PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Estamos mesmo no fim do mês mais marcante para os nossos amigos barbudos, mas o movimento Movember é tão mais do que isso.
Tem vários nomes: Movember, Novembro Azul ou até No-Shave November e ganham especial importância em novembro. Pega-se num elemento comum no sexo masculino, que é a barba, como simples objetivo para falar de algo muito mais importante. Consciencializar a população masculina tanto para a prevenção, como para o diagnóstico precoce do cancro da próstata e dos testículos. Além disso, aproveita-se a ocasião para a importância de cuidar da nossa saúde mental e alertar para a prevenção do suicídio.
Desde 2003, que a associação / movimento Movember financiou mais de 1.250 projetos de saúde dos homens em todo o mundo, permitindo avançar na investigação da saúde dos homens e transformando a forma como os serviços de saúde os alcançam e apoiam.
O QUE DEVES SABER EM RELAÇÃO À BARBA
Peguemos então no tema, para aligeirá-lo. Aprende a cuidar devidamente da tua barba!
1. Conhece-te Bem
Uma barba bonita precisa de tempo e deve ter em consideração o tipo de rosto: os mais finos devem ter uma barba uniforme; os rostos mais redondos devem ter mais barba da zona do queixo.
2. Tens de Ser Paciente
Como diz o ditado: “Roma não se fez num dia”, nem a tua barba vai crescer rapidamente de um momento para o outro. Por isso, se deixares crescer a barba analisa como é ao certo o teu fio capilar no rosto: se é mais fino, mais denso ou até mais encrespado.
3. Como Corrigir as Irregularidades
É possível aparar a tua barba quando os pelos começam a ficar irregulares. Depois de a lavares bem com um champô adequado, seca-a e penteia-a. As pontas a mais ficarão mais visíveis e podes cortar.
4. Hidratar a Barba
Fazer a barba crescer é apenas uma pequena parte do processo, de nada vale se não usares um champô adequado – não, o que usas para lavar o cabelo não serve – e se não a hidratares.
Só assim é possível ter uma barba hidratada. E ao contrário do que muitos fazem, não deves usar bálsamo, mas sim óleo, visto que ele entra profundamente na pele e impede que esta fique vermelha e irritada e que crie comichão.
5. Mantê-la Limpa
Manter a barba limpa é diferente de lavar o resto do corpo, daí que seja importante o uso de produtos devidamente adequados.
Pentear e secar é outro passo importante no processo de limpeza e manutenção da sua barba e deve fazê-lo diariamente, para evitar que os pelos encravem.
2. COMO CUIDAR BEM DO TEU BIGODE
Dicas para a barba, agora vamos para o bigode. Preparado?
1. Limpeza Diária
Os pelos do rosto são naturalmente mais grossos e, quando estão perto do nariz, podem incomodar muito mais, daí a importância da limpeza, tal como acontece com a barba e, mais uma vez, com os produtos adequados.
2. Esfoliação
Pode parecer estranho, mas assim poderás remover as células mortas e ajuda a evitar pelos encravados, bem como espinhas incómodas perto dos lábios.
3. Hidratação
O óleo da barba também serve para hidratar o bigode. E convém fazê-lo diariamente.
4. Aparar com Frequência
Os fios da barba e bigode crescem a velocidades diferentes, pelo que aparar o excesso é importante para manter o estilo certinho, mas também para crescerem ainda de forma saudável.
5. Tenha um Pente Sempre a Mão
Não, não é exagero, mas ter sempre por perto um pente, de preferência de madeira, não só ajuda a distribuir o óleo no bigode mais uniformemente, como também é perfeito para alinhar melhor os fios.
Recordamos que o movimento Movember surgiu em 1999, na Austrália. Foi criado por um grupo de amigos que decidiu adotar o bigode para chamar a atenção para a saúde masculina, realizando ações cujas receitas revertem a favor de instituições de caridade. O sucesso enorme e levou à criação, em 2004, a Movember Foundation Charity, através da qual é possível fazer doações.