PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Sem dúvida que são muito práticas e no tempo do confinamento permitiram-nos o acesso a determinados bens. Mas há cuidados a ter com as compras online…
Parece tudo tão fácil e simples: à distância de um clique temos milhões de páginas e produtos ao nosso dispor. Por isso, as compras online são tão concorridas: no conforto da nossa casa, podemos comprar praticamente tudo o que possas imaginar, sem filas, sem te preocupares com o trânsito ou onde vais estacionar o carro.
Mas será assim um mundo tão cor-de-rosa onde nada de mal acontece? A resposta é não. Tal como na vida real não faltam oportunistas à espreita para cometer uma ilegalidade qualquer e qualquer um de nós pode ser apanhado num esquema estranho.
Por isso, aprende a precaver-te e atenta aos nossos conselhos.
8 CUIDADOS NAS COMPRAS ONLINE
1. Assegurar que Usas um Dispositivo Seguro
Quer uses o computador, telemóvel ou tablet, tens de te assegurar de que o equipamento está protegido contra malwares, isto é, ter um programa antivírus atualizado e um firewall ativado.
2. Utilizar Ligações Seguras
Se estás a usar a rede de casa para fazer as compras online, provavelmente não terás problemas, contudo, se o fizeres numa rede pública estás mais visível e a tua privacidade pode ser nula.
3. Certifica-te de que o Site é Seguro
É muito fácil de perceber: no início da barra de endereço tem de ter a indicação https://. Se o site for realmente seguro estará igualmente acompanhado de um cadeado.
Também te aconselhamos a fazer uma pesquisa online para saberes mais sobre a reputação da loja onde pensas fazer as tuas compras.
4. Pesquisar e Comparar
Não compres no primeiro site que entrares, porque o produto pode estar mais acessível noutra loja. Plataformas como a Kuanto Kusta permitem comparar o preço de um determinado bem em todos os sites onde está disponível.
Faz uma escolha acertada e informada.
5. Desconfia dos Preços Demasiado Baixos
Claro que há sites que nos oferecem bons descontos, mas como diz o ditado, e muito bem, “quando a esmola é demais, o pobre desconfia”. Por isso, neste caso, o trabalho de detetive é ainda mais importante. Não te esqueças das regras anteriores e de ver as reviews que fazem sobre o mesmo.
6. Lê com Atenção a Política de Trocas e Devoluções
Antes de avançares com a compra, deves mesmo ler a política de trocas e devoluções da loja bem como aos prazos de entrega, para evitar dissabores, principalmente se for um site onde estás a comprar pela primeira vez.
Há direitos que te protegem e tens de ter a certeza de que os mesmos se encontram bem explícitos.
7. Escolhe uma Forma de Pagamento Segura
Nas compras online outro dos cuidados que deves ter é a forma de pagamento. A referência multibanco ou contrarreembolso são os métodos mais seguros. No primeiro caso não há a partilha de dados pessoais e no segundo cenário, tens a oportunidade de confirmar que não foste enganado.
Atualmente também é muito fácil criar um cartão de crédito virtual, só com determinado valor e até autorizado para apenas aquela entidade, o que minimiza o risco de perda em caso de burla.
8. Guarda os Comprovativos
Nas compras online é imprescindível guardar todos os comprovativos, para o caso de algo falhar, seja um atraso na entrega, ou o produto não estar em condições ou avariar. Essa documentação serve de prova para fazeres valer os teus direitos.
CONHECE OS TEUS DIREITOS ENQUANTO CONSUMIDOR
Nas compras online tens o direito de desistir da aquisição ou subscrição de um produto ou serviço no prazo de 14 dias. Em caso de atraso, podes reclamar junto da loja online, pois o vendedor tem várias obrigações a cumprir.
No site do Centro Europeu do Consumidor encontrarás muita informação útil sobre a melhor forma de reclamar.
Em Portugal, tens também a Deco para te ajudar em qualquer situação.