PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Há alimentos que não podem faltar na vida de quem treina regularmente. São importantes para potenciar resultados e facilitar a recuperação. Quais são?
Conseguir os resultados com que sempre sonhaste nem sempre é fácil – se assim fosse éramos todos verdadeiros atletas. Mas há detalhes que podem ajudar a alcançar a tua melhor forma física e, sem dúvida, que, para tal, há alimentos que não podem faltar na tua rotina diária.
Como sabes, tudo o que é ingerido pelo organismo humano tem dois propósitos: pode servir de fonte de energia para as células ou pode ser armazenado como reserva de gordura. Além disso, determinados alimentos podem facilitar o metabolismo anabólico, tanto para o ganho de massa muscular, como para a perda gordura, dependendo do que cada indivíduo pretende.
Assim sendo, o controlo sobre o regime alimentar, principalmente antes e depois do treino pode, realmente, ser aquilo de precisas de introduzir na tua vida para mudar e encontrar o caminho certo.
ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA QUEM TREINA
Vamos dar-te uma série de dicas sobre os alimentos mais indicados para o antes e depois do treino, em específico, e, em seguida, dicas mais abrangentes que deves incorporar na tua alimentação diária. Toma nota.
O Que Comer Antes de Fazer Desporto
Idealmente deves comer até cerca de uma hora antes de iniciar a prática desportiva, porque assim consegues ingerir os nutrientes necessários, ao mesmo tempo que evitas o desconforto abdominal.
Idealmente essa refeição deve conter alimentos fornecedores de hidratos de carbono de absorção lenta ou complexos e que se encontram, habitualmente, presentes em alimentos pouco processados, como por exemplo:
* Massa
* Arroz
* Batata
* Cereais
* Leguminosas
* Fruta
Por outro lado, deves mesmo evitar alimentos com hidratos de carbono de absorção rápida ou simples, nomeadamente bolachas, cereais de pacote e barras de cereais: podem ser muito saborosos, mas não saciam o suficiente e não são nutricionalmente uma boa solução.
Depois da Atividade Física
Depois de todo o gasto energético durante o exercício físico, deves repor as reservas de glicogénio e de minerais que perdes durante a prática desportiva. Algumas das opções mais rápidas e comuns são as bebidas desportivas. Mas há outros alimentos que também são benéficos, principalmente os que são ricos em proteínas, para ajudarem não só na recuperação muscular, como no aumento da massa muscular.
Conhece alguns bons exemplos de alimentos que deves consumir e que são ricos em proteína:
* Carne
* Peixe
* Ovos
* Leite
* Iogurte
* Frutos secos
Beber Água
Não sendo propriamente um alimento, a água é fundamental para todo o organismo, mas ainda mais com a prática desportiva regular ou intensa. Isto porque uma hidratação insuficiente pode levar ao aparecimento de caibras musculares ou até de lesões, em défices mais graves.
A Alimentação Deve Ser Individualizada
Este é um ponto extremamente importante e, muitas vezes, desconsiderado. Assim, deves ter sempre em atenção que as dicas e sugestões que partilhamos contigo são genéricas e que, para um aconselhamento personalizado, deves consultar um profissional. Será ele a fazer todas as avaliações necessárias e a dar-te um plano alimento que te ajude a alcançar as metas desejadas.
Até lá, existem sugestões e dicas que partilhamos contigo que poderão ser bastante úteis, mas, por algum motivo, não resultarem contigo ou não serem suficientes. Assim sendo, a consulta junto de quem mais sabe é extremamente importante.