PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
400 anos. É este o tempo que uma bola de ténis leva para se decompor. Agora pensa: anualmente, produzem-se cerca de 300 milhões dessas bolas! E o que dizer do padel? Uma caixa com três míseras bolinhas não sobrevive a mais de três partidas. Para onde vai todo este desperdício? OK, não praticas nenhum destes desportos. Por isso, pensas que esta conversa de fitness sustentável não é para ti mas... estás enganado!
Ora faz lá uma lista com todos os equipamentos que usas para treinar. Quando dizemos todos, são mesmo todos! Roupa, garrafas, gadgets e snacks incluídos. Tudo o que usamos consome recursos naturais. A boa notícia é que uns equipamentos consomem mais do que outros.
Assim, e com a dose certa de informação e motivação, consegues tomar decisões que sejam melhores para o planeta. Queres ver como é fácil?
Neste artigo, encontras truques simples e eficazes para um treino ecológico, sem comprometer os resultados. Bem-vindo ao mundo do fitness sustentável!
Agora que finalmente te inscreveste no ginásio, dizemos-te para fazeres exercício ao ar livre? Sim, não fiques chocado. A verdade é que alguns ginásios já organizam treinos na rua. Se ias correr para a passadeira e está bom tempo, por que não correr lá fora? Sempre poupas no consumo de energia e, logo, poupas o ambiente. A poupança até pode não ser muita, mas grão a grão... sabes o resto.
Por outro lado, se estás farto de treinar sozinho, sempre podes juntar colegas, amigos e familiares para uns trilhos na natureza. Aproveita para explorar os cantos verdes da tua vila ou cidade e liga-te ao ambiente, enquanto reforças os laços sociais. Mas as dicas de fitness sustentável não ficam por aqui:
Claro que é praticamente impossível deixares uma pegada neutra. Contudo, há pequenos gestos que fazem uma grande diferença antes, a caminho, durante e após o treino.
(Tens razão, esta frase foi o expoente dos clichés à volta do fitness sustentável. Mas é tão verdadeira! Ora comprova.)
Prepara a mala, já a pensar no ambiente. Leva toalhas de tecido, tanto para o banho como para limpar aquelas gotas de suor que teimam em escorrer. Evita toalhas e toalhetes de papel. Além disso, prefere garrafas reutilizáveis, quer seja para encher com água ou com a bebida da alegria Fitness UP. Para quê desperdiçar plástico todos os dias?
Dá para ir a pé até ao ginásio ou parque? Ótimo. Até era possível ir de bicicleta? Vamos lá! Só dá mesmo para ir de carro? Equaciona primeiro a possibilidade de apanhar um transporte público. Se tiveres mesmo – mesmo, mesmo – de ir de carro, vê se dá para partilhar boleias. Este é um passo muito importante na tua missão de fitness sustentável.
Se treinares em casa ou se fizeres exercício ao ar livre, prefere equipamentos feitos a partir de materiais reciclados. Mais abaixo, deixamos algumas sugestões.
O quê? Queres dar um passo ainda maior? Instala painéis solares ou garante que o teu fornecedor de energia usa, sobretudo, fontes renováveis.
Já no ginásio, opta por equipamentos que não recorram a alimentação externa.
Vai um duche rápido? Desliga o chuveiro nos minutos em que passas o shampoo e o sabonete. Quando puseres a roupa a lavar, escolhe o programa eco. Com estas práticas de fitness ecológico, até vais poupar na fatura da eletricidade!
Sem o apoio das marcas, o fitness sustentável não tem futuro. Em contrapartida, também há materiais do quotidiano que tu mesmo podes transformar em ginásios sustentáveis e caseiros. O segredo está numa combinação eficaz entre a atividade das empresas e as tuas escolhas pessoais. Percebe tudo, em três pontos essenciais.
Quando entras no supermercado, vais direto à zona dos biológicos? Temos um desafio para ti: olha bem para as prateleiras e identifica, pelo menos, três produtos que não estejam embalados em plástico. Difícil, não é?
A verdade é que uma agricultura sustentável não é necessariamente sinónimo de boas escolhas ambientais. Isto significa que deves ter cuidado redobrado ao escolheres os teus alimentos de treino. Para uma nutrição sustentável, segue estas dicas:
O fitness sustentável não depende só dos atletas. E os ginásios estão a dar forma a uma série de medidas ecológicas que, mais do que uma tendência, já são uma exigência. Vê alguns exemplos:
Já não tens paciência para ouvir falar em proteção ambiental? É compreensível, mas não podes desistir agora. Lembra-te que corremos o risco de o planeta deixar de ter paciência para nós. Por isso, acredita, adotar práticas de fitness sustentável é uma forma criativa e inteligente de poupar o planeta.
Inclui uma destas sugestões na tua rotina de treinos e contribui para um futuro mais saudável. Afinal de contas, não tens nada a perder. Antes pelo contrário: o fitness sustentável não compromete em nada a tua performance. É simplesmente um compromisso com o ambiente e que traz a grande vantagem de te fazer bem a ti também.
Sobre o autor: Vítor Santos - Diretor Técnico do Grupo Fitness UP desde 2018 com vasta experiência na área de Personal Training e reconhecido, em 2013 e 2014, como Personal Trainer de referência nacional no 1º e 2º Congresso Nacional de Gestão de Health Clubs, respetivamente.