PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Mudar de cidade implica criar novos hábitos, novas rotinas, sem esquecer que é provavelmente a primeira vez que estás por tua conta.
Vivemos uma época de novos desafios, principalmente para os estudantes que ingressaram na universidade. Mas não só. Na expetativa de querer mais e melhor para a vida profissional, são muitos os que decidem mudar de cidade, de emprego. Um recomeço que implica novos ajustes. Por isso, se é o teu caso e vais mudar de cidade, então, isto é o que tens de saber.
ANTES DE MUDAR DE CIDADE: ISTO É O QUE DEVES CONSIDERAR
Antes da mudança, há três áreas importantes em que deves atentar, principalmente se a mesma for motivada por fatores profissionais.
Distância dos Familiares e Amigos
Colocar-te a ti em primeiro lugar é importante claro, mas como diz o velho ditado, “nenhum homem é uma ilha” e, nesse sentido há que analisar a falta que as tuas pessoas te farão, se for esse o caso e se estás preparado para tal, especialmente se tiveres pessoas que dependem de ti.
Mais e Novas Despesas
Ao mudar de cidade é natural que tenhas mais custos, muitas vezes, nomeadamente quando estás por tua conta pela primeira vez. Estima o que vais gastar nas necessidades fixas, como renda, gastos de energia, água, telecomunicações e mercearia. Assim terás uma ideia mais concreta de quanto será o teu orçamento mensal.
Ter um Plano B
Nem tudo corre como desejávamos ou esperávamos. Como tal, deves compreender que nem sempre as mudanças correm como o esperado. Ainda que não seja possível prever nem antecipar todos os cenários possíveis, ter algumas opções irá deixar-te mais confiante e relaxado.
Mudar de Cidade: 4 Dicas para te Facilitar a Vida
Do planeamento à concretização, estas dicas podem fazer toda a diferença na hora de mudar de cidade. Toma nota.
1. Planear, Planear, Planear
O primeiro passo para planear qualquer mudança é registar todas as informações relevantes, de modo a descrever cada etapa do processo e até as tarefas que lhes são inerentes.
O truque mais simples é criar uma espécie de checklist para que tenhas controlo sobre todas as tarefas que já foram concluídas, saber as que se encontram em desenvolvimento, bem como aquelas que precisam de concretização.
2. Organização é Chave
A tua vida e a tua rotina vão mesmo mudar com esta nova realidade. Por isso, quanto mais organizado fores nos horários, nos procedimentos, no registo (e controlo) de despesas, e até nas tarefas domésticas. Tudo isto vai facilitar-te o resto da vida.
3. Parte à Aventura
Muitas vezes somos meros turistas no local onde vivemos, por isso, aproveita a mudança para mudar todo esse paradigma. Como? Há várias formas de o fazer: vai até ao mercado local, padaria, farmácia ou outros pontos comerciais que saibas que vais precisar.
Assim conseguirás viver a experiência local, bem como determinar se a cidade oferece tudo aquilo o que precisas.
4. Lembra-te do Lazer
Pode parecer um detalhe ou um pormenor sem importância, mas é algo fundamental ao mudar de cidade.
Algumas cidades oferecem poucas opções culturais e não têm, por exemplo, grande escolha no que aos ginásios ou espaços verdes diz respeito. Quanto mais cedo descobrires tudo isto, melhor, para conseguires antecipar determinados problemas ou necessidades que venhas a sentir.
Mudar de cidade não tem de ser uma dor de cabeça, nem um mero momento de ansiedade. Pensa em tudo o de positivo que a nova etapa te pode trazer e no quanto irás crescer enquanto pessoa e profissional e verás que o que tens a ganhar pode ser muito mais do que o receio que possas sentir.
Boa sorte!