PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Somos obrigados a usar este novo acessório em muitas circunstâncias da nossa vida, para evitar a propagação da COVID-19. Mas quais os cuidados a ter com a máscara?
Antes, durante e depois: os cuidados a ter com a máscara são imprescindíveis não só para uma correta proteção, mas também para garantir que estas cumprem mesmo com a sua função.
Numa altura em que o uso de máscara é disseminado em diversos espaços e momentos das nossas vidas é imprescindível certificar-nos que o fazemos corretamente.
USO DE MÁSCARA: ATENTA AOS DETALHES
Um gesto tão simples pode, na verdade, não ser assim tão simplista. Por isso, toma nota de todos os cuidados a ter com a máscara.
1. Como Colocar
Habitualmente o lado mais claro da máscara é para dentro, portanto, o que fica encostado ao teu rosto. Outra questão a ter em conta é que as abas das máscaras, no lado de fora, devem ficar viradas para baixo.
Posto isto, a primeira coisa, então, a fazer é lavar as mãos e só depois colocar a máscara.
Lembra-te que a máscara deve cobrir o nariz e a boca e não vale destapar de vez em quando. Também não vale estar sempre a tocar na máscara, porque as nossas mãos tocam e mexem em muitas superfícies, algumas das quais podem estar contaminadas – teste laboratoriais indicam que o coronavírus pode permanecer desde algumas horas até alguns dias em diferentes materiais.
2. Como Usar
Não uses a máscara muito apertada ou demasiado solta. Se no primeiro caso vai fazer com que fiques desconfortável, no segundo caso estás a retirar-lhe poder de proteção.
As máscaras descartáveis têm, normalmente, um limite máximo de 4 horas de utilização. Quanto às máscaras comunitárias, o tempo poderá variar de acordo com o fabricante, pelo que deves ter em atenção as instruções que forem dadas.
Excetuando essa questão, o tempo de vida útil de uma máscara poderá ser inferior, se sentires que a máscara está excessivamente húmida.
4. Usa Máscaras Certificadas
Independentemente de preferires máscaras reutilizáveis ou descartáveis, estas devem mesmo ser certificadas – algo que consegues comprovar na embalagem.
5. Como Retirar a Máscara
Deves remover a máscara a partir de trás, segurando os elásticos, evitando tocar na zona de proteção. Se a retirares por um curto período como, por exemplo, para almoçar, deves colocar num local seguro, como uma bolsa própria ou até um envelope de papel. Nunca a pouses em cima da mesa, em cima do telemóvel, no bolso ou na carteira diretamente.
Caso contrário, se já chegou o tempo máximo de utilização da máscara, então, as descartáveis devem ser colocadas no lixo comum e as comunitárias colocadas para lavar, de acordo com as instruções (normalmente a 60 graus).
6. Não Tires a Máscara Quando Estás com Outras Pessoas
Se te encontrares num sítio com mais pessoas, nunca deves retirar a máscara, mesmo que estejas a falar com alguém que não te está a conseguir ouvir bem. Tirar a máscara é abdicar da proteção e, potencialmente, poder ainda colocar os outros em perigo.
Uso de Máscara: Dúvidas Frequentes
Em Portugal, o uso de máscara obrigatório foi recentemente alargado para os espaços exteriores, sempre que não for possível cumprir com o distanciamento social. Atenta:
* Em locais interiores, como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, serviços e edifícios de atendimento ao público, estabelecimentos de ensino, creches e transportes públicos;
* Nos espaços ao ar livre, quando o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde não possa ser garantido. Esta regra aplica-se a pessoas com idade a partir dos 10 anos;
* Por todas as pessoas que pertençam a grupos de risco. Há quem use a viseira em substituição da máscara, porém elas não protegem da mesma forma. A máscara permite tapar a boca e o nariz, protegendo as gotículas que são expelidas através do espirro, tosse ou fala. A viseira pode ser utilizada sim, mas apenas como complemento à máscara.
Por ti e por todos: protege-te!