PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Já experimentaste a modalidade Mindfulness? É uma aula, disponível no Fitness UP São João e Jumbo Maia, que vem revolucionar o conceito de meditação, por ter sido desenhada para quem gosta, mas especialmente para quem não gosta de meditar! Atreves-te a ser mais feliz?
Mindfulness, ou “consciência plena”, traduzindo, é uma técnica já com 40 anos de existência e que consiste na adaptação da meditação do Budismo Zen à realidade ocidental.
É através desta modalidade que vais perceber que tens andado a mil à hora, mas te estás a esquecer de viver. E, por isso, está na hora de mudar. Mas não te preocupes, nós ajudamos.
GINÁSIO PARA OS PENSAMENTOS
A técnica de Mindfulness baseia-se na atenção plena, melhorando a circulação, a paciência, a autoconfiança (assim como a confiança nos outros) e, de bónus, ainda te enche com uma enorme sensação de tranquilidade e leveza.
Assente no pressuposto de que “não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecermo-nos de viver” - ideia exposta por Albus Dumbledore na saga Harry Potter - com Mindfulness, aprendes a viver no presente, prestando “atenção plena” aos detalhes de cada momento.
Além disso, as técnicas respiratórias que aprendes nesta modalidade promovem um maior recrutamento da capacidade motora pulmonar, o que resulta num fortalecimento dos músculos responsáveis pela inspiração, bem como numa maior coordenação entre eles.
E os benefícios não se resumem a isso. Quando enfrentamos grandes níveis de stress, a nossa amígdala aumenta. Ao praticar a modalidade, o stress desaparece, o que faz com que a amígdala encolha, ajudando a aumentar, entre outras coisas, os níveis de produtividade. Isto porque, às vezes, uma pausa de um minuto pode aumentar (muito) a tua produtividade.
Existem meditações mindfulness muito rápidas, de 1 ou 3 minutos, que podem ser feitas em qualquer lugar – sim, no escritório ou mesmo no trânsito. Dão ao cérebro a possibilidade de se reprogramar e de ir buscar novas ideias a outras partes do cérebro.
Uma das grandes vantagens do mindfulness é ser uma forma de meditação para pessoas que não se interessariam, à partida, por esta prática. A meditação, neste contexto, tem de ser feita de forma simples: sentado numa cadeira, com os pés bem assentes no chão, as costas apoiadas na cadeira ou ligeiramente afastadas, mas direitas. E não vamos tentar libertar a mente de pensamentos – de facto, precisamos que ela divague neles.
Se não o fizéssemos, era como irmos ao ginásio e não termos pesos ou aparelhos que nos exercitam os músculos com treino de resistência. Tiramos alguns minutos para nos concentrarmos apenas na respiração, nas sensações do nosso corpo. Passado um bocado, damos conta de que as preocupações e planos reaparecem na mente. Voltamos a concentrar-nos na respiração e uns instantes depois... lá vêm eles de novo!
O mindfulness é um treino simples de atenção: aprender a dar conta de onde está a nossa mente e, se não estiver onde queremos, aprender a trazê-la de volta.