PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Não pode ser só mais uma candidatura espontânea: tens de te distinguir da concorrência num mercado de trabalho cada vez mais feroz. Vê como.
Uma candidatura espontânea é um anúncio de emprego em sentido inverso: um candidato mostra, por sua própria iniciativa, o interesse em integrar determinada vaga, numa certa empresa.
Como tal, além de despertar o interesse por parte das empresas no teu currículo, a candidatura espontânea pode e deve ser igualmente uma forma de valorizar o teu perfil profissional.
Atualmente, é um método bastante apreciado pela entidade empregadora. E com estas dicas, tu vais mesmo fazer a diferença.
O QUE DEVES INCLUIR NA CANDIDATURA ESPONTÂNEA
Este pequeno texto deve incluir uma apresentação tua, estabelecendo, inevitavelmente, uma ligação com o currículo que deverá seguir sempre também para o destinatário.
Nessa carta, deves responder a estas questões:
* Quem és?
* Qual o objetivo da tua candidatura?
* Porquê esta empresa?
* Área/departamento a que te candidatas?
* Que mais-valias podes aportar à empresa se te contratarem?
* A partir de quando estás disponível?
* Para que zonas estás disponível?
* No final, mostra-te sempre disponível para mais esclarecimentos e para uma reunião onde te possas dar a conhecer melhor.
O QUE PODES FAZER PARA TE DESTACAR?
A candidatura espontânea tem como objetivo mostrar o verdadeiro interesse do candidato em trabalhar numa determinada empresa, principalmente quando não existe um processo de recrutamento aberto ou não há vagas adequadas às tuas competências profissionais e perfil pessoal.
Para chamar à atenção, seja agora ou mais tarde, estes três truques podem mesmo ajudar.
Aprende o Mais que Puderes Sobre a Empresa
Não faças candidaturas espontâneas em massa: deves sempre personalizá-las, porque isso importa e quem recebe vê que dedicaste o teu tempo e atenção para tal. Afinal, um texto genérico pode revelar completo desinteresse.
Mostra que és a Pessoa Certa para Aquele Cargo e para Aquela Empresa
Todo o teu trabalho na candidatura espontânea devem focar esta questão: deves apresentar-te de tal forma que a outra parte sente mesmo que és a pessoa certa ou, quando muito, que te deve dar uma oportunidade para te conhecer melhor.
Tal não implica cair no exagero da autopromoção e transmitir um tom arrogante e superior. Deves sim adaptar os teus conhecimentos e experiências à posição que gostarias de ocupar, não descurando a objetividade e clareza.
7 Dicas a Não Esquecer na Tua Candidatura Espontânea
Para teres o desejado sucesso na tua candidatura e destacar-te no meio de outras dezenas de currículos, estes conselhos podem fazer toda a diferença.
1 - Envia a tua candidatura para empresas das quais tens boas referências e onde gostarias mesmo de trabalhar;
2 - Escolhe bem as funções nas quais te imaginas a trabalhar, considerando a tua formação, experiência, competências, perfil e objetivos profissionais;
3 - Demonstra confiança e motivação na candidatura, em doses q.b.;
4 - Tenta ser original, principalmente no currículo e portfólio, para despertar interesse e curiosidade junto de quem recebe a tua candidatura;
5 - Deves ser direto e objetivo: envia apenas a informação mais relevante;
6 - Tenta perceber qual a melhor forma para o envio da tua candidatura: se por e-mail, site, correio ou até mesmo uma entrega de forma presencial;
7 - Envia sempre o CV e portfólio juntamente com a Carta de Apresentação.
EXEMPLO DE UMA CANDIDATURA ESPONTÂNEA
Aqui encontras um bom modelo de candidatura espontânea que pode perfeitamente ser adaptado a informações que consideres ainda pertinentes partilhar.
Contudo, não te esqueças: não sejas demasiado exaustivo, porque todos os detalhes devem constar no currículo.
(A tua identificação)
Nome
Morada
Telefone/Telemóvel
(Dados da entidade)
Nome do destinatário
Cargo
Nome da empresa
Endereço
Localidade, dia, mês e ano
Ex.mo(a) Sr. (a)
O meu nome é (nome), sou licenciado em (curso e faculdade) e tenho (número de anos) anos de experiência nesta área profissional. Cessei recentemente a minha ligação profissional e estou a contactar V. Exª. com o objetivo de prosseguir a minha carreira e de colocar todas as minhas aptidões e conhecimentos ao serviço de uma empresa tão reputada como a vossa.
Sabendo que a vossa entidade é conhecida pela excelência do serviço e pelo elevado nível de qualidade do capital humano, é com muito entusiasmo e motivação que proponho a minha integração na vossa equipa.
Acredito sinceramente que os meus conhecimentos e a minha experiência profissional possam contribuir para engrandecer ainda mais a vossa empresa.
Juntamente com esta carta de apresentação envio o meu curriculum vitae, no qual V. Exª. poderá atestar todo o meu percurso profissional.
Estou totalmente ao dispor para agendar uma entrevista pessoal com V. Exª. no sentido de prestar esclarecimentos adicionais.
Grato pela vossa atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
(Assinatura)