números de infetados, a ciência mostrou que é sempre a melhor resposta. Com a larga maioria da população vacinada, o Serviço Nacional de Saúde não ficou novamente sobrecarregado e o número de internados e mortos foi mais controlado no que noutras fases da pandemia.
Assim sendo, e depois daquela que foi considerada a quinta vaga, parece que estamos a regressar aos poucos à normalidade.
Como tal, o Governo, depois de ouvir os especialistas e de analisar os dados relativos à evolução da pandemia em Portugal, decidiu avançar com o levantamento de algumas medidas de restrição, nomeadamente:
* Declarar a Situação de Alerta em todo o território nacional continental;
* Terminar com o confinamento de contactos de risco;
* Acabar com a recomendação de teletrabalho;
* Colocar um fim aos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público;
* Deixar de exigir certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
* Deixar de exigir teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
Todavia, ainda se mantêm em vigor as seguintes medidas:
* Exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para:
- Visitas a lares;
- Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde.
* Uso da máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.
DEPOIS DA PANDEMIA: É COM ISTO QUE PODEMOS CONTAR
As situações que fizeram parte do nosso dia a dia e nos limitaram comportamentos estão, cada vez mais, a ficar para trás. O mundo mudou. Cada um de nós mudou. E esperamos que tenha sido para melhor.
Mas provavelmente nunca nada será igual.
Máscaras
Supõe-se que esta será uma das medidas que irá cair, até pelo avançado número de pessoas vacinadas. Todavia, para já mantém-se, por precaução, nas situações indicadas acima, bem como naquelas em que te sentires mais confortável.
Vacinas
Até ao momento, e de acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde, quase seis milhões de portugueses já foram vacinados com as três doses de reforço contra a COVID-19. Um número que permite diminuir não só o número de infetados a cada dia, como também o número de pessoas com doença grave e, acima de tudo, baixar as taxas de internamentos e mortalidade.
Supõe-se que a vacina contra o vírus SARS-CoV-2 será um processo regular, que fará parte das nossas vidas, assim como a vacina da gripe, ainda que alargada a um maior número de pessoas, além dos grupos prioritários.
Distanciamento
Mais uma medida que, aos poucos, vai deixando de existir, exceto dos casos de maior risco, em que a mesma se aconselha. Assim sendo, é normal que aos poucos vás começando a ter vislumbres do que era a vida antes da pandemia e consigas estar mais tempo com a família e amigos, sem medos.
Modelo Híbrido de Trabalho
Depois da pandemia, e ainda que muita gente esteja desejosa de voltar ao trabalho presencial, sabemos que este nunca mais vai ser igual. Foi possível testemunhar como o teletrabalho resulta em muitos casos, refletindo-se num maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Por isso se fala tanto em modelo híbrido de trabalho, que consiste numa mistura saudável entre o trabalho presencial e o home office.