PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Vivemos um período que não se fala de outra coisa se não a guerra. Basta ligarmos a televisão e assistirmos aos noticiários que somos bombardeados (e esta palavra não é aplicada por acaso) com o terror vivido no Médio Oriente, facto que parece ter substituído a guerra na Ucrânia, mas não.
Infelizmente, o mundo está doente e não é de agora. São anos e anos disto. O ser humano a destratar o próximo espalhando o horror, a violência, a morte indiscriminada e o sofrimento de centenas de povos. E com isto milhões de famílias, mulheres, homens e crianças que, de toda a sua inocência, farão parte de um conflito bárbaro e ganancioso com o papel de vítimas.
Com a chegada do Natal, procura-se apelar a algo bom. Ou pelo menos melhor. E é com esta premissa que partimos para a elaboração de um vídeo que representa a união dos povos pelas mãos das crianças e com o Pai Natal como recetor da mensagem.
O vídeo tem como base a declaração de desejos de cinco crianças escolhidas propositadamente para representar determinadas regiões do globo. Ao longo da mensagem, são relatadas a guerra na Ucrânia, os conflitos em França com as divergências sócio-culturais e políticas, o conflito com epicentro na criminalidade no Brasil e a procura por uma vida melhor e a emigração de países da América Latina, designadamente, da Venezuela.
Enquanto passa um plano de cada acontecimento, é demonstrado um rosto de uma criança que, por meio das palavras escritas ou ditas e até desenhos, confessam os seus desejos para este Natal.
Os planos são rápidos e intensos, pois representam o olhar frio e contemplativo de cada uma destas crianças que representam as crianças que sofrem com a guerra e violência. Cada uma das crianças começa a escrever a sua carta ao Pai Natal que é nada mais nada menos do que uma carta de desejos. Frases como: “Querido Pai Natal.”, “Podemos dar-nos todos bem?” ou “Queria paz no mundo.”, são transmitidas como sinal de união entre povos. Além disso, pessoas de mãos dadas desenhadas são reflexo da empatia e solidariedade que devia existir neste mundo.
Depois, o cenário passa para a casa encantada do Pai Natal onde ele recebe todas as cartas e desejos das crianças do mundo inteiro. A ideia não é promover a figura do Pai Natal, mas sim uma figura que acolhe os desejos de todos para tornar este mundo um lugar melhor para se viver.
“JÁ IMAGINASTE SE TODOS OS NOSSOS DESEJOS SE CONCRETIZASSEM? ESTA É A CARTA PARA UM MUNDO MELHOR!”, são as frases que finalizam todo o momento.
Por fim, nada melhor do que comprovares com os teus próprios olhos o video final de Natal da Tribo UP, disponível em todas as nossas redes sociais.
Um feliz Natal a todos!