PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Não são só os famosos que se dedicam ao Stand Up Paddle. Esta modalidade está disponível um pouco por todo o país e vamos falar-te sobre ela.
O Stand Up Paddleboarding, também denominado de SUP, é uma antiga forma de surf que reapareceu há poucos anos como disciplina autónoma e que pode ser praticado por qualquer pessoa.
Independentemente da idade ou condição física, o importante é estar disposto a entrar nesta aventura que pode ser praticada no mar, desde que esteja flat – isto é, calmo – ou em rios, lagos, albufeiras…
O desporto teve origem nos anos 60, nas ilhas havaianas, como uma maneira de os instrutores de surf gerirem melhor os seus grandes grupos de alunos. Como tal, colocavam-se de pé nas pranchas, para garantir que eram vistos por todos – um acaso que deu origem a um desporto que pode ser verdadeiramente relaxante.
COMO SE PRATICA?
O Stand Up Paddle é um dos desportos que mais cresce no mundo. O praticante fica de pé numa prancha larga e comprida e vai percorrendo os percursos desejados, recorrendo, para tal, a uma pagaia.
Para tua própria segurança, principalmente se fores novato nisto, deves praticar com leash, isto é, com uma fita que liga a prancha de paddle à perna. Assim, em caso de queda, a prancha não se afastará de ti. Convém ainda usares um colete de flutuação para máxima segurança.
Quando entrares na água pela primeira vez, não tentes colocar-te logo de pé. Coloca-te de joelhos e tenta equilibrar-te dessa forma e só quando te sentires verdadeiramente estabilizado é que deves colocar-te de pé, devagar, começando com as pernas fletidas. Depois de estares erguido e confiante, começas a remar de um dos lados com a pagaia, e vais alternando de lado.
BENEFÍCIOS DO STAND UP PADDLE
Com esta modalidade, estamos a realizar atividade física quase sem ter consciência disso. Contudo, remar em pé em cima da prancha, obriga a uma maior ativação do sistema cardiovascular e exige o trabalho de vários grupos musculares. Como vês, o que parece ser um hobbie, pode, de facto, ser um desporto completo, com vários benefícios:
* Maior força muscular, principalmente nas pernas que asseguram a estabilidade;
* Reforço da parte abdominal, que transmite esforço da remada à prancha;
* Ativação da parte superior do corpo (ombros, braços, dorsais) que se ativam no movimento de remada;
* E, claro, sem esquecer que tudo isto é feito ao ar livre, o que permite respirar ar puro e ter maior contacto com a natureza – e todos sabemos o bem que isto faz à nossa saúde mental.
QUAIS OS CUIDADOS A TER?
Ainda que pareça relativamente simples, se és iniciante na modalidade não te aventures. Há, de facto, alguns cuidados a ter. Toma nota:
* Procura ter orientação com um profissional capacitado, pelo menos, nas primeiras tentativas;
* Procura locais de água calma: quanto mais tranquila for a água, mais segura é a prática;
* Utiliza sempre o equipamento adequado e de acordo com o teu peso e altura;
* Nunca te esqueças do leash - a corda de segurança que te liga à prancha;
* Informa-te sobre as correntes, ventos e demais características importantes do local para onde vais;
* Evitar remar sozinho;
* Nunca te afastes muito da costa;
* Não pratiques em dias de chuva ou trovoada;
* Não pratiques em zona de banhistas, porque a prancha é um equipamento grande e, em caso de colisão, podes magoar alguém;
* Também não deves praticar Stand Up Paddle em rotas de embarcação nem em áreas onde se praticam desportos motorizados.