PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
No âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinalou no passado dia 31 de maio, partilhamos contigo algumas dicas para deixares de fumar e, assim, teres uma vida mais saudável. Em Portugal, o tabaco mata 12 mil pessoas por ano, o que perfaz cerca de 32 mortes diárias, de acordo com a Fundação Portuguesa do Pulmão. Números preocupantes que te podem levar a querer mudar o teu estilo de vida. Para ajudar, mostramos-te algumas dicas para deixares de fumar, pois bem sabemos o quão difícil pode ser percorrer este caminho sozinho. E não tens de o fazer sozinho. Se estas dicas não resultarem, ou se já as tiveres experimentado sem sucesso, então, não tenhas vergonha de procurar ajuda e aconselhamento médico para deixar de fumar: é a tua vida, então, começa a cuidar melhor dela.
QUERES DEIXAR DE FUMAR? ISTO É O QUE DEVES FAZER
Para te ajudar a deixar de fumar, reunimos alguns conselhos com base nas recomendações da American Cancer Society e da Direção-Geral da Saúde.
1. Escolher o dia
Escolhe um dia para deixar de fumar e começa a preparar-te para isso nas semanas anteriores. Como o deves fazer? Contando aos teus amigos e familiares, para que consigas reunir o máximo de apoio; analisando bem a tua rotina, para perceberes em que situações fumas mais cigarros, de modo a ter consciência desses momentos e poder, assim, evitá-los.
Quando chegar esse dia, não podem haver desculpas que te façam desviar do teu objetivo. É mesmo para cumprir.
Nesse momento deves, ainda, deitar fora todos os cigarros que ainda te restem, bem como os demais objetos que te façam recordar essa situação.
2. Fazer uma Lista
Deves escrever os motivos pelos quais deves deixar de fumar, incluindo não só as doenças e problemas de saúde derivados do tabaco, mas também os fatores sociais e económicos que possam ser prejudicados por este fator. É importante que tenhas essa lista sempre contigo, para te ajudar a enfrentar os momentos mais complicados.
3. Pedir Ajuda
Atualmente, já existem medicamentos e tratamentos holísticos que podem trazer benefícios para conseguir deixar de fumar. Por que não recorrer a isso mesmo? Consulta um especialista na matéria para o poderes fazer em segurança.
4. Frequentar Grupos de Apoio
Os vícios são um problema sério e não devem ser encarados de forma leviana. Como tal, se falar com outras pessoas que estão a passar pelo mesmo que tu é algo que te poderá ajudar, procura grupos de apoio perto do local onde vives.
5. Identificar os “Triggers”
Os “triggers” são aqueles momentos, fatores ou até pessoas que te fazem querer fumar e, assim, vacilar, na prossecução do teu objetivo de deixar de fumar. Assim, ficará mais fácil perceber o que mexe contigo e o que deves evitar.
6. Ter um Plano B
Deves ter algumas estratégias para resistir aos momentos em que te apetece fumar. E tal pode passar por ter um plano B, de acordo com o que melhor resulte contigo, seja mascar pastilhas elásticas, comer frutos secos ou vegetais crus, respirar profundamente e até adotar técnicas de relaxamento.
7. Guardar o Dinheiro
Todo o dinheiro que gastarias a comprar tabaco, deves colocar de lado e verás quanto conseguirás poupar ao final de um ano, por exemplo. Terás uma boa quantia para realizar a viagem com que tanto tens sonhado, comprar aquele objeto que almejas há tanto tempo – como se fosse um prémio pelo teu esforço.
BOAS RAZÕES PARA DEIXAR DE FUMAR
Quanto mais cedo começares a deixar de fumar, melhor. A tua saúde vai agradecer. Percebe melhor como:
* Ao fim de oito horas sem fumar, os níveis de monóxido de carbono no teu organismo baixam e os níveis de oxigénio no sangue aumentam;
* Decorridas 72 horas sem fumar, a capacidade pulmonar melhora e a respiração torna-se mais leve;
* Ficarás com os sentidos mais apurados, nomeadamente o paladar e o olfato;
* Desaparecerá o cheiro a tabaco no teu hálito e roupa;
* Sentirás uma melhoria ao nível da tua saúde oral;
* Incorres em menos probabilidades de ocorrência de determinados tipos de cancro, de doenças cardiovasculares mortais e doenças respiratórias crónicas e incapacitantes;
* Estás a transmitir um bom exemplo aos teus filhos. As crianças aprendem pelo exemplo, pelo que deves, precisamente, mostrar-lhes mudanças positivas.
Cuidar de ti é ser mais feliz. Ser mais feliz é ser UP.