PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Além dos problemas de saúde, a pandemia tem um impacto económico gigante que se reflete na saúde financeira dos portugueses. Conhece algumas dicas para poupar dinheiro.
A palavra crise há muito que é familiar do povo português, principalmente junto das camadas mais jovens que têm sofrido mais com a instabilidade financeira que lhes afeta as carreiras e a conquista de objetivos pessoais.
Viver em plena pandemia é, de facto, mais um problema a enfrentar e que pode colocar o futuro financeiro em causa. Mas não tem de ser assim. E, por isso mesmo, vamos ajudar-te a descobrir algumas dicas para poupar dinheiro durante uma pandemia.
Ainda que as nossas rotinas diárias estejam alteradas desde março e as medidas de contenção tenham colocado muito gente no desemprego ou com redução de rendimento, é nas pequenas atitudes e ações do dia a dia que se consegue tentar dar a volta por cima.
É legítimo estares preocupado e isso deve servir como fator motivacional para começar a poupar, ou para poupar mais se já é algo que costumas fazer.
POUPAR DINHEIRO: 8 FORMAS SIMPLES DE O CONSEGUIR
Podes pensar que o dinheiro que ganhas já é pouco para fazer face a todas as tuas despesas, mas verás como é sempre possível poupar dinheiro, até pela redução de custos. Toma nota!
1. Apontar Todas as Despesas e Ganhos Mensais
Dá trabalho, mas é mesmo a primeira coisa que deves fazer: registar o dinheiro que ganhas e todas as despesas que tens, fixas e esporádicas. Só assim irás conseguir perceber onde é que estás a gastar mais do que deves, por exemplo.
Realiza esta tarefa durante um mês completo e no final terás uma melhor noção da tua vida financeira. As faturas do supermercado, jantares, pedir delivery de comida, compras online, conta da luz ou telecomunicações são elevadas? Então, é aí que deves começar a cortar e o ganho será imediato.
Atualmente já existem ferramentas ao dispor do
consumidor que permite averiguar onde é que determinado artigo é mais barato.
Recomendamos-te duas formas de o fazer: o já bem conhecido KuantoKusta ou a aplicação da DECO, o ComparAqui.
São só alguns minutos de pesquisa que te podem
trazer um retorno de vários euros.
São só alguns minutos de pesquisa que te podem trazer um retorno de vários euros.
3. Poupar na Fatura da Luz
Com a pandemia passamos mais tempo em casa e é natural que isso se reflita num aumento da fatura da eletricidade. Ainda assim é possível poupar dinheiro e reduzir o valor da fatura.
Para tal, deves ter mais atenção com os aparelhos em standy by ligados sem necessidade, para os candeeiros acesos em divisões onde não se encontra ninguém ou quando ainda é possível aproveitar a luz natural.
Além disso, evita ligar o ar condicionado ao acaso e fá-lo apenas quando é estritamente necessário.
De igual modo, deves avaliar as tarifas bi-horária ou tri-horária, de modo a perceber se são uma boa alternativa. Se já as tens, certifica-te de que concentras o uso dos eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa e louça nas horas de vazio, ou seja, quando se paga menos.
Uma outra dica poderá dar um pouco mais de trabalho, mas pode trazer grande poupança: mudar de operador. A oferta de eletricidade é mais diversificada atualmente, pelo que outro fornecedor de energia pode oferecer-te o mesmo que já tens por um preço mais baixo.
4. Gastar Menos em Comunicações
A pandemia também levou a um aumento do tempo passado online ou ao telefone, o que pode representar mais dados e minutos gastos. Se tens um pacote que te permite corresponder a estas necessidades sem pagar mais por isso, ótimo, estás no bom caminho. Porém, se ainda não procuraste uma alternativa mais económica, está mesmo na altura de mudar.
No site da ANACOM é possível simular tarifários e perceber se existe uma opção que te permita poupar dinheiro.
Da mesma maneira, deves repensar o teu pacote de televisão: tens canais pagos que não vês? Então, anula a subscrição assim que possível e é mais uma forma imediata de poupar dinheiro. Tens conta de Netflix? Por que não partilhar com um familiar e dividir a despesa?
5. Colocar Dinheiro de Lado
A técnica do mealheiro que ensinamos às crianças é algo que devemos levar connosco a vida toda. Porém, se a ideia da obrigatoriedade é difícil de concretizar, então, em vez de colocares todos os meses 50 euros de parte, coloca no mealheiro as moedas de 50 cêntimos ou de um euro, por exemplo. Ao fim de algum tempo, terás amealhado uma simpática quantia.
6. Consolidar os Créditos
Se tens mais do que um crédito, como por exemplo um crédito automóvel e um crédito habitação, já pensaste em recorrer à consolidação de créditos?
Consiste em juntar num único pagamento mensal todos os créditos que tens. Quais as vantagens que isso traz? Isto permite-te renegociar os pagamentos, diminuindo as taxas de juro e pagando menos todos os meses.
7. Andar mais a Pé ou de Bicicleta
Portugal tem a grande vantagem de ter um clima ameno e isso permite, por exemplo, andar a pé ou de bicicleta durante grande parte do ano. Logo, as pequenas deslocações para as quais habitualmente usas o carro devem ser feitas de forma mais sustentável e, com isso, irás poupar dinheiro no combustível que não vais precisar de usar.
8. Eliminar os Vícios
Se tomas vários cafés por dia fora de casa ou és fumador, então, deixar de o fazer é mais uma forma de poupar dinheiro e de ganhar saúde.
E se isso não chega para te convencer, então faz as contas: um maço de tabaco custa, em média, 4 euros. Se fumares um maço por dia, gastas 120€ por mês. Imaginando que tomas três cafés por dia e cada um custa 0,70 cêntimos, então, tens um gasto mensal de 14 euros. Convencido?
Como vês, fazendo pequenos ajustes no teu dia a dia, é possível poupar dinheiro, seja para uma vida mais desafogada, seja para juntar e cumprir com algum objetivo, como viajar ou ajudar a comprar um carro ou casa nova.