PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Apesar de ainda não sabermos se poderemos voltar a ter a família reunida à mesa, começa já a tratar da decoração de Natal para te sentires mais animado.
A alegria do Natal deveria fazer-se sentir todo o ano, por isso não é cedo demais para começar a pensar na decoração de Natal. Aliás, por aqui, já montamos o pinheirinho, decoramos as estantes e prateleiras, colocamos muitas luzes e sentimos que a casa ganhou logo outro encanto.
Decorar a casa para o Natal é mesmo uma diversão e há pouca gente que resiste a esta magia. Sim, dá trabalho, mas coloca uma playlist bem apropriada, junta a família ou os amigos e passem uma tarde diferente.
7 DICAS DE DECORAÇÃO DE NATAL PARA UMA ÉPOCA MAIS FELIZ
1. Diz Adeus à Árvore Tradicional
O tradicional pinheirinho todo decorado é o grande símbolo do Natal – disso não há dúvidas. Mas caso não tenhas nenhum ou estejas a pensar em fazer uma coisa diferente, então, está na altura de quebrar com todas as regras.
Podes fazer a tua própria árvore com livros, com galhos de árvores, com fios de luzes… A imaginação é o limite.
2. Usa Itens Naturais
Importante mesmo é não entrar numa roda de consumo desenfreado, principalmente quando há tanta coisa que podemos aproveitar com facilidade.
Por exemplos, recolhe galhos de árvores, folhas e frutos e faz o teu próprio centro de mesa; usa pipocas para fazer fitas para o pinheirinho. Além de bem mais barato, ficarás com um cheiro muito agradável em casa.
3. Cria Enfeites Originais
Além da árvore de Natal, uma excelente forma de trazer o clima mágico para dentro de casa é criar enfeites diferentes e originais para todos os tipos de ambientes e decorações.
Por exemplo, colocar luzes em garrafas ou frascos de vidro, coloca uma fita vermelha e tens, de imediato, um excelente ornamento para uma prateleira.
4. Aposta em Coroas de Porta Diferentes
Simbolicamente, as coroas colocadas na porta trazem sorte e abundância para o próximo ano. Por isso, mito ou não, mais vale mesmo não arriscar.
Ao invés de comprares – sim, há inúmeras à venda, para todos os preços e gostos, opta antes por criares ao teu gosto, seja com as bolas do pinheiro que sobraram, com folhas secas que encontraste num passeio pelo parque, com restos de fita que tens guardada lá para casa… Tudo vale, desde que tu gostes.
5. Utiliza Velas Decorativas
As velas dão jeito em todas as épocas do ano, quer por motivos decorativos, quer por conferirem à casa um aspeto mais aconchegante e convidativo.
Então, no Natal ainda mais: se tiveres velas em casa, pinta-as de vermelho ou dourado – de acordo com a paleta de cores que vais usar na decoração de Natal – e espalha-as um pouco por toda a casa. À noite, acende-as para criarem um ar mágico em tua casa.
Se tiveres de comprar, opta por aquelas com cheiro a maçã, canela ou baunilha, que nos fazem lembrar os doces típicos desta época.
6. Muita Luz
E claro que não pode faltar luz – muita luz um pouco por todo o lado. Atualmente, existem várias opções disponíveis: sequências em led que acompanham o contorno de janelas ou do parapeito, cascatas, lâmpadas coloridas, brancas ou azuis que podem ser fixas, pisca-pisca ou sequenciais.
Basta escolheres as tuas preferidas e espalhar cuidadosamente por toda a casa, incluindo o exterior, no caso de teres varandas, terraço ou jardim.
7. Aproveita o que Tens
Este conselho visa apelar ao teu lado mais consumista: é certo que encontramos objetos lindos em cada loja, mas não podemos estar sempre a comprar, se não tivermos essa mesma necessidade. Por isso, antes de gastares dinheiro pensa: preciso mesmo disto? E depois: será que posso fazer em casa e ter algo original? Estas duas questões são importantes e ajudam-te a ter uma perspetiva mais sustentável sobre o Natal.