PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Estamos na época mais comum ao seu aparecimento e, por isso, tantas vezes ouvimos falar em virose. Mas afinal o que é e quais os sintomas mais comuns? Toma nota.
Uma virose pode ser causada por diversos e diferentes tipos de vírus, pelo que os sintomas podem ser variados. Todavia, as mais comuns são as que afetam as vias respiratórias e o intestino.
Apesar do termo virose abranger todas as infeções de origem viral, na prática, os médicos costumam reservar esse diagnóstico para as infeções virais leves, que são, na verdade, bastante comuns e é sobre essas que vamos aqui falar.
SINTOMAS COMUNS DE VIROSE
Tendo, então, em conta as infeções virais ligeiras, podemos dividi-las em três grandes grupos: viroses respiratórias, viroses gastrointestinais e viroses exantematosas, porque são, de facto, estas que se verificam com mais frequência e que te podem afetar.
Viroses Respiratórias
As viroses respiratórias são provocadas pelo vírus da gripe ou pelos vários vírus que provocam a constipação comum, entre eles: Rinovírus, Adenovirus, Vírus Sincicial Respiratório, Coronavirus, Parainfluenza.
Habitualmente têm uma duração de 2 a 7 dias e curam-se espontaneamente, sendo que raramente há complicações.
Os sintomas mais comuns das viroses respiratórias são:
* Febre;
* Espirros;
* Nariz entupido;
* Sinusite;
* Tosse ligeira;
* Conjuntivite;
* Dor de cabeça;
* Dor de garganta;
* Dor no corpo;
* Cansaço;
* Mal-estar generalizado.
Viroses Gastrointestinais
Os quadros de diarreia aguda costumam ser provocados pelas viroses gastrointestinais, que incluem infeções pelos vírus Rotavírus, Norovírus, Astrovírus e Adenovírus entérico.
Esta virose poderá durar entre 3 a 7 dias e ser acompanhada por cólicas abdominais e vómitos, principalmente nos primeiros dias.
Estes são os sinais de alerta em caso de virose gastrointestinal:
* Febre alta;
* Dor abdominal intensa e persistente;
* Diarreia, com sangue, por vezes;
* Desidratação grave;
* Perda de peso sem motivo aparente.
A maioria das viroses gastrointestinais resolvem-se também espontaneamente, sem necessidade de tratamento ou dietas muito rigorosas. Ainda assim, nos casos de febre e desidratação mais persistente, poderá ser necessário acompanhamento médico.
Viroses Exantemáticas
Dos três tipos de viroses aqui abordadas, as exantemáticas poderão ser as menos comuns. Como o próprio nome indica, provocam exantemas, isto é, erupções avermelhadas na pele., sendo que as mais comuns são as provocam varicela, rubéola e sarampo.
Nestes casos, é mesmo necessário diagnóstico e acompanhamento médico.
COMO CURAR A VIROSE MAIS RAPDIAMENTE
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que os vírus não podem ser tratados com antibióticos. Como os sintomas se relacionam, maioritariamente, com dores e febre, estes são os sintomas que mais necessitam de acompanhamento. De resto, o descanso e o reforço na hidratação são outros fatores a ter em conta.
Durante o tratamento da virose, aconselha-se ainda o consumo de alimentos leves e de fácil digestão, preferencialmente frutas, legumes, verduras e carnes magras cozidas e evitar alimentos demasiado condimentados, gordurosos, pesados e de difícil digestão.
No sentido da prevenção, ter um sistema imunológico forte é também fundamental para enfrentar o período do ano mais crítico – como é o outono e inverno – para as viroses. Além disso, convém não esquecer que continuamos em pandemia e cuidarmos melhor de nós é obrigatório e algo que não pode ser deixado em segundo plano. Este reforço pode ser determinante para a forma como o nosso corpo vai reagir em caso de doença – seja ela qual for.
O reforço do sistema imunitário passa por seguir uma dieta equilibrada, pela aposta na ingestão de alimentos com determinadas propriedades, por uma boa hidratação corporal e, claro, pela prática de exercício físico regular.
Dar tempo ao corpo para reagir ao que está a acontecer é importante. Naturalmente que se os teus sintomas piorarem ou persistirem durante muito mais tempo do que é comum, deves ir ao médico, no sentido de despistar qualquer outro problema mais grave.