PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
"O Fitness UP é muito mais do que um ginásio; é um estilo de vida!". Foi com base neste pressuposto que Hélder Ferreira, CEO do Fitness UP Group, hoje, em dia de aniversário, nos falou sobre a génese da marca e a filosofia desta comunidade a que chama Tribo UP.
Na Tribo UP cabem todos aqueles que estão de bem com a vida. Todos aqueles que se preocupam consigo e com o próximo e que espelham os 4 pilares fundamentais da comunidade: a solidariedade, a inclusão, a sustentabilidade e a superação.
Apresentações feitas, convidamos-te a descobrir o homem que teve, um dia, a ideia de criar "o antídoto contra os ginásios aborrecidos".
Começando pelo princípio: quem é o Hélder Ferreira?
Sou um homem feliz! Fui moldado pelas minhas origens humildes, que fizeram de mim aquilo que sou hoje: focado, orgulhoso, lutador e extremamente competitivo. Agarro cada desafio como se fosse um caso de vida ou morte. Daí ter sempre um plano muito exaustivo para cada situação.
Sou tímido e falhar deixa-me extremamente envergonhado. A família é a minha prioridade universal e o Fitness UP funciona como a “gasolina” que me alimenta e dá razão à minha vida profissional. Todos os dias me sinto responsável por todos aqueles que acreditam e lutam por este projeto. Se calhar, é por isso que às vezes parece que carrego o mundo às costas!
O Hélder é um sonhador, um realista ou um pensador?
Sem dúvida um sonhador incansável. Sonho mesmo muito! Todos os dias me agarro a este monte de sonhos que vou tendo. E a estes junto ainda os sonhos da minha equipa.
Claro que depois a concretização dá imenso trabalho. E só um bom plano de ação, a equipa certa, com a disciplina e ferramentas certas, fazem com que possamos ver crescer os frutos de cada um dos sonhos.
Como é que o mundo do Fitness surgiu na tua vida?
Quando eu abracei o mundo do Fitness (ou quando ele me abraçou a mim), eu ainda era uma criança. Tinha 18 anos quando comecei a trabalhar como recepcionista no Eugenios Health Club, motivo pelo qual tenho – e vou sempre ter – um carinho muito especial por este clube. Tudo o que sei sobre o negócio foi lá, e com aquela equipa, que aprendi.
Na verdade, nunca fui muito apaixonado pelo mundo do Fitness. Por outro lado, sou, e sempre fui, apaixonado por fazer “crescer” pessoas enquanto profissionais: torná-las melhores e mais capazes de enfrentar grandes desafios. Não só na empresa, mas também fora dela.
Fala-nos da origem do Fitness UP.
Estávamos em 2012 e o Fitness UP nasceu como que por magia! (risos) Sonhei que podia construir um clube que imitasse a Walt Disney mas no mundo do Fitness. Acreditava que a formação e experiência nas áreas da gestão podiam fazer a diferença. Sonhava com clubes onde havia “magic moments” a acontecer constantemente.
Com os sócios contagiados com a energia dos clubes e onde todos viviam a Magia UP, fazendo parte de uma comunidade assente em pilares como a solidariedade, a sustentabilidade, a superação e a inclusão. Este sempre foi o sonho da Tribo UP.
Hoje, esse sonho é realidade!
Onde está hoje o Fitness UP e quais as previsões para o futuro?
Sinto mesmo que ainda somos uma startup e que o verdadeiro projeto Fitness UP ainda só está a iniciar. Estamos cada vez mais alinhados com a minha ambição de criar uma equipa de alta performance em todos os departamentos.
No futuro, vamos cobrir o país com a nossa insígnia e com a fantástica equipa que me acompanha vamos contagiar Portugal de norte a sul na partilha do espírito UP. Não seremos mais low-cost mas muito mais prestige, não seremos mais um ginásio, mas sim um estilo de vida!
Qual foi a inspiração para chegar ao nome Fitness UP?
Estava à procura de um nome que transmitisse potência, magia, inspiração! Foi assim que me lembrei do nome do filme “UP ALTAMENTE”. (risos)
Felizmente um amigo demoveu-me de apostar no “altamente” e desafiou-me a criar um nome que fosse mais adequado ao negócio. Daí o nome Fitness UP.
-
RAIO X
Uma inspiração: Uma melhor versão de mim.
Um bom conselho: “Tentar é meio caminho andado para falhar”. Com este conselho aprendi que o mindset deve ser “vou fazer” e não “vou tentar”.
Como te vês a envelhecer? Eu não envelheço, amadureço. (Risos)
Branco ou preto? Preto. Dá menos nas vistas.
Frio ou calor? Calor. Do Sol, do fogo e do humano.
Voar ou ficar em terra? Ficar nunca, nem em nada.