PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Consegues identificar algum ser vivo que não durma? E nem venhas com aquela conversa recorrente de que a girafa dorme 2 horas por dia e que nem é bem sono, porque se é para entrarmos por aí, a tatu canastra dorme 18h diárias e também não é hibernação. Bom, o que é facto é que qualquer animal precisa de um momento de repouso para “andar bem na vida.”
Nós humanos, como animais (racionais) que somos, precisamos de uma boa dose diária de sono para estarmos no topo das nossas capacidades cognitivas, emocionais e físicas. Provavelmente, já sentiste isto na pele todas aquelas vezes que a tua noite de sono foi perturbada por várias razões. No fundo, quando não dormimos as horas que nos são prescritas, cerca de 7h a 8h, podemos estar a hipotecar os níveis concentração, planeamento, memória e equilíbrio hormonal desse mesmo dia e também a longo prazo.
Dormir é determinante para o bom funcionamento global do organismo, sendo essencial, por exemplo, para os “processos de concentração, memorização e capacidade de aprendizagem”, pode ler-se no site da Associação Portuguesa de Sono. No entanto, há muitos outros benefícios que vão muito além das funções cerebrais. É fundamental adotar hábitos saudáveis de sono para regularizar a produção hormonal, fortalecer o sistema imunitário, manter um sistema cardiovascular saudável, entre outros.
Hoje em dia, temos ao dispor vários mecanismos que nos podem ajudar a controlar a qualidade do sono, tais como algumas APP’s destinadas para este efeito. Mas, se tens maus hábitos de estilo de vida ou sofres de alguma doença que perturbe o sono, então, o melhor é dirigires-te a um médico, pois podes estar na presença de insónias ou até apneia do sono.
Por fim, há algumas estratégias que te podem ajudar a conseguir melhorar este processo. Passamos a enumerar 7 que nos parecem importantes:
1 – Estabelece um horário de sono regular e cumpre-o todos os dias.
2 – Pratica exercício físico frequentemente.
3 – Evita levar o telemóvel para a cama ou, no mínimo, não o utilizes um tempo considerável antes de chegar a hora de dormir.
4 – Não fumes nem ingiras álcool, pelo menos, 2 horas antes de dormir.
5 – O jantar deve ser uma refeição mais ligeira, pois se exagerares vais ter maior dificuldade em adormecer e resultará num sono mais agitado.
6 – O café, como estimulante que é, pode ser um inibidor do sono. Se tens dificuldade em adormecer, evita o café à tarde e à noite. Este ponto é válido também para chás e refrigerantes com cafeína, por exemplo.
7 – Mantém o quarto em boas condições para o repouso: temperatura adequada, pouca luz, sem ruído e bem ventilado.