PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Quem disse que as piscinas eram só coisa de ginásio? Para dar umas braçadas valentes ou simplesmente para relaxar, tens muitos sítios novos para explorar. Parte connosco à descoberta das piscinas mais bonitas de Portugal. No meio da natureza, dentro dos hotéis mais luxuosos do país ou bem no centro da cidade, há alternativas para todos os gostos e - literalmente - para todos os feitios. Afinal de contas, as piscinas retangulares, com marcas coloridas bem definidas, não são as tuas únicas opções.
Mas atenção: por vezes, ter uma água límpida e luzidia não é tudo. Antes de escolheres o teu próximo destino de banhos, garante que o espaço oferece todas as infraestruturas de que precisas. E como é que garantes isso? Nós já fizemos a pesquisa por ti! Por isso, é só ir e aproveitar. Com toda a beleza que os teus olhos desejam e com todo o conforto que mereces. Bora mergulhar?
Dia sim, dia sim, ouvimos dizer que Portugal é um ótimo destino de férias. Tem praia, tem natureza e tem... piscinas naturais. Como um todo, o país é um refúgio para turistas nacionais e estrangeiros. Já analisado à lupa, o norte e as ilhas destacam-se. Numa mistura de verde e azul cristalino, três das piscinas mais bonitas de Portugal estão nestas regiões.
Imagina. Durante milhares e milhares de anos - tantos que nem consegues imaginar - montes e montes de lava foram arrefecendo à beira-mar. O resultado? São 3 800 m² de piscina vulcânica só para ti. Soma-lhes dois metros de profundidade e 3 210 m² de solário.
Situada na costa norte da ilha da Madeira, a piscina natural de Porto Moniz está sempre a receber a água do mar. Logo, é como se te banhasses em água nova, uma e outra vez. Além disso, podes alugar espreguiçadeiras e chapéus de sol.
Vais com crianças? Também há uma área apta para receber os mais pequenos. Já para não falar de uma série de serviços de apoio que vais adorar, incluindo:
Já não acreditas quando te dizem que um certo lugar é mesmo de paragem obrigatória? Abre lá uma exceção. É em nome dos Açores e juramos que vale a pena.
O Poço da Ribeira do Ferreiro, Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas oferece-te cascatas e uma vegetação densa. Inserido na Zona da Reserva Florestal do Morro Alto, é o suprassumo da ilha das Flores.
Se adoras fotografia, vais amar todos os ângulos da falésia. Se a água é a tua fonte de relaxamento, quando deres por ti já estás a saciar a tua sede de meditação. Mas, para lá chegares, ainda tens de andar cerca de 15 minutos a pé. Isto é natureza em estado puro. Portanto, carros não entram aqui. Leva calçado adequado e inicia o trilho numa ponte que fica a 700 metros do local.
Queres andar ainda mais? Tens um trilho de 13 quilómetros à tua espera. São cerca de três horas e meia, entre a Igreja do Lajedo e a Fajã Grande. A determinado momento do percurso, passas por uma das piscinas mais bonitas de Portugal. O Poço da Ribeira do Ferreiro, claro!
Se é sobre as piscinas mais bonitas de Portugal que estamos a falar, a serra do Gerês é tema de conversa. Na barragem que junta os rios Cávado, Gerês e Freitas, encontras praticamente 700 hectares navegáveis. A albufeira da Caniçada existe por lá desde 1955, assumindo-se como o spot ideal para os teus desportos náuticos.
É desta que vais ceder à moda do paddle? Por que não cumprir a checklist rodeado de uma natureza inconfundível? As canoas, os barcos a motor e as boias também não ficam de fora. E, quando o desporto te cansar, podes sempre aproveitar a Praia do Alqueirão nas margens da Albufeira.
Estende-te nas areias, de olhos postos na Marina de Rio Caldo e no Santuário de São Bento da Porta Aberta. Ficam logo na margem oposta!
Hotéis com piscina são sempre boa ideia. Se forem piscinas infinitas, ainda melhor! Dentro e fora de portas, as unidades hoteleiras competem para serem os melhores destinos de verão em Portugal. E tu, queres ser jurado desta competição? Vamos lá a mais três eleitos na categoria "Piscinas Mais Bonitas de Portugal".
Foste tu que pediste uma vista de cortar o fôlego? Ora aqui tens uma piscina em forma de decanter e com paisagem sobre o Douro.
A piscina exterior do glamoroso hotel The Yeatman está no top das piscinas infinitas portuguesas. Quiçá do mundo! Experimenta mergulhar e abrir os olhos: vais ver o Porto à tua frente, numa perspetiva única. Sim, tens vista panorâmica até mesmo debaixo de água! E, quando te apetecer um snack ou um refresco, podes contar com o Pool Bar. Um serviço de refeições ligeiras e bebidas ao teu dispor.
Oh não, está uma ventania que não se aguenta? Não há problema. Passa para a piscina interior. Igualmente com uma vista incrível sobre a cidade, podes desfrutar de uma calmaria incomparável. Tudo, com água aquecida e super relaxante.
Foto: DR
Um hotel com acesso privado e direto à praia? Chegaste ao sítio certo.
Se o Algarve é o ex-líbris da época balnear em Portugal, a piscina do Bela Vista Hotel & Spa é a maior lenda da região. Com vista para a Praia da Rocha, oferece-te sombras e colchões bem confortáveis, bem perto da água. Para um toque mais exótico, aprecia as palmeiras em toda a volta.
Já chega de banhos de sol? Informa-te sobre as aulas de cozinha e vinho na receção do hotel. Se te sentires mais aventureiro, também podes reservar experiências de hiking e biking. Na tua busca pelas piscinas mais bonitas de Portugal, tu decides.
Foto: DR
A região Douro soma e segue no que respeita às piscinas mais bonitas de Portugal! Numa combinação harmoniosa entre água, pedra e madeira, a piscina interior do Six Senses Douro Valley garante vista para a floresta.
Ainda não te sentes suficientemente relaxado? Mergulha e concentra-te na terapia de som subaquática. Depois, passa pelos jatos de massagem. Se preferires, também tens piscina exterior. Não há como não adorar!
Foto: DR
Esta categoria é para quem quer um refúgio na cidade. Se os parques verdes te sabem a pouco, fica com esta seleção em mente. As piscinas mais bonitas de Portugal também cabem nos centros urbanos.
É um dos "Cem edifícios do século XX" e uma obra-prima do arquiteto Álvaro Siza Vieira. De junho a setembro, a Piscina das Marés está aberta ao público. Fora desses meses, podes marcar uma visita de interesse fotográfico ou arquitetónico.
Contudo, é no pico do verão que este espaço se destaca ainda mais. Tem uma piscina só para crianças e outra para adultos. Em ambas, a água é salgada, acabadinha de chegar do mar. Podes ainda contar com:
Junto à Praia da Torre, a vista sobre o rio Tejo é rainha. Além da paisagem, a Piscina Oceânica de Oeiras está pronta para desafiar as tuas vertigens: salta nas pranchas entre 0,70 cm a 7,5 m de altura e mergulha em 1 800 m² de água salgada.
Se fores de carro, conta com um parque coberto de 75 lugares. Já para estender a toalha, não te preocupes: o espaço é amplo e tem algumas sombras. Sem sombra de dúvida, uma das piscinas mais bonitas de Portugal!
Foto: DR
Queres mais uma para a tua lista de piscinas infinitas? Apresentamos-te um rooftop incrível, entre o centro comercial Amoreiras e o Parque Eduardo VII. A estação do Marquês de Pombal está apenas a 700 metros.
Aqui, vais redefinir a tua ideia sobre as piscinas de luxo em Portugal. A verdade é que este espaço encerra em si mesmo todo um novo patamar de glamour. Além disso, é uma excelente oportunidade para explorares Lisboa.
Pela sua localização privilegiada, é fácil descobrires tanto a cultura da capital como o areal, que se estende desde Cascais até à Costa da Caparica. E, se reservares com antecedência, consegues preços mais atrativos. Não percas esta oportunidade.
Foto: DR
Antes de partires para as piscinas mais bonitas de Portugal, mergulha nestes conselhos essenciais.
Se fores para piscinas de hotel, informa-te antecipadamente sobre os horários de funcionamento. Por exemplo, a piscina infinita do The Yeatman está apenas aberta entre abril e outubro. Além disso, é exclusiva para os hóspedes do hotel.
Já se te estiveres a preparar para piscinas naturais, que tal ficares em parques de campismo? O Ponte Saltos Gerês Camping, por exemplo, é uma boa opção para explorares a Albufeira da Caniçada.
Como em tudo, o truque é planear com antecedência. E, independentemente da tua escolha, não corras riscos:
Então, já escolheste o teu destino refrescante? De norte a sul, ilhas incluídas, este artigo mostrou-te os melhores destinos de verão em Portugal.
Tens outros para sugerir? Tanto piscinas naturais como piscinas urbanas e, até, hotéis com piscina? Envia-nos uma mensagem a contar quais são para ti as piscinas mais bonitas de Portugal. Se experimentares alguma das nossas sugestões, também queremos ouvir as tuas reviews.
Ideia de última hora: e se visitasses todas as piscinas deste artigo e criasses o teu próprio ranking? Contamos com isso.
Boas férias e bons mergulhos!
Sobre o autor: Vítor Santos - Diretor Técnico do Grupo Fitness UP desde 2018 com vasta experiência na área de Personal Training e reconhecido, em 2013 e 2014, como Personal Trainer de referência nacional no 1º e 2º Congresso Nacional de Gestão de Health Clubs, respetivamente.