PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Ainda que tenhamos voltado às rotinas, dentro da normalidade possível, há hábitos saudáveis no teletrabalho que deves adotar se continuares este regime.
A COVID-19 acelerou, forçadamente, algumas mudanças no mundo empresarial. Hoje, o trabalho remoto é, para muitos, uma realidade que veio para ficar e, para te ajudar no dia a dia, reunimos alguns hábitos saudáveis no teletrabalho para seres mais focado e produtivo.
A pandemia revelou que, em média, 44% dos trabalhadores em todo o mundo possuem condições para exercer as suas funções em teletrabalho, enquanto 24% dos trabalhadores não podem exercê-lo nas suas respetivas profissões. Naturalmente, que são os países mais desenvolvidos que possuem melhores condições para que um modelo híbrido de trabalho seja implementado.
Habituarmo-nos ao mesmo pode ser muito simples para uns e complicado para outros. Seja qual for a tua situação, estas dicas podem ajudar-te.
7 HÁBITOS SAUDÁVEIS NO TELETRABALHO PARA CUMPRIR
Produtividade, criatividade e foco: três características importantes para quem está a trabalhar a partir de casa e que podem ser colocadas em causa por diversos motivos. Com estes conselhos tudo pode ficar mais fácil.
1. Cria o Teu Próprio Espaço de Trabalho
Em casa, a tentação para nos distrairmos pode ser maior. Como tal, a primeira dica que temos para ti é precisamente criar um espaço de trabalho adequado para exerceres a tua profissão.
Idealmente deve ser numa divisão com boa exposição solar e espaço para colocar uma secretária e cadeira confortáveis para passares a maior parte do teu dia, que sejam de boa qualidade e cumpram com todos os requisitos de que precisas para trabalhar.
2. Estabelecer uma Rotina
Ter uma rotina certa e bem estabelecida é algo essencial para o bem-estar de qualquer profissional, visto que tanto o corpo como a mente precisam de rotinas e de hábitos saudáveis para trabalhar.
É isto que te vai permitir lidar com os problemas e stress de forma natural e, com isso, evitar situações de ansiedade ou desgaste físico e emocional.
Porém tudo depende de cada pessoa: se tens de cumprir um determinado horário de trabalho, então, deves fazer por respeitá-lo ao máximo. Por outro lado, se trabalhas numa empresa mais flexível, então, cria o teu próprio horário, de modo a que tenhas horários específicos para trabalhar.
3. Veste-te
Não é preciso escolher as melhores calças ou usar a mesma roupa que vestirias para um dia no escritório. Aqui o importante mesmo é evitares passar o dia todo de pijama, porque por muito confortável que seja, é mais propício ao mood de preguiça e pode ser mais difícil entrares no modo de trabalho.
4. Definir Objetivos
Criar alguns objetivos para cumprir a cada dia vai ajudar-te a focar no trabalho, no que tens de fazer e como.
E nem precisam de ser objetivos megalómanos, até porque, para alguns, é suficiente criar uma lista de tarefas e ir fazendo o check à medida que as cumprem. O que resulta contigo?
5. Disciplina é a Palavra de Ordem
Como já referimos, o ambiente de casa pode facilitar a distração: há televisão, Netflix, música, sofá confortável… Uma série de coisas que podem servir de desculpa quando apetece tudo menos trabalhar, principalmente nos momentos em que falha a criatividade ou estamos com um prazo apertado e a começar a ficar ansiosos com isso.
Como tal, ser disciplinado é mais um dos conselhos que temos para ti. Assim, vais conseguir desempenhar as tuas tarefas e arranjar ferramentas eficazes de autogestão e de motivação pessoal.
6. Manter o Contacto com Colegas
Não é por não estares no escritório que tens de te tornar num eremita. Muito pelo contrário: é no teletrabalho que o teu contacto com os teus colegas – façam ou não parte da mesma equipa – é imprescindível.
Pela tua sanidade mental, para trocar ideias sobre projetos em curso, para pedir opiniões… E isto tanto pode ser feito por chamada, como por mensagem ou videochamada. Evita é fazê-lo por e-mail, para não encher a caixa de correio dos colegas e contribuir para a panóplia de e-mails indesejados que se recebe diariamente e que vão ocupar tempo desnecessariamente.
7. Fazer Pausas
Se há quem tenha dificuldade em concentrar-se a trabalhar em casa, há outros que têm dificuldade em desligar e fazer a devida separação entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal. Nesse sentido, um dos principais hábitos do teletrabalho é mesmo fazer pausas regulares, para que possas manter-se produtivo e mentalmente equilibrado ao longo do dia, durante todos os dias.
Na hora de almoço, podes até aproveitar para ir fazer uma caminhada, apanhar um pouco de sol na varanda, fazer desporto ou até descansar um pouco, se for disso que estás mesmo a precisar.
Conselhos que parecem tão simples de cumprir, verdade? Mas ainda assim manter estes hábitos saudáveis no teletrabalho podem ser um autêntico desafio. Experimenta durante alguns dias e verás como rapidamente entrarás no espírito e tudo parecerá mais fácil.