PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
A contagem decrescente para aqueles dias mágicos marcados na tua agenda já começou e andas a contar os dias que faltam para, finalmente, poderes desfrutar de umas incríveis férias? Ou fizeste ponte e conseguiste um fim de semana prolongado para desanuviares uns dias? Seja como for, férias com planos não têm o mesmo gosto do que dias de férias passados em casa.
Portanto, está na hora de pegar no computador e explorar as opções disponíveis. Se te apetece variar e descansar longe do rebuliço das zonas mais concorridas, por que não optares por umas férias no campo? Porque férias são sinónimo de paz, tranquilidade, momentos de descontração e de uma pausa na rotina e no ritmo urbano. Portanto, nada melhor do que fazer turismo rural.
Vamos dizer o óbvio, mas aqui fica: Portugal é um país com paisagens tão belas quanto variadas. E o turismo em destinos rurais, que privilegia a conexão com a natureza, é uma modalidade de férias que tem vindo a ganhar mais e mais fãs. A verdade é que, hoje em dia, existem opções de turismo rural para todos os gostos: no norte ou no sul do país, na serra ou junto a praias fluviais... Se procuras uma experiência mais autêntica e tranquila, é tempo de aproveitar o que de melhor Portugal tem para oferecer. Só te falta mesmo escolher! Para te facilitar a tarefa, compilámos neste artigo tudo o que precisas de saber sobre férias no campo.
Já estás a sonhar com o silêncio e viagens tranquilas, não é? Optar por fazer férias numa unidade de turismo rural permite-te realmente deixar de lado tudo o que te faça lembrar rotina, trabalho, stress e ansiedade. Descobre estas e outras vantagens do turismo rural:
É este o poder que o turismo de Natureza exerce junto de qualquer pessoa: sentes que é possível fazer um reset ao teu cansaço, a emoções menos positivas... Respira, entra no mindfulness e desfruta!
Não que fosse necessário convencer-te a passar férias no campo, mas, agora que te falámos das vantagens do turismo rural, temos a certeza de que estás pronto para dar o próximo passo: fazer uma reserva! Para te ajudar a decidir, vamos agora falar-te das modalidades mais comuns de alojamento:
Ao optares por te hospedar numa unidade de turismo rural, vais experienciar uma imensa tranquilidade, longe do barulho e da poluição da cidade, ao mesmo tempo que poderás participar em atividades que fazem parte do quotidiano da vida no campo. Locais onde o silêncio é apenas interrompido pelos sons da Natureza: afinal precisamos de muito pouco para sermos verdadeiramente felizes. Mostramos-te 5 alojamentos de turismo rural que estão mesmo à tua espera…
Começamos bem a Norte, na bonita vila de Ponte de Lima, onde encontramos o intimista e elegante Carmo’s Boutique Hotel estrategicamente localizado para que possas descobrir o melhor das tradições, do património cultural e da arquitetura do Norte de Portugal, a 45 minutos do Porto.
É um hotel de pequenas dimensões, com apenas 15 quartos e 3 tendas suite de estilo glamping. Podes usufruir de diversas experiências, como degustação de vinhos, visitas culturais e gastronómicas, experiências na natureza, piqueniques e até passeios a cavalo.
Claro que a piscina exterior e os incríveis jardins são locais para passar grande parte do tempo, mas há muitos outros que vão exigir a tua atenção, como o restaurante de cozinha tradicional portuguesa, a Oficina do Vinho, o Divino Spa e o Natura Spa.
* Morada: Rua Santiago da Gemieira nº10 - 4990-645 Gemieira
* Contactos: 910 587 558 / info@carmosboutiquehotel.com
A 580 metros de altitude, em pleno Parque de Pedras Salgadas, encontramos a segunda sugestão para umas férias em pleno contacto com a Natureza.
O poder das águas e a beleza natural do parque contribuem para atrair os turistas, que chegam de todos os cantos do mundo, atraídos também pelas irreverentes Eco Houses e pelas convidativas Tree Houses.
* Morada: Parque Pedras Salgadas - 5450-140 Bornes de Aguiar
* Contactos: 259 437 140 / info@pedrassalgadaspark.com
No centro do país, encontramos o hotel Areias do Seixo, também conhecido por proporcionar um reencontro entre corpo e alma, potenciado pelos poderes místicos que só a natureza tem.
Portanto, este espaço, assume-se como mais do que um hotel, pretendendo ser um “um lugar onde todos os ingredientes que o compõem foram escolhidos a pensar na originalidade e no conforto.
* Morada: Praceta do Atlântico, Póvoa de Penafirme - 2560-046 A dos Cunhados
* Contactos: 261 936 350 / info@areiasdoseixo.com
Já há muito que o Litoral Alentejano é um destino apetecido, pelas praias fantásticas que em nada deixam a dever aos destinos paradisíacos internacionais.
A Herdade da Matinha cativa pela atmosfera acolhedora e ambiente peculiar que conjuga diferentes estilos, o que lhe dá um toque de leveza e de intemporalidade. No local, poderás, ainda, desfrutar de várias atividades: piqueniques, aulas de yoga e surf, workshops de culinária, passeios a cavalo e, claro, poderás dar uns belos mergulhos na piscina ou na praia ali tão perto.
* Morada: Herdade da Matinha, 7555-231 Cercal do Alentejo
* Contactos: 968 848 579 / reservas@herdadedamatinha.com
Já no famoso e desejado Algarve, poderás relaxar na Companhia das Culturas – um espaço de ecoturismo sustentável e orgânico, rodeado de 40 hectares de pinheiro manso, cortiça e alfarroba, damasco e figo, azeite e laranja, no extremo sueste do Algarve à beira da Reserva Natural de Castro Marim.
É um local que apela ao mais profundo contacto contigo próprio e com o que te é realmente importante, pelo que não há televisão, nem música ambiente. E o wi-fi apenas está disponível nos espaços comuns.
Mas também há espaços de lazer de elevada qualidade, como a piscina exterior de água salgada, o Hamam e a Cork Box.
* Morada: Rua Jacinto Celorico Palma, 8950-270 Castro Marim
* Contactos: 960 362 927 / reservas@companhiadasculturas.com
Uma das vantagens do turismo rural é que há muito mais para fazer além de "trabalhar para o bronze" e de mergulhos na piscina. Por norma, terás que fazer a reserva de um pacote especial e, depois, inscrever-te nas atividades proporcionadas pelo alojamento local. A um ritmo calmo, claro está, podes fazer:
Estas sugestões vão conectar-te profundamente com o meio ambiente e deixar-te ainda mais deslumbrado e relaxado. E o melhor? Ainda que não metas os pés no ginásio durante as férias, vais continuar ativo fisicamente!
E por que não participares em atividades de lazer junto das comunidades locais e aprender mais sobre a cultura da região? Os workshops de culinária e de artesanato são perfeitos para isto!
Não que sejam 100% sinónimos, mas os termos "turismo rural" e "sustentabilidade" têm bastantes pontos em comum. Ao contrário do turismo de massas, o turismo rural dedica-se, regra geral, a atividades com menor impacto ambiental. Um pequeno exemplo: uma boa parte dos ingredientes usados pelo restaurante da quinta onde estás alojado pode bem ser de produção própria.
Além disto, estás a contribuir para o desenvolvimento da economia local e, consequentemente, das zonas rurais, ajudando a criar e manter postos de trabalho.
E como o exemplo começa em casa, os próprios alojamentos e empresas do setor são, naturalmente, adeptos de práticas sustentáveis. Além da utilização de produtos locais e/ou biológicos, é comum estas unidades de alojamento local atentarem na eficiência energética através, por exemplo, da utilização de painéis solares ou da redução do consumo de água.
Acreditamos que o melhor de uma experiência de turismo rural são os benefícios para o teu bem-estar e saúde mental. Longe da confusão, será fácil desconectar do stress e abraçar uns dias de slow living. Permite-te acordar sem despertador, desperta a ouvir os sons da natureza, reduz as horas nas redes sociais e participa em atividades que normalmente não estão ao teu dispor. Verás como irás dormir profundamente e como os teus níveis de ansiedade e stress vão diminuir.
E porque a atividade física não tem que ser descurada, mas apenas adaptada, cuida do corpo e da mente e aproveita para dar caminhadas e andar de bicicleta, seja em família, com amigos, em casal ou na tua companhia única.
Atualmente, são já muitos os destinos rurais que complementam a oferta gastronómica e as atividades ao ar livre com práticas de yoga e meditação. Revitalizado, vais regressar à cidade com mais energia para os desafios do dia a dia - e, claro, para o ginásio.
As sugestões de alojamento local que te demos são exemplos da diversidade de opções do turismo rural. Mas não queremos ficar por aí: a riqueza natural de Portugal merece mais! Anda daí para uma voltinha pelos destinos imperdíveis para férias no campo:
E, para uma experiência completa de turismo rural, por que não criares um itinerário? Experimenta, por exemplo, visitar várias aldeias históricas ou, entre litoral e interior, conhecer as facetas da extensa região do Alentejo. Difícil dizer não a uma road trip, certo? Importa é que desaceleres e desfrutes da paz da natureza.
O turismo rural é sinónimo de (re)descoberta do património natural e cultural das regiões e que te permite alcançares um imenso bem-estar, físico e mental. Anda daí e descobre o poder da Natureza!