PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Em época de maior exposição solar, os cuidados dermatológicos devem ser reforçados. Como tal, atenta às nossas dicas para combater a pele seca.
Combater a pele seca é algo a ter em conta durante todo o ano, mas especialmente nos dias quentes de verão, em que os riscos são maiores – assim como nos períodos de temperaturas mais baixas, mas isso já é tema para outro artigo...
Manter a barreira de proteção natural da pele permite a renovação celular adequada, bem como manter o aspeto saudável e cuidado que tanto se procura.
Para tal, temos várias dicas para partilhar contigo sobre o tema. Toma nota!
AS PRINCIPAIS CAUSAS DA PELE SECA
Falamos do tempo quente e do tempo frio, mas as causas para o aparecimento da pele seca, ressequida e de aspeto pouco saudável podem ser variadas. Conhecê-las permite-te lidar melhor com o assunto e até aprender a prevenir o problema:
* Ambientes secos
* Poluição
* Tabaco
* Água demasiado quente
* Produtos com componentes mais agressivos ou desadequados para o teu tipo de pele e necessidades
* Alterações hormonais
* Medicação
ISTO É O QUE TENS DE FAZER PARA COMBATER A PELE SECA
Seja para evitar – e esperemos que te encontres nesta situação – seja para começar a tratar, estes são conselhos fundamentais para combater a pele seca.
1. Aplicar Protetor Solar
Isto vale para todos os tipos de pele e para todo o ano. Mas, de facto, o reforço no tempo quente é fundamental, para evitar queimaduras. O recomendado é usar um protetor solar de, pelo menos, FPS 30 cerca de 15 minutos antes de saíres e a cada duas horas quando estiveres fora de casa.
2. Beber Muita Água
Certamente que sabes que 70% do nosso corpo é constituído por água - incluindo a nossa pele, que é o maior órgão que temos. Por isso, para que tudo funcione corretamente, é fundamental a reposição de líquidos, no mínimo de 1,5l de água por dia.
3. Evitar o Uso Excessivo do Ar Condicionado
Por muito confortável que seja num dia quente, usar recorrentemente o ar condicionado pode mesmo secar visivelmente a tua pele. Tal acontece, dado que estes equipamentos sugam a humidade do ar, deixando a pele seca.
4. Evitar a Água Quente
A água quente seca a pele – e se é fácil usar água morna ou fria no verão, ainda há quem não abdique de um duche quentinho. Porém recorda-te que manter a temperatura do corpo baixa nos dias mais quentes é fundamental para evitar a desidratação, o ressecamento e até problemas de irritação da pele.
5. Consumir Frutos e Legumes Cor de Laranja
A cor laranja nos alimentos deve-se à presença de altos níveis de betacaroteno, um antioxidante eficaz para combater a pele seca e envelhecida e até para usar enquanto meio preventivo.
6. Evitar Determinados Alimentos
Quem tem tendência a pele seca, deve realmente evitar determinados alimentos que reduzam os níveis de humidade do corpo. Falamos de álcool, cafeína, sal e gorduras trans.
INGREDIENTES PARA AJUDAR A RECUPERAR A PELE
Alertamos para o seguinte: estes são conselhos genéricos, com produtos que, à partida, poderão, de facto, ajudar a combater a pele seca. Todavia, podes ter necessidades específicas que desconheces e, como tal, estes componentes podem não trazer os resultados prometidos. Assim, recomendamos-te o aconselhamento médico, pois é essencial para perceber quais os produtos mais indicados para a tua pele.
Ácido Hialurónico
Este é o ácido mais apropriado para proporcionar a hidratação necessária à pele, ajudando-a a ficar mais lisa, com mais elasticidade e com menos linhas de expressão.
Manteiga de Karité
Não é por acaso que este ingrediente está muitas vezes disponível em diferentes produtos de cosmética. Ele é realmente essencial para potenciar a regeneração celular e atrasar o processo de envelhecimento da pele.
De igual modo, hidrata e permite à pele ficar bem mais suave.
Extratos de Plantas
As plantas são um remédio natural por excelência, pelas suas propriedades nutritivas e reparadoras. Por isso, optar por produtos que as contenham é sempre uma boa opção.