PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Queres fazer voluntariado, mas não sabes o quê, nem por onde começar a procurar? Então, este guia vai ajudar-te.
O voluntariado trata-se de um conjunto de ações com interesse social e comunitário, cuja atividade reverte a favor do serviço e do trabalho com objetivos de escolaridade, cívica, científicos, recreativos, culturais ou outros.
É realizado sem qualquer contrapartida ou recebimento, pelo que visa sempre o bem-estar social: ajudar quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
Se há algo que a pandemia nos mostrou é que a vida muda num ápice, e nem sempre para melhor. Se somos um dos afortunados que têm condições financeiras, físicas, de saúde e emocionais para estarmos bem, então, por que não ajudar quem precisa? Vê como o podes fazer.
EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE VOLUNTARIADO
Existem várias formas de voluntariado. Podem ser presenciais ou até online, através de ações individuais, como acontece com determinadas profissões, como os médicos, psicólogos ou advogados. Poderá também incluir a participação em determinadas campanhas, doação de sangue, inscrição para doação de medula óssea, limpeza de praias.
O trabalho voluntário pode também ser realizado mediante a criação de grupos para apoio ou suporte a certas camadas da população, como associação de moradores, apoio a vítimas, grupos carenciados ou sem-abrigo.
Poderá também incluir o trabalho de alfabetização e ajuda de crianças carentes; ou a integração em organizações sociais com oportunidades em quase todas as áreas de atuação.
Como vês, não faltam oportunidades, meios e atividades para quem pretende fazer trabalho voluntário.
PRINCÍPIOS ÉTICOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO
Ainda que o queiras fazer de forma continuada, será que tens o perfil certo para tal? Afinal, é de fundamental importância ter determinadas características, pois o voluntariado implica doares o teu tempo e uma parte de ti a uma causa.
*Liberdade: és voluntário porque queres;
*Desinteresse e gratuitidade: não esperas receber nada em troca nem qualquer tipo de compensação;
*Lealdade: enquanto voluntário deves atuar de forma leal à organização ou à causa em que te envolveste;
*Respeito pela missão, valores e objetivos institucionais da entidade ou causa;
*Solidariedade, complementaridade e responsabilidade.
SABIAS QUE O VOLUNTÁRIO TAMBÉM TEM DIREITOS?
Para proteger quem dá um pouco de si e do seu tempo para ajudar os outros, a lei portuguesa prevê uma série de direitos do voluntário que devem ser respeitados:
*Desenvolver o voluntariado de acordo com os conhecimentos, experiências e motivações que lhe são intrínsecos;
*Ter acesso a programas de formação, “tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário”;
*Receber apoio no desempenho do trabalho e o devido acompanhamento;
*Exercer o trabalho voluntário em condições de higiene e segurança;
*Ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido;
*Dispor de um cartão de identificação de voluntário.
MAS TAMBÉM HÁ ALGUNS DEVERES...
A par dos direitos, existe um conjunto de deveres que o voluntário tem de cumprir na relação com a entidade ou causa que integra, na relação com os outros voluntários e também na relação com os beneficiários.
Entre eles contam-se o respeito pela dignidade de cada indivíduo, respetivas convicções ideológicas, religiosas e culturais, e o respeito pela vida privada e salvaguarda da exposição pública de cada beneficiário. Assim sendo, cada voluntário deve assegurar o sigilo sobre assuntos confidenciais, bem como agir com bom senso na resolução de questões imprevistas, não esperar contrapartidas, e ter sempre como prioridade contribuir para o desenvolvimento pessoal daqueles que são alvo da ação.
De igual modo, na relação com a organização a que pertencem, os voluntários devem:
*Seguir os princípios e normas;
*Conhecer e respeitar as regras de funcionamento da organização e dos respetivos programas e projetos;
*Atuar de forma cuidadosa e solidária;
*Zelar pela correta utilização de bens materiais.
BENEFÍCIOS DO TRABALHO DE VOLUNTARIADO
Mas por que motivo tanta gente se empenha em ser voluntário? Dar sem nada receber? Na verdade, ser voluntário é tão mais do que isso… É sentirmo-nos úteis e acreditar que as nossas ações e comportamentos podem ajudar alguém e fazer alguma diferença no mundo.
Assim, ser voluntário ajuda a melhorar as competências do trabalho em equipa, melhora a tua autoestima e capacidade de socialização e até a saúde, visto tratar-se de uma fonte de realização pessoal e até profissional.
É também uma excelente oportunidade de enfrentar novos desafios e conhecer novas pessoas.
ONDE PODES FAZER VOLUNTARIADO?
Não faltam entidades, organizações e ações às quais te podes juntar, sejam elas de carácter pontual ou periódico. Na Bolsa do Voluntariado encontras uma lista bastante completa de atividades às quais te podes juntar. Podes, igualmente, consultar a junta de freguesia, câmara municipal ou paróquia da tua área de residência para saber se existem programas aos quais te podes juntar.
Naturalmente que determinadas entidades nacionais também estão constantemente à procura de voluntários. Banco Alimentar, Refood, Cruz Vermelha, AMI, Liga Portuguesa Contra o Cancro ou Serviço Voluntário Europeu são apenas algumas das organizações mais conhecidas.