PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
É um investimento a considerar, até porque ocupa uma grande fatia do orçamento mensal. Por isso, há que fazer contas à vida e ver o compensa: comprar ou arrendar casa?
O tempo passa e com ele chegam novas fases da nossa vida, como o sair de casa dos pais. Nesse momento, coloca-se a questão sobre qual o processo mais vantajoso: comprar ou arrendar casa?
Para te ajudar, e para que fiques mais esclarecido, vamos falar sobre as duas situações. Mostramos-te as vantagens e desvantagens de ambos os processos, para que possas avaliar devidamente, fazer contas à vida e decidir qual a opção que mais se adequa a ti.
Comprar Casa: O Que Precisas de Saber
A compra de habitação é, provavelmente, o maior investimento das nossas vidas, pelo que deve ser muito bem ponderado, de modo a não comprometer o futuro financeiro. Conhece primeiro todas as vantagens e depois o lado menos positivo do processo.
VANTAGENS
1. Investimento a longo prazo
A compra de uma casa é uma compra, em muitos casos, para a vida toda ou, então, para muitos anos. Assim sendo, esta aquisição é um investimento no teu futuro e, quem sabe, no futuro da tua família.
2. Ter Património
Ter património, atualmente, é uma excelente garantia de maior estabilidade financeira no futuro. Afinal, estás a investir numa coisa tua. Podes depois vender, ou ficar com ela para sempre, mas é um imóvel teu e tens a liberdade de fazer o que achares mais indicado.
3. Valorizar o Património
Com o passar dos anos, temos vindo a perceber que o mercado imobiliário tem ficado altamente especulado, isto é, o valor das casas aumentou muito. Seguramente que a casa dos teus pais foi muito mais acessível do que um imóvel atual, que lhe seja equivalente. Por isso, no futuro, a tua casa pode valer mais do que o que vale agora.
4. Mais Liberdade
Ter casa própria faz com que a possas adequar totalmente aos teus gostos, mesmo que isso implique a realização de determinadas obras. Não há um senhorio pelo qual te possas condicionar.
5. Mensalidade Mais Baixa
Apesar de teres de pagar uma entrada, o valor da mensalidade do crédito habitação, já com seguros e impostos incluído, é bem mais baixo do que o valor que irias pagar por uma renda.
Além disso, comprar imóveis ao banco permite-te, em alguns casos, ter um financiamento a 100%.
6. Mais Segurança
Se compras casa, sabes que ela será sempre tua – desde que cumpras com o contrato de crédito, naturalmente. No caso de um arrendamento, o cenário é diferente e o fim do contrato pode implicar uma mudança total de vida.
DESVANTAGENS
1. Custos Elevados
Comprar uma casa é um compromisso financeiro a longo prazo, que arrasta outros pagamentos, como é o caso dos encargos com o seguro de vida, seguro do imóvel, condomínio e o IMI. Sem contar, claro, com eventuais imprevistos, que implicam gastar mais dinheiro em arranjos de equipamentos ou obras, por exemplos.
2. Ter uma Boa Poupança
Como referimos, tens de ter um valor simpático para pagar a entrada e os custos inerentes à abertura do processo de um crédito habitação.
3. Uma Dívida para a Vida Toda
Ficar preso a uma dívida durante muitos anos pode ser algo difícil, principalmente quando se pensa em todos os problemas que podem acontecer, sendo o desemprego ou o aparecimento de uma doença os principais.
4. Mobilidade mais Difícil
Comprar uma casa implica um apego àquele espaço, pelo que se decidires mudar de cidade, se tiveres problemas com os vizinhos, se não gostares da zona ou se a casa se tornar demasiado pequena para as necessidades, tens de repensar a tua vida e tomar decisões difíceis.
ARRENDAR CASA: O QUE DEVES CONSIDERAR
Se achas que o arrendamento de casa é a melhor opção, então, atenta a todos os benefícios de desvantagens deste processo. Com todas estas informações poderás ficar mais confortável com a opção que deves escolher.
VANTAGENS
1. Menos Custos Iniciais
Ainda que tenhas de pagar rendas adiantadas e cauções, nunca são valores que se aproximam do que deves dar de entrada para a compra de casa. Além disso, eventuais obras necessárias ficam a cargo do senhorio.
2. Mais Liberdade
Se na compra tens liberdade para fazer o que queres em casa; no arrendamento tens toda a liberdade para simplesmente mudar de casa e não ficar preso a uma mensalidade durante largos anos, nem ao que tudo isso implica.
3. Maiores Benefícios Fiscais
Arrendar uma casa também traz vantagens do ponto de vista fiscal, visto que a declaração das rendas pode equivaler, em alguns casos, a uma dedução à coleta igual a um mês de renda, ou até mais. Tudo depende do tipo de casa ou do local onde se insere.
4. Menor Risco de Endividamento
Só o facto de não ser necessário recorrer a um empréstimo, o arrendamento tem aqui uma clara vantagem.
DESVANTANGES
1. Pagar por uma Casa Que Não Será Tua
Para uma renda é bem mais caro do que uma mensalidade ao banco e, além disso, estás a pagar bastante por algo que nunca será teu.
2. Prestações mais Elevadas
A lei da oferta e da procura fez com que o preço das rendas aumentasse exponencialmente, pelo que são muito mais elevadas do que a grande maioria das mensalidades de um crédito habitação. Isto implica, então, um maior compromisso financeiro constante.
3. Dificuldade na Rescisão de Contrato Antecipada
Apesar de ter de obedecer a determinadas regras, pode ser complicado rescindir contrato de arrendamento antecipado se tiveres necessidade de sair daquela casa.
Os dados estão lançados. Cabe-te agora a ti avaliar e decidir qual o cenário mais adequado às tuas possibilidades e necessidades.