PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Também no tempo de menos sol e calor, é possível continuar a ter plantas em casa, todas vivaças e bem verdinhas. Descobre quais.
Quem é um verdadeiro fã de plantas, quer tê-las sempre por perto, seja qual for a altura do ano. Por isso mesmo, existem plantas de outono, que sobrevivem às temperaturas mais frias e dias mais escuros e curtos.
Para tal, há que saber quais são, bem como ter os devidos cuidados para as plantas de outono, verão, inverno e primavera cresçam sempre saudáveis e tragam mais vida à tua casa.
8 PLANTAS DE OUTONO PARA TER EM CASA
As folhas secas caídas no chão lembram-nos que o outono já chegou – assim como os dias de chuva intensa, os dias mais curtos e a mudança de hora. Mas tenham calma, amigos da Natureza, porque poderão continuar a ter plantas em casa. Queres saber quais são?
Amores-perfeitos
Esta planta é um verdadeiro clássico nos jardins de outono e inverno. Independentemente da temperatura, são geradas flores que podem alcançar os 15 centímetros de altura – o que prova que não são tão frágeis quanto possam parecer.
Além disso, esta planta é bem conhecida pelas suas flores pequeninas e bem coloridas, que dão mais vida a qualquer espaço onde se encontrem.
Hibiscos
Também esta planta aparenta alguma fragilidade, porém possui flores muito resistentes às intempéries do tempo.
Quanto aos cuidados a ter, deves certificar-te de que não recebem luz solar direta, porque se tal acontecer, poderão danificar-se rapidamente.
Dálias
Apesar de esta ser uma planta muito resistente ao frio, as dálias não se dão nada bem com as geadas, pelo que deves ter muita atenção em relação a este senão.
Nesse sentido, se vives numa área onde as temperaturas podem ser negativas no outono, é preferível sempre que as mantenhas dentro de casa.
Cíclames
Esta planta herbácea perene é uma das preferidas dos amantes de plantas em geral para as estações do ano mais frias. Crescem rápido e podem até chegar aos 30 centímetros de altura e apresentam muitas cores algumas até meio exuberantes, como por exemplo, branco, cor-de-rosa, encarnado, salmão, roxo, etc.
E tem ainda outro lado positivo: dá-se bem tanto em vaso, como em floreira, como no interior, como no exterior.
Margaridas-inglesas
Esta variedade de planta também bastante pequena são das margaridas mais comuns que encontramos à venda em qualquer mercado ou florista nesta altura do ano. As cores mais comuns são a branca, amarela e rosa, são bastante resistentes, até em ambiente exterior.
Hortências
As hortênsias são uma das melhores plantas de outono, na medida em que produzem muitas folhas verdes durante o ano e que, com a chegada do outono, podem adquirir tonalidades avermelhadas e roxas.
São das plantas de outono mais bonitas, dado o seu aspeto bem frondoso e preenchido e que tanto podem ser cultivadas em ambiente interior e exterior.
Medronheiro
Esta é uma das plantas de outono mais comuns em Portugal e cresce até em ambientes selvagens e sem grandes cuidados, como matagais, pinhas, bosques de azinheiras e até sobreiros.
Além de ser extremamente útil, porque é indicada para providenciar muita privacidade nas moradias, é desta planta que se fabrica o famoso medronho, uma aguardente tradicional portuguesa.
Esta planta não necessita de muitos cuidados, a não ser que seja colocada no exterior e com acesso a luz direta solar controlada.
Candeias
As candeias, ou capuz-de-frade devido ao seu formato, são plantas de outono bem resistentes e, por isso, indicadas para estações menos amenas. Todavia, devem ser cultivadas em terrenos cuidados, preferencialmente em bermas e taludes de caminhos ou nas margens de rios e ribeiros.
COMO CUIDAR DAS PLANTAS NO OUTONO: DICAS ESPECIAIS
Já sabes quais são, agora vê como cuidar!
1. Podar corretamente
As plantas, por si só, vão-se preparando para a chegada do tempo mais frio e, como tal, armazenam energia, para fazer uma espécie de hibernação. Se puderes dar uma ajuda extra com a poda correta tanto melhor: retira galhos secos e comprometidos, assim como folhas mortas ou amareladas.
2. Saber o que Plantar na Região Onde Vives
Ainda que o clima de Portugal Continental seja considerado ameno, há grandes variâncias de temperatura, principalmente, entre o interior e o exterior. Como tal, deves privilegiar sempre as plantas que melhor se ajustam ao local onde vives.
3. Procurar Locais com mais Luz
Para cuidar corretamente das plantas no outono deves optar por colocá-las em locais com maior iluminação solar. Isto ajuda a que se protejam do frio, mas também a reduzir o seu próprio gasto de energia, o que permite manter intacta a função de renovação do ar.
4. Diminuir a Quantidade de Água
Naturalmente que nesta altura do ano, as plantas não precisam de ser regadas com tanta frequência. Para confirmar o truque é simples: coloca o dedo na terra entre um a dois centímetros e se ainda estiver húmida, não precisas de fazer nada.