PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Se gostas de caminhar, o trekking poderá ser uma atividade a considerar na tua rotina de desporto. Conhece-a melhor.
O trekking é uma modalidade de caminhada, que ora pode ser curta ora longa, e que se estende ao longo de trilhos e montanhas. Junta-se, assim, duas coisas numa só: a prática de atividade física com os benefícios de ser ao ar livre, em pleno contacto com a Natureza.
Pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade e independentemente da condição física em que se encontram, seja alguém mais sedentário ou mais ativo.
Todavia, há alguns cuidados a ter, até pelos próprios percursos que se realizam, muitas vezes, acidentados e isolados. Descobre mais sobre esta modalidade.
EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE TREKKING
Lazer ou competição e características como duração, distância, velocidade e regularidade definem os diferentes tipos de trekking.
Trekking de um Dia
É de curta duração e, como tal, entendido mais como uma atividade de lazer. Habitualmente é realizado perto dos centros urbanos.
Trekking de Longa Distância
Também é uma atividade de lazer e tem o objetivo específico de chegar a um destino pré-definido. Como tal, poderão ser necessários alguns dias para percorrer, logo, é, habitualmente, feito em grupo, com recurso a equipamentos e acessórios que auxiliam na tarefa.
Trekking de Regularidade
Este tipo de trekking tem um caráter competitivo, pelo que existe a realização de um percurso específico, com tempo e local definido.
Trekking de Velocidade
Também de caráter competitivo, o trekking de velocidade ou trekking de aventura, tem como objetivo alcançar pontos de controlo definidos pela organização do evento, no menor tempo possível. Poderão ser utilizados recursos que auxiliem na tarefa, como cartas de navegação e bússola.
QUAIS AS VANTAGENS DO TREKKING?
Mesmo que encarado como uma atividade de lazer, o trekking traz grande benefícios aos praticantes. Descobre quais são, pois irás ficar surpreendido.
Aumenta a Resistência
A caminhada vigorosa melhora a condição física. Consequentemente, aumenta também a frequência cardíaca, visto que se trata de uma atividade aeróbica.
Fortalece o Sistema Circulatório
Durante o trekking, o fluxo de sangue aumenta, tornando mais eficiente o processo de transporte de oxigénio para todas as partes do nosso corpo. Estima-se que estes efeitos se prolonguem até 24 horas após a realização da caminhada.
Diminui os Níveis de Stress
Tem algo de mágico e purificante estar em contacto com a natureza, seja em tempos de lazer, seja para praticar desporto, como se corpo e mente se fundissem num só.
Os sons da natureza e o ar puro melhoram o humor e aumentam a sensação de bem-estar. Como tal, os efeitos desta atividade manifestam-se em diferentes níveis da vida dos praticantes. Ajuda a dormir melhor, a sentir menos ansiedade, no fundo, a viver de forma mais positiva e tranquila.
Claro que, para tal, a prática de trekking deve ser regular.
O QUE PRECISAS PARA FAZER TREKKING?
Sendo uma atividade outdoor, que pode ser realizada por caminhos sinuosos, são necessários determinados equipamentos e acessórios para que tudo decorra sem problemas.
Calçado
Não podes usar umas sapatilhas quaisquer para fazer trekking. O ideal é usar botas de caminhada, que oferecem a estabilidade e segurança necessárias para acomodar os pés e, principalmente, os tornozelos, nos diversos tipos de terreno.
Roupa
Além do calçado, também a roupa deve ser adequada para a prática de desporto, mas forte o suficiente para aguentar com as condições que podemos encontrar ao ar livre, como frio, chuva, vento ou até mesmo o oposto, sol, humidade e calor intensos.
Mochila
Uma mochila impermeável e com um tamanho adequado para acomodar tudo o que precisas para o percurso a percorrer é também um elemento fundamental para a prática de trekking.
Cantil
Estar devidamente hidratado é fundamental no trekking, independentemente de ser uma atividade de lazer ou de competição.
Proteção Solar
Especialmente nos dias de sol e calor, é importante proteger a cabeça, para evitar insolações e indisposições. Assim, deves sempre levar um boné ou chapéu. Além disso, coloca sempre, e várias vezes por dia, protetor solar. Afinal, o trekking deve ser uma atividade positiva e que traga motivação.
Bastão de Caminhada
O uso de um bastão de caminhada permite, não só fazer percursos mais longos, como melhorar a tua postura. Assim, evitam-se lesões ou dores musculares desnecessárias, visto que há um trabalho mais equilibrado de todo o corpo.
Acessórios
Alimentos energéticos, lanterna, kit de primeiros socorros, bússola e reserva de pilhas são também elementos fundamentais, principalmente em longos percursos ou em casos de competição.
A prática de trekking é bastante segura, se seguires todas estas indicações e estudares o percurso com antecedência, de modo a não seres apanhado desprevenido e saibas com o que podes contar.