PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Os madrugadores contam que normalmente se levantam muito cedo para ir ao ginásio. Consequência disso é chegarem ao trabalho já com uma energia elevada, sem os olhos inchados, como normalmente se encontram os colegas que acordaram há pouco mais de meia hora. Estes, provavelmente são os que treinam ao final do dia.
No entanto, cada pessoa é como é ou há benefícios em fazer exercício físico a uma determinada hora do dia?
Bem, a melhor hora para fazer exercício é uma preferência individual. Não há pesquisas que determinem o melhor horário, o ideal é saber em qual deles o corpo funciona melhor - e principalmente não deixar de ter uma rotina de exercício. No entanto, há os prós e os contras de cada um.
Treinar de manhã, as vantagens que encontramos são:
- Mais energia:
Fazer exercício físico de manhã dá mais energia. Se o trabalho que desempenhas é de elevado stress, tanto na parte física como na parte mental, trabalhar o dia todo e depois ir para o ginásio pode ser considerado exaustivo demais. Se perceberes que estás esgotado no fim do dia de trabalho, o treino da parte da manhã talvez seja a melhor opção.
- Queima gorduras mais rápido:
Fazer exercício físico de manhã ajuda o corpo a queimar mais gordura. Isso porque o corpo consome primeiro os açúcares e depois a gordura. Pela manhã, a queima de gordura é maior porque provavelmente ainda não ingeriu muitos hidratos de carbono.
- Ajuda psicológica:
Os benefícios psicológicos do exercício matinal são efetivos. Para a maioria das pessoas, a prática de exercício físico acalma a mente e dá uma injeção de energia positiva para o resto do dia.
Treinar de manhã, as desvantagens que encontramos são:
- Maior risco de lesão:
Antes do exercício físico na parte da manhã é necessário dar atenção especial ao aquecimento, especialmente para aqueles que envolvem a região da coluna. Isto, principalmente para quem gosta de levantar pesos.
Treinar à noite, as vantagens que encontramos são:
- Estás melhor preparado fisicamente:
Se não trabalhaste até tarde e não estás fisicamente esgotado, estarás mais propenso a fazer exercício físico do que da parte da manhã. Além disso, provavelmente foste ingerindo mais alimentos, o que ajuda a levantar mais peso e a fazer mais repetições.
- Ficar mais tempo no ginásio:
Não ter hora para sair do ginásio dá maior tranquilidade para a realização de um bom aquecimento e de um bom treino, consegues fazer pausas maiores entre exercícios e socializar.
- Levantar peso é mais seguro:
Exercícios explosivos que envolvam levantar muito peso devem ser feitos à noite. De manhã, não são tão eficientes nem tão seguros.
Treinar à noite, as desvantagens que encontramos são:
- Pode atrapalhar o sono:
O exercício físico aumenta o nível de cortisol no sangue, fazendo subir a pressão arterial e a atenção. Fazer exercício físico muito tarde faz com que o corpo tenha um pico de cortisol no momento em que deveria estar a baixar, o que pode levar a interferir no sono.