PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Se achas que basta vestir a roupa de desporto e calçar umas sapatilhas para começar a correr, então, esquece. Lê primeiro o nosso artigo.
Parece simples, mas para o fazer corretamente, há que ter vários fatores em consideração para começar a correr de forma tranquila e saudável, sem pressão e sem lesões.
É preciso compreenderes em que ponto estás – tendo em conta a tua experiência e capacidade física – e não o ponto em que achas ou gostarias de estar. Porque se isso não for respeitado, então, não estás a respeitar o teu corpo e podes magoar-te com facilidade.
ANTES DE COMEÇAR A CORRER...
Antes de iniciar a corrida, deves consultar o teu médico, visto que é uma atividade de alto impacto que pode aumentar o stress do corpo e provocar danos nas articulações. Isto é especialmente importante para quem tiver algum problema de saúde ou levar um estilo de vida mais sedentário.
Passo a Passo
Se o médico te der o ok, então, deves começar a fazer caminhadas rápidas, três a cinco vezes por semana.
Aos poucos, aumentas o ritmo e intercalas com períodos de corrida, curtos. E vais aumentando essa frequência, bem como o tempo de corrida. Por exemplo: por cada 5 minutos de caminhada, corres um minuto; depois corres dois minutos... E assim sucessivamente.
Só quando já tiveres alguma resistência e à-vontade é que deves começar a pensar em aumentar a velocidade e aventurar-te por caminhos mais difíceis.
5 DICAS PARA COMEÇAR A CORRER
1. Planear
Seguir um plano realista fará com que melhores mais rapidamente do que simplesmente improvisar ou começar de forma descontrolada.
E, para tal, deves estipular os dias que vais correr e tentar cumprir essa timeline de forma rigorosa, para criares o hábito.
2. O Início Vai Mesmo Ser Difícil
Não vai começar tudo bem, vai haver momentos em que queres desistir e em que achas que correr não é mesmo para ti. Faz parte e não é só a ti que tal acontece.
Correr tem uma curva de aprendizagem íngreme e longa, tanto para o corpo como para formatar o mindset do que precisas de fazer e como.
O importante é mesmo não parar.
3. Faz da Corrida um Momento Divertido
A ideia de falar ou socializar enquanto corres pode parecer demasiado complexa e tornar a tarefa ainda mais difícil e complicada. Mas correr com companhia, pode, de facto, ser um bom momento, de partilha e cumplicidade.
Assim sendo, podes tentar encontrar um companheiro de corrida ou juntar-te a um clube de corrida perto da tua área de residência – desta forma nunca te faltará motivação.
4. Usa os Acessórios Certos
Roupa que permita transpirar e sapatilhas adequadas à tua passada: este é o kit básico de quem quer começar a correr. Portanto, exige algum investimento, mas nada de extraordinário.
Claro que a isto se podem juntar vários equipamentos e acessórios, como relógios de desporto e auscultadores adequados. Porém, se isto é algo que pretendes, aconselhamos a compra apenas quando já estiveres mais habituado à corrida e não ainda nesta fase inicial.
5. Não Esquecer Outros Exercícios
Não basta equipar e começar a correr – tens mesmo de preparar o corpo para tal. Assim sendo, o trabalho de core, força e condicionamento são extremamente importantes, visto que podem ajudar na prevenção de lesões como na melhoria da tua performance de corrida.
Queres alguns exemplos? Toma nota: prancha, prancha lateral e flexões podem aumentar a força do núcleo, e agachamentos e lounges são ótimos para os glúteos e pernas.
Se a fase inicial ainda te for bastante custosa, então, opta por fazer algo de que gostes muito depois do treino, como tomar um banho relaxante e um pouco mais demorado do que o normal.
É tudo uma questão de prática e consistência.
Boas corridas!