PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Chegou o verão e com ele chegaram também as indesejadas picadas de insetos. Vê como te podes prevenir e o que fazer se tiveres o azar de ser picado.
Muita comichão, vermelhidão e desconforto: estes são os sintomas mais comuns das picadas de insetos que são uma das características mais comuns da época de verão.
Devido ao tempo quente e a termos o corpo mais exposto, praticamente toda a gente já passou por isto. Todavia, e felizmente na maior parte dos casos, as picadas de insetos não são graves e melhoram rapidamente, mesmo que não aplique nem tome nenhum medicamento.
As reações alérgicas graves (anafilaxia) ou a transmissão de doenças graves, como a doença de lyme, zika, dengue ou malária é menos frequente e restrito a determinados locais do mundo.
Prevenir as Picadas de Insetos: O Que Fazer?
Temos algumas dicas genéricas para te ajudar a prevenir uma picada indesejada. Toma nota:
* Quando estás em locais com abelhas ou vespas, mantém-te calmo e mexe-te devagar. Não deves agitar os braços, muito menos enxotá-las;
* Nos dias ou momentos em que vês insetos mais frequentemente, opta por tapar os braços e pernas – por serem as zonas do corpo que temos a descoberto e que, por isso, são mais facilmente picadas;
* Opta por usares calçado fechado enquanto estiveres no exterior, sempre que possível;
* No caso de teres a pele exposta, podes aplicar um repelente de insetos. Caso uses protetor solar, o repelente deve ser sempre o último produto que colocas no corpo;
* Zonas com muitas flores, comida destapada, lixo ou águas estagnadas são verdadeiros chamariz para determinados mosquitos, por isso, se conseguires prevenir ou resolver algumas dessas situações, fá-lo o quanto antes;
* Nunca perturbes ninhos de insetos;
* Em zonas de maior risco, as portas e janelas devem estar fechadas, sobretudo no final do dia. Ou, então, para favorecer a circulação de ar, opta por colocar uma rede mosquiteira para prevenir a entrada de insetos.
Cuidado com a Vespa Asiática
A vespa asiática, presente na Europa desde 2004 e, em Portugal, desde 2011, pode ser um verdadeiro perigo para a saúde pública.
Ainda que este inseto seja principalmente um predador de abelhas, sempre que se sente ameaçado ou vê uma ameaça aos seus ninhos, a vespa asiática pode reagir de forma bastante agressiva e atacar os seres humanos.
A picada é dolorosa e provoca inchaço e vermelhidão local, à semelhança da picada de outros insetos e, habitualmente, não representa grande risco para a saúde da pessoa picada, exceto se houver uma reação alérgica. Nesse caso, pode ocorrer um choque anafilático que pode colocar a vida em risco.
Dada a perigosidade da situação – e ao facto de só sabermos se somos alérgicos se formos picados – caso isso aconteça, procura ajuda hospitalar urgente mediante o aparecimento de:
* Inchaço da língua;
* Dificuldade respiratória;
* Respiração com barulho;
* Tosse;
* Sensação de fraqueza e desmaio;
* Palidez.
O que Fazer em Caso de Picada de Inseto?
A reação cutânea é comum e frequente após a picada de inseto e isso significa o aparecimento de vermelhidão, prurido intenso e inchaço, como já te indicamos.
Quando isso acontecer, coloca o mais rapidamente possível um pano fresco ou pedra de gelo sobre a pele, pois isso irá aliviar de forma imediata a comichão e o inchaço. Podes tomar anti-histamínicos se já tiveres indicação para tal, bem como aplicar um creme calmante, que encontrarás à venda em qualquer farmácia ou parafarmácia.
A Sociedade Portuguesa de Dermatologia indica ainda que os casos mais graves podem ser tratados com a aplicação de fármacos corticoides com ação anti-inflamatória ou até com injeção intramuscular – mas tal apenas deve ser feito mediante indicação médica.
Se fores picado por uma abelha ou vespa, deves também ter em conta que os ferrões devem ser removidos o mais rápido possível.
Remédios Naturais para as Picadas de Inseto
Alguns ingredientes que temos em casa podem ser bastante úteis para aliviar os sintomas após as picadas de inseto. Confere se é o caso.
* Casca de Banana
A casca da banana é um remédio natural e sustentável contra as picadas de insetos, principalmente mosquitos. Basta esfregar a parte interna da casca no local da picada e, verás como, em apenas alguns minutos, a picada vai desinchar, diminuindo, também, o incómodo provocado.
* Manjericão
Esta incrível erva aromática liberta um óleo que alivia a alergia causada no local das picadas de insetos. Não basta colocar as folhas na pele. Vê o que deves fazer: amassa as folhas até sair um líquido escuro e é esse líquido que deves aplicar na pele, na zona da picada.
* Leite e Água
Aplicar leite frio misturado com pouco de água fria, em iguais quantidades, é mais um excelente remédio natural para as picadas de inseto. Esta mistura não só alivia em caso de dor e comichão, como também ajuda a eliminar rapidamente o inchaço e a inflamação.
Dicas bastante úteis e que te vão ajudar a aproveitar melhor os dias de verão.