PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Parece que por muito que treines e tenhas uma alimentação cuidada não te consegues livrar da gordura localizada? Então, toma nota do que mais podes fazer.
A gordura localizada é o excesso e acumulação de gordura em determinados locais do corpo. E tal acontece por algo muito simples: ingere-se mais calorias do que as que se gastam. Mas não só – antes fosse algo tão simples quanto isto: questões como genética, sedentarismo ou maus hábitos alimentares podem também estar na origem deste problema.
Além disso, há partes do corpo mais suscetíveis: abdómen, braços ou no interior das coxas. E se pensas que é só uma questão estética, então, deves saber que a gordura localizada traz riscos para a tua saúde, podendo levar ao aparecimento ou agravamento de colesterol, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
E o pior é que, depois de instalada, este tipo de gordura é bem mais difícil de eliminar, pelo que é fundamental saber mais sobre o tema.
MULHERES SÃO MAIS AFETADAS: MITO OU REALIDADE?
Esta ideia é, de facto, uma realidade e tal relaciona-se com a diferente componente hormonal de cada sexo. É esse fator também que estabelece diferenças na distribuição da gordura corporal entre mulheres e homens. No primeiro caso, a maior parte desta gordura localizada tende a depositar-se nas coxas e nádegas; já nos homens é mais na zona abdominal.
QUE TRATAMENTOS EXISTEM?
As primeiras duas regras – e as mais importantes de todas – para o bem-estar geral e prevenção de problemas de saúde são mais do que conhecidas e muito simples: ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.
Naturalmente que, em situações pontuais, e mais graves, isto poderá não ser suficiente para eliminar a gordura localizada. É aí que entra a parte da Cosmética e Medicina Estética.
Atenta aos principais tratamentos a ter em consideração.
Esfoliação
Quem diria que um ato tão simples, rápido e fácil poderia ajudar com a gordura localizada? A esfoliação permite a renovação celular, fundamental para controlar a produção de sebo das peles oleosas, ativar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas. Por isso, nunca facilites neste comportamento.
Mesoterapia
Este tratamento ajuda a combater a gordura localizada, celulite e perda de tónus muscular. São aplicadas injeções com substâncias que estimulam a microcirculação sanguínea, nas zonas que registam problemas. Isto evita a retenção de líquidos e ajudar a reduzir a gordura localizada.
Drenagem Linfática Manual
Ao estimular o sistema linfático, consegue-se minimizar a propensão para a retenção de líquidos e o aparecimento da celulite. A massagem faz pressão leve e indolor, que acaba até por ser também relaxante.
Lipocavitação
Este procedimento estético é um dos mais frequentemente utilizados para destruir a gordura acumulada na barriga, costas e coxas. Para tal, aplica-se um gel na região e este é espalhado por um equipamento próprio com movimentos circulares, que emite ondas do tipo ultrassom. Essas ondas entram nas células de gordura e promovem a sua destruição.
Endermoterapia
Na endermoterapia é utilizado um equipamento que puxa a pele da área a ser tratada, levando a uma separação entre a pele e a camada de gordura.
Criolipólise
Este procedimento tem como objetivo o congelamento da gordura corporal para promover a destruição das células de gordura. E sim, tal implica o recurso a temperaturas baixas: recorre-se a um equipamento que arrefece a região a ser tratada a até -10ºC durante cerca de uma hora, o que faz com que as células de gorduras sejam destruídas.
Carboxiterapia
É mais um procedimento estético para ajudar a eliminar a gordura localiza-se. Consiste na aplicação de gás carbónico medicinal na região ou regiões mais afetadas, o que estimula a eliminação da gordura dentro das células, passando esta a ser utilizada pelo organismo como fonte de energia.
Como vês, estes últimos procedimentos são um pouco mais invasivos – ainda que indispensáveis em alguns casos. Por isso, para evitar ao máximo teres de recorrer aos mesmos, faz sempre a tua parte: pratica exercício físico regularmente e adota um regime alimentar equilibrado.