PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Hoje falamos de como a fotografia nos pode ajudar a preservar as memórias e os momentos.
Com a evolução da tecnologia, podemos captar um momento em qualquer lugar, em qualquer hora, a qualquer instante. Por isso, e recorrendo, por vezes, até ao próprio smartphone, todos somos uma espécie de especialistas de fotografia.
As redes sociais impulsionaram este nosso lado mais artístico, visto que existe uma grande tendência de mostrar o que vivemos, com quem estamos, o que fazemos. E mostrá-lo sempre da melhor maneira possível. Neste campo, os filtros já existentes dão uma ajuda, mas é importante ter a perceção de que nem tudo o que vemos nas redes sociais é real. E nem é esse o verdadeiro propósito da fotografia.
A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA
Quantos de nós não passamos tardes em família a ver os álbuns de fotografias antigos e a largar inúmeras gargalhadas, recordando momentos tão especiais. Afinal, aquele momento ali retratado nunca mais se repete, é sempre algo único e especial.
É, igualmente, através do ato de fotografar que desenvolvemos formas de comunicação, o que pode trazer milhares de possibilidades de interpretações. Não, é por acaso que se costuma dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Importância Histórica
A fotografia é mais um dos mais importantes registos históricos. Tal como a pintura, a escrita, as artes plásticas, os vídeos ou o cinema, a fotografia permitiu guardar e registar informações históricas que foram passando – e continuarão a passar - de gerações em gerações.
Importância Genealógica
As fotos de família permitem-nos manter viva a memória dos nossos antepassados, registar os momentos mais especiais, mais bonitos, mais relevantes - e, convenhamos, até os tesourinhos mais deprimentes.
Importância Cognitiva
O mundo é feito de memória e sem memória não há interpretação ou sentido em nada. E a fotografia ajuda precisamente a preservar essa memória, principalmente para as gerações vindouras.
Importância Psicológica
As fotografias são também importantes para a nossa mente, para nos recordarmos de quem já cá não está, das coisas que fizemos, dos processos que passamos. Do ponto de vista psicológico, a fotografia pode funcionar como estímulos para ultrapassar diferentes fases da vida.
Importância Sentimental
Provavelmente é o lado mais bonito das fotografias: a capacidade que tem de nos fazer sentir emoções, sejam elas positivas ou negativas.
Através de uma fotografia é possível sermos transportados para aquele momento único, quase que conseguimos reproduzir a situação na nossa mente, sentir o cheiro do local, as pessoas, como estava o tempo, o que nos levou àquela vivência…
É certo que estas emoções podem também trazer sentimentos mais saudosistas, mais tristes, mas temos de ser fortes o suficiente para conseguir ultrapassar o momento e retirar dele a parte mais positiva.
Importância Criativa
Por último, não nos podemos esquecer de que a fotografia também traz ao de cima o nosso lado mais criativo, ou pode fazer-nos sentir mais livres, porque permite-nos mostrar o mundo, as paisagens, as pessoas, os momentos, através dos nossos próprios olhos. É como se cada fotografia tirada fosse uma extensão de nós próprios.
Atualmente, precisamente devido à quantidade de equipamentos eletrónicos que temos disponíveis, podemos não dar o devido valor à fotografia. Por isso, lançamos-te um desafio: olha bem para uma foto que te diga algo e te provoque um sorriso. Se fizeres isto uma vez por dia, a tua vida será tão mais feliz.